cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
Estudante com Louvor
Estudante com Louvor
3 2 0 0
Mensagem 1 de 6
2.053 Exibições
Reportar Mensagem

Solucionado!

Re: Servidor HP ProLiant Dl380e Gen8 Server

Ola,

Boa Noite

 

Tenho um HP Proliant DL360 Gen8, com 4 hds de 2TB cada.

Montei RAID 6.

Na instalação do Windowns server crio uma partição de 100gb para OS, porem dentro do windows não consigo vizualizar os discos. 

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Mestrando
Mestrando
324 250 41 104
Mensagem 4 de 6
Reportar Mensagem

Solucionado!

Re: Servidor HP ProLiant Dl380e Gen8 Server

Clarissimo, eu queria ver essa tela justamente para tira minha duvida o que acontece é o seguinte:

 

Todo hardware baseado em BIOS que o caso desse DL380e Gen8 que utiliza de BIOS o Windows que utiliza o modo MBR para boot se limita a volume de no máxímo 2 TB, independente do tamanho dos discos

 

Ja em equipamento usam UEFI isso não ocorre, nosso (HP) os servers da Gen9 são baseados em UEFI todos as demais gerações de servidores Proliant G1 até Gen8 com exceção do DL580 Gen8 são baseados em BIOS, OK.

 

Então para resolver o seu problema para você utlizar todo o espaço do HD você deverá fazer o seguinte:

 

  • Entrar no HP SSA e criar o raid normalmente, porém quando for criar o volume lógico você deve diminuir o tamanho na opção Logical Drive Size e por exemplo selecione o tamanhp de 100 GB para instalar o windows.
  • Depois você cria um segundo volume lógico com o restante do espaço,

 

  • Instalar normalmente o windows, depois de instalado você vai no gerenciador de discos e quando vc for inicializar a segunda partição inicialize ela no formato GPT ai você conseguirá utilizar normalmente

 

O segredo é na hora de criar um volume lógico para o S.O e o outro volume para o resto do HD

 

No cenário atual você não consegue converter a partição porque o windows não consegue dar boot em partições do tipo GPT/Dynamic.

 

Agora não consigo printar as telas, mas assim que conseguir printo passo a passo, mas tente fazer os passos que comentei acima.

 

 

Espero ter ajudado

 

 


Se esta resposta foi útil e resolveu ou esclareceu seu problema, por favor, marque o tópico como solucionado e clique no joia para oferecer um KUDO como agradecimento.

Exibir solução no post original

Essa resposta foi útil? Sim Não
5 RESPOSTAS 5
Mestrando
Mestrando
324 250 41 104
Mensagem 2 de 6
Reportar Mensagem

Solucionado!

Re: Servidor HP ProLiant Dl380e Gen8 Server

Ola amigo

 

Se esta configurado em raid o windows vai enxergar apenas o volume lógico, no caso um disco apenas.

 

Como são 4 HDs de 2 TB num raid 6 você deve ter ficado com uma partição de aproximadamente uns 5.xxx TB.
 

Confirme se no gerenciador de disco aparece todos os seus volumes/espaço para ser formatado/inicializado?

 

Fico aguardando para terminar confirmação e te passar os próximos passos,


Se esta resposta foi útil e resolveu ou esclareceu seu problema, por favor, marque o tópico como solucionado e clique no joia para oferecer um KUDO como agradecimento.
Essa resposta foi útil? Sim Não
Estudante com Louvor
Autor
Estudante com Louvor
3 2 0 0
Mensagem 3 de 6
Reportar Mensagem

Solucionado!

Re: Servidor HP ProLiant Dl380e Gen8 Server

Ola

Boa Tarde

 

O volume logico criado é de 3,7 TB, com o raid6 eu perco um pouco mais que a metado dos discos somados.

Consigo iniciar apenas o volume de 2TB o outro volume de 1,7 fica como "não alocado". e ao tentar criar a unidade a opção de "novo volume" esta desabilitada. (foto).Volume

Não sei se fui claro com relação ao meu problema, de qualquer forma agradeço a ajuda.

Abraços.

 

Essa resposta foi útil? Sim Não
Mestrando
Mestrando
324 250 41 104
Mensagem 4 de 6
Reportar Mensagem

Solucionado!

Re: Servidor HP ProLiant Dl380e Gen8 Server

Clarissimo, eu queria ver essa tela justamente para tira minha duvida o que acontece é o seguinte:

 

Todo hardware baseado em BIOS que o caso desse DL380e Gen8 que utiliza de BIOS o Windows que utiliza o modo MBR para boot se limita a volume de no máxímo 2 TB, independente do tamanho dos discos

 

Ja em equipamento usam UEFI isso não ocorre, nosso (HP) os servers da Gen9 são baseados em UEFI todos as demais gerações de servidores Proliant G1 até Gen8 com exceção do DL580 Gen8 são baseados em BIOS, OK.

 

Então para resolver o seu problema para você utlizar todo o espaço do HD você deverá fazer o seguinte:

 

  • Entrar no HP SSA e criar o raid normalmente, porém quando for criar o volume lógico você deve diminuir o tamanho na opção Logical Drive Size e por exemplo selecione o tamanhp de 100 GB para instalar o windows.
  • Depois você cria um segundo volume lógico com o restante do espaço,

 

  • Instalar normalmente o windows, depois de instalado você vai no gerenciador de discos e quando vc for inicializar a segunda partição inicialize ela no formato GPT ai você conseguirá utilizar normalmente

 

O segredo é na hora de criar um volume lógico para o S.O e o outro volume para o resto do HD

 

No cenário atual você não consegue converter a partição porque o windows não consegue dar boot em partições do tipo GPT/Dynamic.

 

Agora não consigo printar as telas, mas assim que conseguir printo passo a passo, mas tente fazer os passos que comentei acima.

 

 

Espero ter ajudado

 

 


Se esta resposta foi útil e resolveu ou esclareceu seu problema, por favor, marque o tópico como solucionado e clique no joia para oferecer um KUDO como agradecimento.
Essa resposta foi útil? Sim Não
Estudante com Louvor
Autor
Estudante com Louvor
3 2 0 0
Mensagem 5 de 6
Reportar Mensagem

Solucionado!

Re: Servidor HP ProLiant Dl380e Gen8 Server

Meu amigo,

Muito obrigado pelas dicas, elas foram valiosas, estava a 1 semana tentando solucionar este problema.

 

Consegui crirar as duas partições segue resultado.

 

Abraço

 

1.jpg2.jpg3.jpg

Essa resposta foi útil? Sim Não
Mestrando
Mestrando
324 250 41 104
Mensagem 6 de 6
Reportar Mensagem

Solucionado!

Re: Servidor HP ProLiant Dl380e Gen8 Server

q bom, sempre que precisar mande um post que tentamos ajudar de alguma maneira.

 

flw.


Se esta resposta foi útil e resolveu ou esclareceu seu problema, por favor, marque o tópico como solucionado e clique no joia para oferecer um KUDO como agradecimento.
Essa resposta foi útil? Sim Não
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação