Publicar nova pergunta
Pergunta
Responder

Estudante Top
Membro desde: ‎23-11-2010
Mensagem 1 de 9 (7.257 Exibições)
Solução aceita

HP Mini 210-1199 DX Com teclado desconfigurado

[ editada ]

Pessoal, depois de formatar meu HP Mini 210-1199 DX, o teclado pirou.

As teclas que dependem do "fn" estão anormais. Por ex, para acionar o wireless, preciso apertar apenas "F11" (sem necessidade de "fn"). Se eu apertar "fn" + "F11", é como se tivesse apertado só "F11" (o wireless não é ativado). Além do mais, o "esc" não funciona.
O driver "Quick Launch Buttons" que instalei foi esse:
Outra coisa estranha é que quando inicio o pc, os botões do mouse só começam a funcionar depois que aperto a tecla "iniciar". Antes de apertá-la, o mouse só se movimenta, mas não clica em nada.
Me ajudem!
EDIT 1: na verdade, para o mouse funcionar posso apertar em qualquer tecla, e não apenas no "iniciar".
EDIT 2: Instalei um driver de outro modelo - http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareDownloadIndex?softwareitem=ob-82248-1&lc=en&dlc=pt&cc=br&... - e o problema mudou. O "Ctrl" passou a funcionar com "fn", mas o "esc" continuou a não funcionar.
EDIT 3: o meu driver de Quick Launch Buttons data de 09/04/10. Alguém poderia indicar um mais recente pra eu instalar aqui?
Agradeço a todos.

Accepted Solution

Re: HP Mini 210-1199 DX Com teclado desconfigurado

Olá, na verdade as teclas nos modelos mais recentes estão invertidas, a função multimídia é acionada direto e a função da tecla (ex: F5) só é acionada quando se aperta a tecla Fn em conjunto. Você pode mudar isso para o modo tradicional nas configurações da BIOS.

Entre no setup da BIOS (F11 durante o boot ou Fn + F11) e vá no menu System Configuration ou Configuração do Sistema e procure pela opção Action Keys Mode ou Modo de Teclas de Ação, se estiver ativado, desative ou vice-versa (não sei a opção exata pois nunca tive um notebook HP modelo recente para verificar). Saia salvando as alterações e veja se elas voltaram a funcionar do modo "normal".

De qualquer maneira caso queira atualizar o HP Quick Launch Buttons, a versão mais recente é esta do link abaixo lançada em Junho de 2010. Além disso convém também atualizar a BIOS para corrigir eventuais problemas. Boa sorte!

BIOS

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareDownloadIndex?softwareitem=ob-85265-1&lc=en&dlc=en&cc=us&os=228&product=4221469&sw_lang=

HP Quick Launch Buttons

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareDownloadIndex?softwareitem=ob-84862-1&lc=pt&dlc=pt&cc=br&os=228

Obs: Se esta resposta lhe foi útil e resolveu ou esclareceu o problema, por favor marque o tópico como solucionado e clique na minha estrela para oferecer um kudo como agradecimento.

Veja os detalhes na solução
Reitor
Membro desde: ‎07-02-2010
Mensagem 2 de 9 (7.210 Exibições)

Olá, na verdade as teclas nos modelos mais recentes estão invertidas, a função multimídia é acionada direto e a função da tecla (ex: F5) só é acionada quando se aperta a tecla Fn em conjunto. Você pode mudar isso para o modo tradicional nas configurações da BIOS.

Entre no setup da BIOS (F11 durante o boot ou Fn + F11) e vá no menu System Configuration ou Configuração do Sistema e procure pela opção Action Keys Mode ou Modo de Teclas de Ação, se estiver ativado, desative ou vice-versa (não sei a opção exata pois nunca tive um notebook HP modelo recente para verificar). Saia salvando as alterações e veja se elas voltaram a funcionar do modo "normal".

De qualquer maneira caso queira atualizar o HP Quick Launch Buttons, a versão mais recente é esta do link abaixo lançada em Junho de 2010. Além disso convém também atualizar a BIOS para corrigir eventuais problemas. Boa sorte!

BIOS

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareDownloadIndex?softwareitem=ob-85265-1&lc=en&dlc=en&cc=us&...

HP Quick Launch Buttons

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareDownloadIndex?softwareitem=ob-84862-1&lc=pt&dlc=pt&cc=br&...

Obs: Se esta resposta lhe foi útil e resolveu ou esclareceu o problema, por favor marque o tópico como solucionado e clique na minha estrela para oferecer um kudo como agradecimento.

Estudante Top
Mensagem 3 de 9 (7.198 Exibições)

[ editada ]

Kaleb, muito obrigado por sua ajuda.

Tentei fazer o que você orientou, mas encontrei problemas.
Para entrar no setup, preciso apertar "esc" ao invés de "F11", mas essa tecla ("esc") não funciona (não sei o motivo, mas é a única que não funciona).
Tem um probleminha adicional: depois de ter regravado a BIOS numa empresa, o notebook passou a apresentar essa msg:
Não sei se esses problemas têm relação, mas se iniciaram ao mesmo tempo.
Será que existe uma outra forma de alterar o Modo de Teclas de Ação?

Reitor
Mensagem 4 de 9 (7.195 Exibições)

Acredito que talvez possa ter alguma relação com a questão das teclas, mas é apenas uma a hipótese que não pode ser descartada. A relação do invalid serial number tem a ver sim com a regravação da BIOS feita na empresa que contratou. Se o problema das teclas começou ao mesmo tempo pode ser que a BIOS tenha sido gravada inadequadamente ou a versão tenha sido trocada (por um de outro HP Mini, porém errada) quando o produto estava lá talvez tenha sofrido esta outra avaria.

Infelizmente este é o único modo de inverter as teclas de ação. Também não podemos descartar que seja um problema físico sem relação. Mas com certeza acredito que deva reparar o teclado numa assistência técnica especializada pois também pode estar com o cabo mal encaixado ou danificado devido à manipulação na primeira. Boa sorte!

Estudante Top
Mensagem 5 de 9 (7.168 Exibições)

Na segunda-feira vou fazer um teste com teclado USB para acessar a BIOS. Ou será que esse erro Invalid Serial Number impede que o setup da BIOS seja acessado?

Assim que fizer o teste, vou postar os resultados aqui.

Obrigado novamente.

Estudante Top
Mensagem 6 de 9 (7.111 Exibições)

Kaleb, muito obrigado, sua dica foi útil!

Usei o teclado USB, acessei o setup da BIOS e solucionei o problema.

Agora, queria um esclarecimento sobre aquela mensagem de erro no início.

Temos como retirá-la? Você comentou que a BIOS possa ter sido gravada inadequadamente ou a versão tenha sido trocada, mas caso isso tenha acontecido, será que o notebook daria boot?

Tirei uma foto da tela inicial do Setup da BIOS:

http://img822.imageshack.us/img822/3934/setupbios.jpg

Muito obrigado, novamente.

Reitor
Mensagem 7 de 9 (7.102 Exibições)

Bom, essa mensagem ocorre quando as informações da placa-mãe não batem, geralmente isso ocorre quando ela é substituída e o técnico esquece ou grava incorretamente as novas informações sobre o número de série dela. Pela última imagem o seu product number está xxx123xx#ABA quando deveria ser WQ588UA#ABA. É como se o código estivesse em branco, não fora gravado, apenas sabemos que é dos EUA por causa do sufixo #ABA.

Logo alguma coisa foi feita de modo inadequado ou deixou de ser feita quando mexeram na BIOS do modelo. A versão F.23 indica que a BIOS está correta, mas parece que esqueceram de gravar os dados do modelo nela, de "tatuar" a informação necessária na placa-mãe. Teria que levar para a autorizada para que pudessem corrigir isso. Boa sorte!

Estudante Top
Mensagem 8 de 9 (7.031 Exibições)

Bom, essa mensagem não me incomoda muito. Creio que não vá causar maiores problemas. Muito obrigado pela ajuda, Kaleb. 

Tópico resolvido.

Estudante
Membro desde: ‎19-04-2017
Mensagem 9 de 9 (83 Exibições)

Bom dia tive o mesmo problema com o ESC que vc teve, consegui acessar o ESC apertando o f12 e em seguida o ESC, ai o menu que abre diz que o F10 que é o da BIOS e o F11 seria para recuperar o sistema.

Fiz a galera falou e funcionou a parte do f4 por exemplo fechar as janelas juntos com o alt, sem ter que apertar o botão fn.

HP Suporte via Twitter
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação