Pergunta
Responder
 
Reitor
Kaleb_Aurich
Mensagens: 12.889
Membro desde: ‎07-02-2010
Mensagem 1 de 2 (3.028 Exibições)

7 dicas para ser um bom usuário

Ao longo do tempo descobri que para se participar de um fórum antes de qualquer coisa deve-se possui um espírito comunitário, porém isto apenas não basta. Além da participação, deve haver também contribuição de todas as partes, seja de quem gerencia, quem responde e até mesmo quem busca informações.

 

Como diria o escritor Henry James, "há três coisas importantes na vida humana: a Primeira é ser gentil, a segunda é ser gentil e a terceira é ser gentil”. Então a primeira coisa antes de criar um tópico é tentar deixar toda a insatisfação com a situação ou descontentamento com a fabricante em segundo plano e focar somente no objetivo que é encontrar uma solução.

 

Lembre-se que o Fórum HP é movimentado e alimentado por usuários e consumidores de produtos da marca. Logo a pessoa que lhe ajuda no fundo é um mero cliente assim como você e não é justo dispensar toda a sua raiva e falta de educação em cima de alguém que tenta lhe ajudar voluntariamente a resolver a questão, e que não tem nenhuma responsabilidade sobre o que está ocorrendo.

 

Mais uma vez lembro que o fórum é voluntário, portanto não exija respostas e nem soluções, pois nem sempre é possível resolver os problemas e ninguém sabe exatamente sobre tudo. Seja cordial e educado nas suas mensagens, isso atrai pessoas que podem ter a solução do problema. Se escrever de modo alterado, gritando ou com raiva você acaba assustando e espantando alguém que poderia lhe ajudar a resolver a questão.

 

Se você procurou o fórum saiba que desde o primeiro momento já solicitou ajuda, então não critique respostas que na sua opinião não são consideradas boas o suficiente, seja respeitoso e escolha por seguir ou não elas, sem desmerecer a ajuda do colega solícito. Este espaço é para ajuda mútua, e não para desafiar ou medir conhecimentos em informática. Se você tem uma opinião diferente, poste a sua resposta sem ofender ou criticar a outra pessoa que tentou auxiliar antes, lembre-se que toda a ajuda é bem-vinda, não importa o tamanho.

 

Principalmente contribua, mas de modo relevante. Por mais que imagine que você não saiba, se tem algum detalhe interessante então escreva e compartilhe com os colegas. Todo mundo, por menos entendido que seja, pode ter uma dica valiosa ou novo aprendizado até para os usuários mais habilidosos. E para finalizar, siga as regras do fórum, assim mantemos este espaço organizado e agradável para se conviver. Seja bem-vindo!

 

Abaixo listo 7 pequenas dicas que podem ser muito úteis e fazer a diferença:

Reitor
Kaleb_Aurich
Mensagens: 12.889
Membro desde: ‎07-02-2010
Mensagem 2 de 2 (3.027 Exibições)

Re: 7 dicas para ser um bom usuário

Pesquise se o assunto já foi debatido


O Fórum HP tem uma ótima ferramenta de pesquisa que mostra em tempo real os resultados de tópicos. Pesquise palavras chave e não frases inteiras, assim as chances de resultado aumentam. Se um tópico já foi resolvido, tente seguir a dica da solução e caso não resolva para você, então crie um novo tópico. Também não faça perguntas ou peça ajuda por mensagem privada, isso é querer tirar vantagem, é tão deselegante quanto “furar fila”. Se os outros usuários criaram e esperaram por resposta nos tópicos, e através delas ajudaram outros tantos colegas, porque você quer atendimento especial?

 

Diga o modelo exato do produto


Informe que possui um notebook Pavilion dv5-2070br ou então tem uma impressora Photosmart C4780. Dizer que possui um problema no seu notebook DV4 ou então não consegue imprimir na sua impressora Deskjet não ajuda a identificar o produto e atrasa uma possível resposta objetiva que iria solucionar o problema, pois é necessário que o moderador intervenha para pedir mais detalhes, o que causa uma demora maior até que se possa compreender a questão. Caso não saiba o seu modelo exatamente, este link o ajuda a identificar pelo P/N.

 

Diga o sistema operacional


Não adianta você dizer que tem um problema na impressora que não consegue digitalizar ou o seu notebook não emite som se você não disser exatamente qual o sistema operacional que utiliza. Mesmo que o problema seja físico e não tenha muito a ver com isso, é importante dizer a versão do Windows, Linux ou do Mac, pois pode haver atualizações de firmware ou BIOS que incidem diretamente no hardware, mas que podem estar disponíveis apenas para algumas versões do sistema operacional. Alguns procedimentos e drivers acertados podem ser indicados ao se saber qual sistema operacional é utilizado, portanto é sempre importante citar esta informação.

 

Explique detalhadamente o erro


Acreditem, não é segredo: todos que procuram o Fórum (ou pelo menos a grande maioria) têm um problema. Especifique o máximo possível sobre o que está acontecendo. Se sua impressora não imprime, diga por que, como e quando aconteceu. Se o seu notebook não liga informe a partir de quando isso começou e que possíveis sintomas indicadores estavam ocorrendo antes disso. Se determinado componente ou produto não instala por causa de erro, informe se possível o código ou mensagem de erro e em que etapa isso acontece. Lembre-se, cada pequeno detalhe informado é um passo adiante em busca da solução. Crie um tópico com título esclarecedor, seja específico e eficiente nas palavras, perguntas diretas e claras geram respostas práticas e objetivas. Se você intitular Ajuda, Socorro, Deus me Ajude, não irá colaborar em nada...

 

Leia atentamente as respostas


Leia cada palavra da resposta que foi postada. Às vezes um usuário indica dois ou mais procedimentos para tentar solucionar a questão, e a pessoa acaba só lendo o primeiro, quando o segundo ou o terceiro poderiam resolver o problema. Experimente todas as sugestões feitas, por mais inusitadas que sejam elas podem sim ajudar, informática tem dessas coisas.  Se entrar num tópico já aberto por outra pessoa, leia com atenção todas as respostas anteriores, talvez você poste sua pergunta sendo que a resposta para ela está na mensagem logo acima, e por falta de atenção você acaba fazendo papel de “bobo”.

 

Marque kudos


Boas respostas merecem recompensa. Logo se a dica ou recomendação foi útil ou esclareceu o problema, clique na estrela da pessoa que lhe respondeu para marcar um kudo em agradecimento. Às vezes a mensagem não soluciona a questão, mas ao menos traz uma informação valiosa e que merece ser premiada. Logo kudos são livres, e podem ser dados quando você achar que vale a pena aquilo que foi dito. Geralmente você fica muito agradecido com a resposta e atenção, para expressar isso melhor ainda, marque um kudo para a pessoa a quem ficou grata. É uma retribuição muito boa e não custa nada. ; )

 

Finalize os tópicos com solução aceita


Por incrível que pareça é muito fácil se cadastrar no Fórum HP e criar um tópico, acredite. Mas parece muito difícil retornar e finalizar a questão. Sempre que criar um tópico e ele for atendido e resolvido, retorne e confirme a mensagem que solucionou clicando em Aceitar como Solução. Lembrando que a solução é aquela mensagem que de fato esclareceu a dúvida ou solucionou a situação.

 

Logo a mensagem que deve ficar verde é esta resposta chave, e não a última palavra dada pela pessoa. Se você criar um tópico e perguntar qual tipo de cartucho é compatível com a impressora C4780 e alguém responder nº 60; e depois você fazer uma outra pergunta dentro do mesmo tópico sobre o preço de tabela e a pessoa responder X reais. A solução aceita não é o preço e sim qual cartucho a C4780 utiliza, pois o objetivo principal do tópico era descobrir o suprimento adequado para ela, a questão do preço foi apenas um desdobramento odo assunto. Se alguém lhe indicou 9 drivers corretos e faltou um, a solução não é o último driver que ela postou depois e sim a lista da maioria que configurou praticamente tudo que era necessário.

 

Outro ponto a se levar em consideração é que um tópico pode ser marcado como solução aceita mesmo que o problema não tenha sido resolvido. Existem determinados assuntos em que é impossível resolver no fórum ou que então a resposta não agrada o usuário. Vale lembrar que a solução aceita serve para soluções e esclarecimentos. Então se você tem um problema e a resposta é que deve acionar a garantia ou procurar uma assistência técnica, esta é a solução.

 

O mesmo vale para algo desejado que seja sabido que é impossível. Se você tem uma impressora importada e ela não funciona com cartuchos nacionais, e alguém explica que isso acontece porque são incompatíveis devido à diferença de zonas, isso é a solução, por mais que o cartucho não vá funcionar na sua impressora a resposta do colega esclareceu a questão e de certo modo resolveu o problema. Solução nem sempre é fazer o produto funcionar, mas também esclarecer a causa, indicando o caminho ou procedimento para se resolver o problema.

 

Bom, é isso, espero que com estas pequenas e valiosas dicas você possa ter uma experiência melhor com o Fórum e basear suas expectativas em fatores reais. Afinal nada é perfeito, mas quando entendemos o funcionamento de algo podemos esperar o melhor dentro do possível. Tenha uma boa participação!

 

Obs: Se você gostou da explicação deste tópico referencial, por favor clique na minha estrela do botão azul ao lado para oferecer um kudo como agradecimento.

† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação