Pergunta
Responder

Estudante Top
saviopts
Membro desde: ‎07-03-2010
Mensagem 1 de 7 (4.059 Exibições)

Hp Pavillion dm3 1035br - superaquecimento

Comprei um notebook da HP (dm3 1035br), e após algumas horas de uso, percebi que o local de apoio das mãos (principalmente à esquerda) ficava muito quente. Procurei em alguns sites que falaram que realmente o notebook tem essa característica/problema, em que a temperatura chega a 40C, mas acho que o meu equipamento está mais quente que isso. Incomoda ficar com a mão apoiada no computador. Outro problema que percebi é que o hdd não para de funcionar nunca (ou pelo menos não diminui a rotação), pois sinto uma rotação durante todo o tempo em que estou usando o computador (mais intensa justamente na parte de apoio da mão à esquerda).

Gostaria de saber se mais alguém está observando a mesma coisa que eu ou se é um problema desta máquina especifica.

Reitor
Kaleb_Aurich
Membro desde: ‎07-02-2010
Mensagem 2 de 7 (4.058 Exibições)

Re: Hp Pavillion dm3 1035br - superaquecimento

[ editada ]

Saviopts, na verdade se fosse 40°c seria frio até, porque tem notebook que trabalha em média a 50, 60 até 70ºc e os que realmente têm problemas alcançam 85ºc até 95ºc facilmente, sendo que quando chegam a 100ºc ele desliga para preservar os componentes internos. Baixe um software como o Everest e monitore a temperatura dele, nos dizendo depois qual foi a medição num uso normal e depois em uso mais pesado. Configure as opções de energia, visando um ajuste melhor para que talvez o problema de aquecimento possa amenizar.

Se achar que mesmo assim está muito quente, sugiro retornar à loja e pedir a troca por outra unidade do mesmo modelo.

Estudante Top
saviopts
Mensagem 3 de 7 (4.036 Exibições)

Olá Kaleb, obrigado pela rápida resposta. Como sugerido, procurei programas que pudessem realizar a medição das temperaturas dos componentes do computador (usei o WHMonitor, por ser grátis e medir o que precisava). As mediçoes realmente ficaram acima dos 40°C, tanto nas medidas do programa quanto em medidas "externas" que usei para avaliar a sensação térmica que o usuário poderia ter ao estar em contato com esta temperatura (peguei termômetros comuns e encostei na parte em que há o maior problema, fotos abaixo).

Programas que estavam sendo rodados no momento da medição

E agora as medidas externas que falei. A variação de temperatura que essas fotos mostram aconteceu em pouco mais de 1 minuto, já que o computador estava supostamente trabalhando em carga total.

Logo quando botei o termômetro.

Aqui o termômetro parou de medir, e deu essa mensagem de erro, pois estava muito quente.

Outra medição, desta vez com termômetro analógico. Note que também ultrapassa o máximo da medida do aparelho.

Concordo que, para um computador, 40°C pode não ser uma temperatura tão alta, mas para uma parte dele que fica em contato direto e constante com a mão do usuário isso é inaceitável. Não acredito que chegaria a criar bolhas nas mãos, mas realmente incomoda bastante no uso do aparelho (visto que ele é PROJETADO para ser usado apoiando justamente neste lugar). Para imaginar a sensação térmica de algo próximo a 40°C, é só lembrar de alguém com febre (provavelmente ele não estaria em 42°C, a não ser que estivesse bem grave).

Procurei em outros sites para ver ser era um problema específico da minha máquina ou algo comum a vários aparelhos. Encontrei um tópico em um fórum só sobre o note em questão, fórum da notebookreview.com, em que diversos usuários relatam os mesmos problemas que eu. Ao que parece, a área que esquenta mais é a área do hdd, e eles falam que os modelos de 7200rpm (do modelo em questão) são notórios por esquentarem bastante. Isso colabora com as vibrações que sinto ao por a mão no local.

Enfim, não vejo minha situação como um problema específico, mas sim como um erro estrutural, de projeto, o que me surpreende muito, visto que esse é um computador lançado mundialmente pela HP (ele tem diversas variações de configuração em diferentes países) e, em alguns reviews mais detalhados, houve comentários sobre esse problema de temperatura dele. É uma pena, pois o conceito do computador é muito bom, e ele tem uma boa qualidade de construção e uma configuração razoável para o segmento.

Entretanto, se alguém tiver algo para rebater e me convencer de que é um problema desta unidade, estarei feliz em ouvir.

Reitor
Kaleb_Aurich
Mensagem 4 de 7 (4.021 Exibições)

Olá Sávio, pelos testes e temperaturas aferidas acredito que esteja dentro do normal a temperatura medida por você. Se você visse o pico que chega os notebooks da série DV5 que muitos usuários estão indignados relatam aqui no Fórum, concordaria que está até frio. Se pesquisar no Google por temperaturas média de um notebook verá o pessoal falando entre 50ºc e 70ºc. Acredito que o seu notebook por ser fino infelizmente transfira mais calor para a superfície.

Mas repito, acho que nem em computador de mesa mantém uma temperatura de 40ºc tão facilmente, alguns mais usados começam dos 50ºc. Só que no seu caso é um notebook, o que tende a esquentar mais pois o espaço é reduzido, e mesmo assim ainda assim mantém este patamar, só que como ele é reduzido acaba o calor sendo transferido para a superfície.

Tive um colega que ajudei por horas ontem e ele não relatou nenhum problema ou incômodo com a temperatura do HD, veja o tópico DM3-1035br no Windows XP. Realmente o HD fica próximo ao touchpad e a rotação em média é 5400 rpm, mas pelo visto colocaram um disco rígido mais rápido neste modelo. Porém sugiro que para tentar amenizar isto, você use o notebook com uma certa folga superfície, deixando ele um pouco "levantado" e apoiado em alguma coisa.

Se quiser comprar uma base para notebook com cooler e talvez diminua alguns bons graus nesta temperatura que está lhe incomodando. Em último caso seria aplicar uma pasta térmica como a Artic Silver 5, mas acho que isso não vai chegar a ser necessário.

Obs: Se esta ajuda lhe foi útil ou resolveu o problema, por favor marque o tópico como solucionado e clique na minha estrela para oferecer um kudo como agradecimento.

Estudante Top
saviopts
Mensagem 5 de 7 (2.494 Exibições)

[ editada ]

Kaleb, citando uma frase sua:

"Se você visse o pico que chega os notebooks da série DV5 que muitos usuários estão indignados relatam aqui no Fórum, concordaria que está até frio"

Acho que um erro maior não invalida outro erro. Porque, se fosse pra seguir esta lógica, era só roubar 1.000 reais que estaria justificado, já que tem gente que rouba 1.000.000. Mantenho minha opinião de que a temperatura apresentada pelo computador é desconfortavel ao ponto de desaconcelhá-lo como opção de compra (ou como os americanos chamam, um deal breaker), seja a temperatura habitual do computador ou não. Nada contra a sua pessoa, somente discordo da sua lógica.

Atenciosamente,

Savio

Reitor
Kaleb_Aurich
Mensagem 6 de 7 (2.482 Exibições)

E você demora 7 meses para vir falar isso? Amigo, tem gente com o seu modelo que enfrenta 84ºc e isso sim é início de superaquecimento. O processador suporta funciona até 100ºc aproximadamente que é quando ele atinge o pico e desliga. Casos de superaquecimento são caracterizados quando a temperatura em uso normal de um notebook está na casa dos 80ºc ou 85ºc para cima. Não é lógica ou achismo meu, são números indiciados através de empirismo, contra fatos não há argumentos.

Com 40ºc até um desktop é considerado totalmente normal, o mais próximo do quente nas suas medições é o chipset a 60ºc que mesmo assim é dentro do esperado. Como o seu modelo é menor talvez transmita o calor interno mais facilmente para a superfície, gerando desconforto, mas não queira fazer disso analogia de erro ou filosofia de vida com roubo, porque o assunto não é esse. O corpo humano não é parâmetro para medição de temperatura, para o nosso organismo 37ºc é a temperatura normal e a partir dos 39~40ºc os números já são quentes, portanto a sensação térmica num uso prolongado certamente ficará desconfortável.

Claro que você pode encontrar facilmente outros modelos maiores, até da HP que talvez não repassem tanto o calor para a região de uso, normal, mas daí tirar a conclusão de que existe erro a 42ºc? Você já atualizou a BIOS para a versão mais recente disponível na página do seu modelo que melhora o gerenciamento térmico? O link é este abaixo:

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareDownloadIndex?softwareitem=ob-83506-1&lc=pt&dlc=pt&cc=br&...

Outras dicas para diminuir o calor são indicadas nestes documentos oficiais da HP abaixo.

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c01710030&lc=pt&dlc=pt&cc=br

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c01052466&lc=pt&dlc=pt&cc=br

Obs: Se esta resposta lhe foi útil e resolveu ou esclareceu o problema, por favor marque o tópico como solucionado e clique na minha estrela para oferecer um kudo como agradecimento.

Estudante Top
saviopts
Mensagem 7 de 7 (2.477 Exibições)

Amigo, só voltei a este tópico porque outro usuário me mandou uma mensagem a respeito deste tópico, o que me fez revisitá-lo. Não fiquei 7 meses maquinando uma resposta espertinha. E mantenho minha opinião, existe um erro de projeto (ou, melhor dizendo, um projeto ruim) se ele causa desconforto ao usuário na hora de usar. É minha opinião, não é uma denúncia ou algo semelhante, e também não vai mudar porque um notebook atinge temperaturas mais altas ou não. A frase sobre o roubo foi somente para ilustrar porque não concordo com sua explicação, nada mais. Não quero criar atrito, então se quiserem fechar log o tópico é melhor. Até.
Enviada por SonyEricsson X10a
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação