Pergunta
Responder

Estudante Top
gutosantos
Membro desde: ‎15-01-2013
Mensagem 1 de 14 (3.643 Exibições)

Deskjet 3516 não acessa Wi-fi com WPA2-PSK

Prezados,

Adquiri recentemente uma impressora HP Deskjet 3516 e estou tendo problemas de acesso a rede sem fio.

Logo que instalei o software da multifuncional, consegui realizar a configuração total (wi-fi, cabo e etc). A impressora conectou normalmente no meu router com criptografia WPA2-PSK. Mas, tive que refazer a instalação achando que tinha feito uma coisa errada. No painel de controle LCD na impressora voltei com as configurações padrão de fábrica e resetei a mesma. Daí, tornei a refazer toda a instalação e dessa vez não consegui conectar a impressora a meu router TP-Link com cripto WPA2-PSK, mas fazendo um teste com o router sem cripto, a impressora se autenticou numca boa.

Aí está meu problema,  a criptografia!!!  Pois, voltando com a senha, a impressora reconhece a senha da wi-fi mas não consegue se autenticar. Ela reconhe o SSID da rede, a senha, mas não a cripto como WPA2 e sim WPA . 

Li aqui no forum algumas pessoas mudando para criptografia WEP de 64bits. Não farei isso pois e suicidio!!!!

Fiz alguma besteira resetando a impressora ou voltando com a config. padrão?

Tenho que atualizar algum firmware??

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareCategory?os=4063&lc=pt&cc=br&dlc=pt&sw_lang=&product=5241...

Alguma dica pessoal?

Sistema operacional:

Windows 7 x64 e x86 (nos dois não funciona). O problema é a criptografia.

Muito obrigado

Aprendiz
linogoias
Membro desde: ‎21-01-2012
Mensagem 2 de 14 (3.635 Exibições)

Re: Deskjet 3516 não acessa Wi-fi com WPA2-PSK

Bom dia, já formatei o computador e resetei a impressoras várias vezes. Fiz um upgrad de routeador ( Netgear 54 Mbps para um Intelbras WRN 240n 150 Mbps)  e sempre obtive sucesso. Então você não fez nada de errado. Enquanto a criptografia, nunca coloque a WEP, como você mesmo  mencionou.

Em relação ao seu problema, que você surgere que seja a criptografia, tenho séria dúvidas se é realmente o problema. Mas não conheço o modelo de roteador, então não posso opinar.

Como você pode se conectar com a impressora, configure a impressoara exatamente como está configurado o seu roteador para obter sucesso.( ID, criptografia e outros).

O meu roteador está configurado com criptografia (automático) e autentificação ( WPA/WPA2) e na impressora extamente como na imagem abaixo.

Boa sorte !!

Captura de tela de 2013-01-16 09:54:41.png

Aprendiz
linogoias
Mensagem 3 de 14 (3.631 Exibições)

Infelizmente a imagem não apareceu . Mas em resumo a impressora esta  configurada com criptografia (automático) e autentificação (WPA2), com ID e senha( Exatamente como do roteador).

Boa sorte!!

Estudante Top
gutosantos
Mensagem 4 de 14 (3.628 Exibições)

Olá amigo, obrigado pela ajuda.

Então meu router é um TP-LINK TL-WR7-40N. Minha autenticação é WPA2-PSK e como você repetiu, ela consegue visualizar todas as configurações para autenticação. Entretanto, chega na hora de se autenticar, a impressora falha. 

O que você me sujere? Atualizar o firmware do router como você fez? 

obrigado

Aprendiz
linogoias
Mensagem 5 de 14 (3.625 Exibições)

Olá, atualizar firmware talvez funcione, faz um ano que tenho a impressora é nunca atualizei o firmware da mesma.

Dica 1: Ao tentar 1, 2 e 3 vezes a conexão com a impressora com roteador sem obter sucesso. Então remova o software de instalação da impressora hp no windows ( Painel de controle - remover programas). Removido,  instale novamente o software de instalação da impressora hp (CD)  no windows.  E durante a instação, faça as devidas "configurações" ( ID, senhas e criptografia ) exatamente igual a  do seu roteador e verifique a conexão.

Dica 2: Se ao atualizar o firmware da impressora ou reinstalar o software de instalação da impressora hp ,caso  você  não obtenha êxito  na conexão, então formate o seu computador e reset o seu roteador ( Alguma configuração entre computador - roteador - impressora, esteja "atrapalhando" a conexão), e novamente instale e configure o software de instalação da impressora hp no windows . Lembre -se está opção é mais trabalhosa e "dolorosa" e não esqueça de fazer backup de seus dados pessoais ( Notebook e do roteador). E novamente verifique a conexão.

Ambos os procedimentos ( Dica 1 ou 2 ) já realizei e obtive sucesso.

Boa sorte !!!

Estudante Top
gutosantos
Mensagem 6 de 14 (3.617 Exibições)

Po, tentei sua dica 1 e infelizmente não deu certo!!! Para tentar a dica 2 vou precisar de mais tempo.

Tanto no meu note qunto no desktop ta dando esse xabú, to bolado com isso.

Vi que você utiliza ubuntu, qual driver para ela você ta usando. To tentando no windows 7, sem sucesso!!!

abs

Aprendiz
linogoias
Mensagem 7 de 14 (3.614 Exibições)

Então alguma configuranção entre o computador - roteador - impressora, está atrabalhando.

Infelizmente é a dica 2, formatar o notebook(eliminar alguma configuração residual do software de instalação da hp), reset a impressora, e roteador. Começar a configuração do zero....... ( Doloroso e trabalhoso !!!!). Também fiz esse procedimento, foi  a única alternativa, para conectar a impressora.

Em relação "Ubuntu", não uso "drive". Uma vez configurado no roteador o  reconhecimento é automatico .

Já instalei a impressora via (CD) no windows 7 e 8, no notebook e desktop. Notebook ( dual boot - "Ubuntu 12.10 e windows 8") e desktop é apenas "Ubuntu 12.10"

Boa sorte!!

Estudante Top
gutosantos
Mensagem 8 de 14 (3.608 Exibições)

Po tentei fazer a instalação no meu ubuntu 12.04 com o tutorial abaixo e também não consegui cara, que bizarro!!

http://dadomingues.blogspot.com.br/2012/10/instalacao-hp-deskjet-wireless.html

Só reconheceu a impressora na USB porque eu usei o CUPS.

Já to me conformando em seguir sua dica 2 quando tiver tempo. :/ 

Nu tem jeito!!!

Aprendiz
linogoias
Mensagem 9 de 14 (3.603 Exibições)

Olá, conheço essa técnica.  Utilizei apenas uma única vez, quando comprei a impressora, mas achei meio chato executar os vários comandos e com "tempo"  percebi que era desnecessário em relação ao "Ubuntu.

Como você utiliza o ubuntu, há truque para conectar a impressora pelo wi-fi. So que a impressora deve estar conectada e configurada pelo roteador, quando você faz a instalação via Cd pelo windows.....

Então, conecte a impressora pelo cabo usb e a mesma será reconhecida pelo desktop ou notebook(Ubuntu).Beleza, ai você vai "configurações de impressora - Propriedades - Configurações - URI do dispositivo  " e faça a troca ou a mudança  no final da linha de comando, com o "ip" que é mostrado pelo visor da impressora, ( EX: hp:/net/Deskjet_3050_J610_series?ip = 10.0.0.101). Faça uma impressão de teste.......

Pronto a impressora estará conectada pelo "Ubuntu" pelo wi-fi. Toda vez que há uma troca de versão do "Ubuntu", faço desta maneira, só modificado e colocando o "ip", que aparece no visor da impressora.Lembrando só vai funcionar se impressora estiver conectada e configurada conforme o roteador, com instalação padrão ( CD - Windows 7 ou 8).

Caso neste momento,  apareça  algum "ip" no visor da impressora tente esse "truque" no ubuntu e veja o resultado.

Talvez funcione.......

Boa sorte.

Estudante Top
gutosantos
Mensagem 10 de 14 (3.599 Exibições)

Pooww esquisitão fazer o ubuntu depender do Windows !!!

Mas depois que eu tiver tempo de fazer essas modificações propostas pela sua dica 2 vou postar aqui.

No mais, obrigado pela ajuda aí.

abs

† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação