Pergunta
Responder
 
Professor Notável
JessikaA
Mensagens: 3.217
Membro desde: ‎23-11-2012
Mensagem 1 de 1 (3.051 Exibições)

Entrada de vírus no computador (Windows 8)

[ editada ]

Essa semana resolvi escrever sobre um problema que muitos usuários sofrem até hoje, que é a entrada de vírus no computador. Visando sempre ajudar da melhor maneira busquei informações sobre como se proteger dessas ameaças no Windows 8

 

Solucionar e impedir a entrada de vírus no computador (Windows 8)

Computadores HP e Compaq com Windows 8.

 

ATENÇÃO: Nunca abra anexos ou links de e-mails quando não confiar no remetente. Às vezes, uma pessoa com más intenções envia um e-mail que aparenta ser de uma fonte segura, como a Microsoft. A maior parte das empresas confiáveis não anexa software aos e-mails. Se um e-mail parecer suspeito, pesquise sobre ele na Internet ou entre em contato com a empresa ou o remetente que consta no e-mail.

Este documento não se refere a spyware (programa espião), adware (publicidade não desejada) ou browser hijacking (sequestro de navegador). Os spywares podem fazer o computador ficar lento ao se conectar à Internet, e é possível perceber que ele está com vírus, porém isso não será discutido aqui. Para mais informações sobre spyware, adware ou sequestro de navegador, consulte Spyware, Adware e softwares de sequestro de navegador .

 nstruções para remover e evitar vírus

As instruções desta seção o ajudarão a localizar, eliminar e evitar vírus no computador.

Após a manutenção do computador ou a recuperação do sistema, o software retorna à configuração original, restabelecendo as mesmas condições existentes quando o computador foi comprado. Todas as atualizações de software e drivers, instaladas no computador desde a primeira inicialização, serão perdidas. Nessa condição de fábrica, o computador estará mais suscetível a vírus, pois as atualizações de segurança instaladas anteriormente também terão sido removidas. 

Para proteger totalmente o computador de ataques de vírus, instale e use um firewall . O Microsoft Windows 8 possui um firewall integrado. Muitos computadores HP e Compaq novos também vêm com software de firewall alternativo. Além disso, há vários aplicativos de firewall que podem ser obtidos por meio de pesquisa na Internet.

Etapa 1: Obter as atualizações de segurança do Windows

A instalação das atualizações críticas mais recentes da Microsoft torna o computador mais seguro. Use regularmente o Windows Update para ajudar a prevenir infecções.

Para mais detalhes sobre as vulnerabilidades mais recentes, consulte esta página da Microsoft: Boletins de segurança da Microsoft . 

O Windows envia atualizações de segurança automaticamente conforme necessário. Porém, é possível baixar atualizações de segurança manualmente da seguinte forma:

Pressione as teclas Windows + W.

Digite central de ações no campo Pesquisar.

Clique em Central de Ações na lista de resultados.

 

Tela de pesquisa por Central de Ações

 

Fig 1.jpg

Clique em Windows Update no painel esquerdo.

 

Windows Update

 

Fig 2.jpg

Clique em Verificar se há atualizações no painel esquerdo. O Windows procurará por atualizações de segurança.

 

Verificar se há atualizações

 

Fig 3.jpg

Quando a pesquisa estiver concluída, o Windows fornecerá um resumo das atualizações encontradas.

 

Resumo de atualizações

 

Fig 4.jpg 

Clique em Instalar atualizações para instalar as atualizações de segurança mais recentes.

 

Etapa 2: Verificar se o antivírus está instalado corretamente

Muitos computadores HP e Compaq vêm com uma versão de avaliação já instalada de um software antivírus, mas verifique se ela está configurada e funcionando corretamente.

O computador pode ter vindo com uma assinatura gratuita de 60 dias do Norton Internet Security. A HP recomenda seguir os avisos na tela para renovar sua assinatura. A renovação da assinatura não apenas ajuda a proteger o sistema contra novas ameaças, mas também pode aprimorar o Norton Internet Security com proteção on-line, que é mais rápida, mais receptiva e usa menos memória.

Verificar seu software de segurança clicando no ícone da bandeja do sistema para segurança

É possível determinar rapidamente se o computador tem algum software de segurança instalado movendo-se o ponteiro do mouse ao longo do canto inferior direito da área de trabalho do Windows, sobre os ícones ao lado do relógio. Uma pequena janela de texto será exibida sobre cada ícone. 

 

Verificar seu software de segurança na Central de Ações

Se não conseguir encontrar um ícone na bandeja ou ainda não tiver certeza de que seu computador tenha um software de segurança, faça o seguinte:

Pressione as teclas Windows  + W .

Digite central de ações no campo Pesquisar.

Clique em Central de Ações na lista de resultados.

 

Tela de pesquisa por Central de Ações

 

Fig 6.jpg

Clique na seta na categoria Segurança para expandir a lista de itens de segurança. As informações de segurança são exibidas. 

Informações de segurança

 

Fig 7.jpg

Se o software antivírus estiver instalado, passe para a Etapa 4 . Caso contrário, passe para a próxima etapa para instalar o software de segurança.

Etapa 3: Instalar o software antivírus

Se não houver software antivírus instalado, a HP recomenda a instalação. Novos vírus são criados e espalhados constantemente e, sem um antivírus, os arquivos e pastas do computador ficam desprotegidos.

Muitos computadores HP e Compaq com Windows 8 incluem o Windows Defender. Outros computadores HP e Compaq podem vir com versões de avaliação gratuitas de outros software antivírus. Essas versões de avaliação geralmente são limitadas e podem ser mantidas atualizadas por um período específico. Quando esse período termina, o computador torna-se mais vulnerável a novos vírus e ameaças à segurança. Adquira ou atualize a assinatura para manter as definições de vírus atuais e continuar protegendo o computador.

Por exemplo, o Norton Internet Security, incluído em muitos computadores HP e Compaq, conta com uma assinatura gratuita para o serviço de proteção contra vírus. Durante a assinatura, é possível baixar as listas de informações de vírus mais recentes, chamadas de definições, pelo Live update. Após o fim da assinatura, é possível adquirir uma renovação de assinatura da Symantec para proteger o computador contra as ameaças mais recentes.

Se você tiver um antivírus instalado mas quiser instalar outro, certifique-se de desinstalar o software anterior antes de instalar o novo.

Etapa 4: Atualizar as definições do software antivírus

Como novos vírus são criados e disseminados com frequência, atualize os arquivos de definições do antivírus regularmente. Um arquivo de definição é uma lista de vírus conhecidos usada pelo software para procurar e eliminar os vírus. Faça o seguinte para atualizar as definições de vírus:

  1. Abra o software antivírus.
  2. Clique nos botões ou itens de menu que indicarem atualizar ou live update .
  3. Uma janela de atualização será exibida. Se a janela não for exibida ou se não for possível encontrar o recurso de atualização, acesse o site do fabricante do antivírus para obter mais informações. 

Etapa 5: Verificar se há vírus no computador
Após atualizar os arquivos de definição do antivírus, verifique se há vírus no computador. Como cada antivírus tem sua forma particular de procurar vírus, consulte o site do fabricante do software ou os arquivos de ajuda se precisar de auxílio na verificação. Geralmente, para verificar se há vírus, basta abrir o software antivírus e clicar no botão Scan (verificar). 

Para usar o Windows Defender para procurar software malicioso, faça o seguinte:

Pressione as teclas Windows  + Q.

Digite windows defender no campo Pesquisar.

Clique em Windows Defender na lista de resultados.

 

Tela de pesquisa do Windows Defender

 

Fig 8.jpg 

Clique em Digitalizar agora .

 

Tela de abertura do Windows Defender

 

Fig 9.jpg

Se um vírus for encontrado, pode ser que alguns arquivos do computador já tenham sido danificados ou destruídos por ele. O antivírus talvez consiga reparar os danos. Se o software não conseguir reparar o dano, pode ser necessário recuperar completamente o computador.

Se um vírus tiver sido encontrado e removido, abra a Restauração do sistema e exclua as datas em que ele esteve ativo. Isso impedirá que o computador seja infectado novamente por acidente. 

 

Portugal: http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c03531430&cc=pt&dlc=pt&lc=pt&jumpid=reg_r1002_pt...

Brasil: http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c03531430&cc=ad&dlc=pt&lc=pt&jumpid=reg_r1002_br...

 

:smileywink:

Eu trabalho para a HP. Clique no botão Roxo ao lado para agradecer as boas respostas. E, se ainda solucionou a sua dúvida, marque o tópico como solucionado para ajudar outros usuários.
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação