Pergunta
Responder
 
Professor Regente
gogolucas1
Mensagens: 3.233
Membro desde: ‎31-05-2010
Mensagem 1 de 1 (69.560 Exibições)

Instalar Windows XP com drivers para SATA.

[ editada ]

Caso queira ir direto para o download do Windows XP SP3 com drivers SATA clique no link, caso queira entender mais sobre o assunto, leia o post abaixo. 

 

Em determinados casos, alguns usuários acabam adquirindo um notebook HP e por fatores como gosto e familiaridade, ou até necessidade por questões de compatibilidade, se veem submetidos a mudar de sistema operacional “de volta” para o bom e velho Windows XP. Porém, durante a tentativa de instalação, em algum dado momento se deparam com um erro de tela azul ou mensagem de que nenhum disco rígido foi encontrado, impedindo-os de instalar o sistema operacional adequadamente. Calma, isso não se trata de um bloqueio da HP e é possível sim instalar o sistema.

 

Isso acontece porque o Windows XP não possui suporte nativo à interface SATA, tecnologia presente nos HDs atuais e que não estava disponível na época do lançamento do Windows XP (quando a tecnologia IDE ainda reinava). Com a chegada do Service Pack 2 em 2004, ano em que começava a popularizar a tecnologia SATA, os discos de instalação com o SP2 começaram a vir com suporte e controladores compatíveis.

 

Só que de lá para cá se passaram 6 anos, a tecnologia evoluiu e as gerações de chipset foram mudando. Portanto devemos utilizar os drivers SATA mais atualizados e compatíveis com os modelos atuais, para o sucesso da instalação do Windows XP. Vale lembrar que isso não é necessário no caso do Vista e nem do Windows 7.

 

Como adicionar drivers SATA a uma instalação do Windows

 

Em algumas BIOS de modelos de computadores e notebooks existe a possibilidade de mudar a opção SATA Native Mode para Disable ou em outra versões a opção AHCI de SATA para IDE e contornar o problema. Mas na grande maioria dos modelos HP esta opção não está presente, já que a BIOS da marca é bem enxuta (para não dizer limitada). Portanto para se instalar o Windows XP é necessário que sejam adicionados os drivers da controladora SATA compatíveis com o chipset do modelo em questão.

 

Atualmente existem 3 fabricantes de chipsets que podem ser encontrados em notebooks HP. São elas a AMD, a Intel e também a Nvidia. Cada uma tem o seu próprio driver e sem ele não há como fazer com que o processo de instalação prossiga com sucesso. Para salvar a pátria, existe um programa muito útil chamado nLite que cria mídias personalizadas de instalação do Windows XP, permitindo inclusive adicionar estes drivers SATA num disco de instalação personalizado.

 

nLite - Download

 

Como o assunto é bastante recorrente no Fórum, eu criei e disponibilizei uma imagem ISO já preparada do Windows Service Pack 3 a partir de um disco de instalação original já com os drivers SATA da AMD, Intel e Nvidia adicionados. Assim o trabalho reduz-se apenas a fazer o download e gravar a imagem do disco numa mídia gravável (CD-R) com a ajuda de um programa como o Nero, Alcohol 120% ou CD BurnerXP.

 

Windows XP SP3 com drivers SATA para Intel e Nvidia (versão 1.0)

 

Lembre-se que a opção adequada a ser utilizada é gravar uma imagem no disco. Caso escolha a opção gravar um disco de dados você não conseguirá criar a mídia corretamente, pois ela não será bootável, ou seja, não executará automaticamente durante a inicialização (boot) do notebook.

 

Além disso, aos usuários que preferem poupar tempo e se consideram conhecimento suficiente para criar as suas próprias mídias, este link abaixo possui um pacote executável e autoextraível com os drivers SATA utilizados na criação do disco acima. Lembre-se de que a clicar 2 vezes sobre o pacote, 3 pastas serão criadas, uma referente a cada fabricante, com a ajuda do nLite você precisará adicionar apenas os arquivos referentes à marca do chipset do seu modelo. Na hora de adicionar os drivers SATA selecione a opção "adicionar a partir de uma pasta" e escolha todos os arquivos da lista no modo texto para que o procedimento funcione.

 

 AMD + Intel + Nvidia SATA Drivers

 

Se tudo ocorrer com sucesso e for devidamente realizado, a instalação irá ser feita do modo normal e você poderá desfrutar das funcionalidades do Windows XP em aproximadamente 1h30. Lembre-se que é extremamente recomendável criar as mídias de recuperação do sistema antes de começar qualquer passo, assim você terá um backup das configurações originais de fábrica e poderá restaurá-las quando for necessário.

 

Instruções para criar um disco personalizado com o nLite

 

Em relação aos drivers compatíveis com o Windows XP nem todos poderão estar disponíveis e os sistemas 32 bits reconhecem até no máximo 3,2Gb de memória RAM. Portanto estas questões e quaisquer outras eventualidades devem ser de seu prévio conhecimento. A responsabilidade e opção pela escolha são unicamente do usuário proprietário que deve estar plenamente ciente do que está fazendo. Boa sorte!

 

Obs: Se você gostou da explicação deste tópico, por favor clique na estrela do botão azul ao lado para oferecer um kudo como agradecimento.

Se a resposta lhe foi útil, clique na estrela dentro do quadrado lilás ao lado para oferecer 1 KUDO como agradecimento e caso a resposta tenha solucionado o seu problema clique em ACEITAR COMO SOLUÇÃO no rodapé da resposta.
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação