Pergunta
Responder
 
Reitor
Kaleb_Aurich
Mensagens: 12.889
Membro desde: ‎07-02-2010
Mensagem 1 de 1 (45.422 Exibições)

Identificando o modelo exato do seu notebook HP

[ editada ]

Uma confusão que geralmente ocorre nos tópicos do Fórum HP é em relação ao modelo exato do produto. Algumas vezes usuários desavisados acabam informando apenas um fragmento do modelo que acaba não sendo o suficiente para identificar com exatidão de que produto ele está falando. Isso acontece geralmente com notebooks e impressoras, e numa quantidade bem menor em desktops.

 

Às vezes informam a linha, a série, a categoria, até o modelo, mas esquecem da sigla ou então postam apenas um número que pode ser tanto um modelo como outro completamente diferente. O que busco neste tópico é explicar cada parte de um número/nome que identifica determinado modelo. Vale lembrar que tão importante quanto informar o modelo é também dizer qual versão de sistema operacional utiliza. Vamos lá:

 

Vamos pegar como exemplo o notebook Pavilion DV4-2040br, um modelo comercializado no Brasil e que possui como configuração principal processador Core i3, 4Gb de memória RAM e HD de 500Gb. Seu P/N (product number) é WQ566LA, este é um código de referência que também ajuda a identificar o modelo exato, às vezes até de forma mais precisa que o nome do produto em si. Vale lembrar que em sistema originais basta utilizar o atalho Ctrl + Alt + S para descobrir as informações do seu modelo especificamente.

 

O que significa cada parte?

 

Exemplo: HP Pavilion DV4-2040br < Modelo exato

 

Pavilion – Linha - É a principal linha de notebooks da HP, voltada ao entretenimento multimídia e por isso conta com funcionalidades diferentes das demais. Existem também a linha Mini, G, ProBook, EliteBook, HDX, TouchSmart, Envy, entre outras. Além claro da Presario da co-marca Compaq. Cada uma se diferencia pelo seu público-alvo que varia entre trabalho/estudos, corporativo, artístico e luxo por exemplo.

 

DV4 – Categoria – Esta é uma subcategoria da linha Pavilion, que como característica tem modelos com tela de 14 polegadas. Os modelos DV2 12”, DV3 13”, DV5 possuem 15”, DV6 possuem entre 15,6 e 16” e os modelos DV7 possuem 17”, DV8 consequentemente 18” por exemplo. Existem ainda as categorias G42, G60, dm3, dm4, Mini 110, 210, 300, Envy 13,14, 15, 17 e etc. E no caso dos modelos Compaq também CQ40, CQ50, CQ60.

 

DV4-2000 – Série – Uma série é meio passo para a identificação de um modelo, ele consegue reduzir os números de possibilidades e ao mesmo tempo te deixar distante de descobrir o modelo exato, é praticamente o “meio do caminho”. Em alguns casos já é o suficiente saber que o modelo faz parte da série DV4-2000, assim pode saber se um determinado problema é exclusivo ou já é algo comum em modelos da série por exemplo. Mas quanto mais específico, melhor pode ser a ajuda.

 

2040 – Nº do Modelo – Um número de modelo de notebook é o 2040 que pode ser apenas um produto ou mais de um dependendo da região onde é comercializado. Sozinho ele não ajuda muito, pois pode ser um dv4-2040 ou dv5-2040, por exemplo, logo ele é apenas um importante componente do nome completo do equipamento.

 

br – Região – Por último não tão menos importante é a sigla regional do notebook. Através dela é possível indicar o país ou região de origem do modelo, o que é importante num caso de garantia. É sempre importante informar este pequeno detalhe para não acabar dando espaço a falsos cognatos. Por exemplo, o modelo dv4-2040br é completamente diferente do modelo dv4-2040us. Enquanto o primeiro possui processador Intel o segundo possui processador AMD Athlon...

 

Numa situação real, um usuário inadvertido pode baixar a atualização de BIOS para um produto e tentar instalar no outro, se tiver falta de sorte até consegue executar o utilitário e na hora de gravar a nova BIOS (errada) inutilizar o notebook sem direito a garantia porque instalou a versão errada. Logo sempre informe o modelo completo, com sigla e tudo para que seja mais fácil a indicação de softwares e drivers que possam resolver o problema.

 

Em relação ao Product Number, ele é um código do modelo, uma espécie de número de referência e através dele podemos saber quais os componentes internos do modelo no HP Part Surfer. Este código é composto por 7 caracteres e pode ser acompanhado por um adicional como #AC4 ou #ABA que identifica o país de origem do produto, neste caso #AC4 é o Brasil e #ABA são os Estados Unidos.

 

Localizar o número do produto e o número do modelo

 

Abaixo, você encontra algumas das principais siglas de modelos da HP a região para as quais pertencem. Isso não significa que um produto não possa ser vendido numa região diferente da de origem. A lista é:

 

br - Brasil

us - Estados Unidos

ca - Canadá

la - América Latina

nr - Sem região

ep e pt - Portugal

es - Espanha

ea - Oriente Médio e Mediterrâneo

tx e ax - Ásia e Oceania (AMD e Intel respectivamente)

ee - Europa

cl - Modelo vendido em clubes de mercados atacadistas como Costco ou Sam’s Club

wm - Modelos vendidos no WalMart (EUA)

t - Modelos Intel

z - Modelos AMD

 

Obs: Se você gostou da explicação deste tópico, por favor clique na estrela do botão azul ao lado para oferecer um kudo como agradecimento.

† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação