cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
Comunicados

Temos um novo conteúdo para notebooks, clique aqui para conferir!

Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
Tutor
Tutor
11 9 1 1
Mensagem 1 de 15
3.030 Exibições
Reportar Mensagem

Solucionado!

Atualização da BIOS F.43 causando problemas de estabilidade (caráter de urgência).

v066br
Microsoft Windows 10 (64-bit)

Olá, possuo um Notebook v066br há pouco mais de um ano e nunca tive problemas até agora...

 

Para deixar bem claro:

-Possuo certa experiência em computação (considero mediana>avançada).

-O notebook nunca foi exposto a situações "extremas".

-O notebook nunca apresentou os problemas/caracteristicas abaixo até essa versão da BIOS ser instalada.

-Esta não é a primeira vez que atualizo a BIOS deste notebook, todas as vezes foram concluidas com sucesso até mesmo a versão em questão.

-Uso o Windows 10.

 

Problemas:

1- Depois de atualizar a bios (de F.42 para F.43) percebi o ponteiro do mouse travar quando carregava algum arquivo/sessão do windows pouco acessada.

 

Exemplo: Geralmente não mexo no driver de video da intel, quando fui ver as configurações do mesmo, o mouse travou ao carregar pela primeira vez, ja na segunda vez que acessei o driver, o ponteiro do mouse não travou).

 

OBS: SOMENTE o ponteiro do mouse fica a travar nesta situação. Ou seja, durante os 3-4 segundos de travamento do ponteiro, posso interagir com o windows usando o teclado e a interface do SO não apresenta travamentos.

 

 

2- Alguns videos do youtube apresentam artefatos, que somem por si mesmos.

Duas ocasiões tive que fechar e abrir o navegador para que o video fosse reproduzido com normalidade (porque a área do video tinha ficado preta, a interface do player não apresentava problemas e o som do video era reproduzido mesmo sem a imagem.)

Aconteceu uma vez de a página inteira do youtube apresentar artefatos, como se a placa de video estivesse apresentando sinais de falência.

Mais uma vez:  nunca havia ocorrido antes da atualização.

 

3- O último e principal motivo de eu vir aqui pedir ajuda com úrgência:

Não é possivel fazer rollback da bios.

Por algum motivo inexplicável, depois que a utilidade de atualização é extraída pelo instalador, na hora em que normalmente a utilidade de atualização deveria ser aberta, o Windows simplesmente CONGELA. Isso mesmo! Qualquer versão da BIOS que tento instalar, até mesmo as mais antigas, fazem o computador travar me obrigando a desligá-lo forçadamente.

Já tentei instalar também utilizando a interface da própria BIOS UEFI  e um Pen Drive mas a mesma retorna um erro dizendo que não é possivel carregar a BIOS ou que a BIOS não é a correta para o meu notebook.

 

OBS: -Antes que me encham de páginas com instruções para atualizar/recuperar BIOS. As diversas tentativas de instalação de versões anteriores da BIOS foram feitas seguindo as instruções na página de suporte do notebook, portanto, repetir o mesmo processo várias vezes não vai resolver o problema.

-A instalação da  versão F.43 foi concluída com sucesso, sem aparições ou avisos de erro. E como ja disse, nem mesmo a própria F.43 pode ser instalada novamente.

 

 

Tenho a impressão que estou a ver o notebook morrendo aos poucos. Espero que alguém  aqui possa me ajudar.

Agradeço desde já.

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Tutor
Autor
Tutor
11 9 1 1
Mensagem 14 de 15
Reportar Mensagem

Solucionado!

Atualização da BIOS F.43 causando problemas de estabilidade (caráter de urgência).

Solucao = Comprar notebook de outra marca. Outra que nao limite o usuario de instalar/modificar a BIOS e trocar componentes.

 

Exibir solução no post original

Essa resposta foi útil? Sim Não
14 RESPOSTAS 14
Tutor
Autor
Tutor
11 9 1 1
Mensagem 2 de 15
Reportar Mensagem

Solucionado!

Atualização da BIOS F.43 causando problemas de estabilidade (caráter de urgência).

Gostaria que alguém do suporte ou representante da HP encaminhasse este problema ao setor responsável pelo desenvolvimento da BIOS para que possa, assim, ser corrigido o mais rápido possível. Seria ótimo ter uma resposta do Suporte em relação a situação. 

 

Vim aqui mesmo foi para deixar registrado que : Formatei/reinstalei o Win10 e não resolveu coisa alguma. Formatar não resolve os problemas de travamento ao tentar instalar versões anteriores da bios (usando o InsydeFlash através do Win10), fazendo com que eu tenha que desligar o notebook forçadamente.

Essa resposta foi útil? Sim Não
Ex-HP
Ex-HP
21,020 11,085 1,251 2,816
Mensagem 3 de 15
Reportar Mensagem

Solucionado!

Atualização da BIOS F.43 causando problemas de estabilidade (caráter de urgência).

Olá @Jouwl

 

Após realizar a reinstalação do sistema, atualizou os driver tais como, touchpad Alps, drivers da placa de vídeo, chipset e (MEI) Intel  da intel?

O equipamento está em garantia de fábrica?

 

 

Roseli S.

Eu trabalho para a HP. Se esta resposta foi útil e te ajudou a resolver o problema, por favor, clique no botão solucionado.png assim poderá ajudar outros usuários. E clique no botão para agradecer a ajuda.

twitter.png @HPSuporte  facebook-logo.png HP Suporte

Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
11 9 1 1
Mensagem 4 de 15
Reportar Mensagem

Solucionado!

Atualização da BIOS F.43 causando problemas de estabilidade (caráter de urgência).

Agradeço pela atenção!

 

Sempre deixo que o Windows instale quaisquer drivers, excluindo os da Nvidia que atualizo com uma certa frequência.

Mas já que mencionou, instalei o HP Support Assistant que não achou versão nova de nenhum driver.

 

O tempo da minha garantia já se expirou. Coisa que até agora nunca me preocupou, já que quando o notebook foi comprado, na interface UEFI da bios, fiz os testes de componentes e todos eles passaram, aliás, fiz novamente e continuam passando. O que significa que esses problemas não vêm de falha do hardware.

Essa resposta foi útil? Sim Não
Ex-HP
Ex-HP
21,020 11,085 1,251 2,816
Mensagem 5 de 15
Reportar Mensagem

Solucionado!

Atualização da BIOS F.43 causando problemas de estabilidade (caráter de urgência).

Oi @Jouwl

 

Então, pode ser erro na atualização do Windows.

Geralmente são enviadas para fazer correções mo sistema, mas se o seu equipamento está funcionando corretamente, pode ocorrer conflitos.

 

Teste restaurar a atualização e desativar a atualização do Windows para ver se corrige.

 

Como desativar o Windows Update no Windows 10

 

 

Roseli S.

 

 

Eu trabalho para a HP. Se esta resposta foi útil e te ajudou a resolver o problema, por favor, clique no botão solucionado.png assim poderá ajudar outros usuários. E clique no botão para agradecer a ajuda.

twitter.png @HPSuporte  facebook-logo.png HP Suporte

Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
11 9 1 1
Mensagem 6 de 15
Reportar Mensagem

Solucionado!

Atualização da BIOS F.43 causando problemas de estabilidade (caráter de urgência).

Lembrei de que alguns softwares precisam de certas atualizações então deixei o windows instalar todas as atualizações lançadas até agora, incluindo a de aniversário.  Depois disso o HP Support Assistant encontrou 3 atualizações pra instalar.

 

1.Driver do touchpad - Não foi instalado pelo HP Support Assistant por algum erro. Quando tentei instalá-lo manualmente, fui avisado de que a versão que tentava instalar era a mesma já instalada.

2.Driver do WLAN - Por algum motivo tive que instalar manualmente.

3.Driver de Áudio - Também teve de ser instalado manualmente. Mesmo assim, com sucesso.
 

Vale fazer algumas observações sobre o problema do ponteiro que esqueci de fazer:

-O ponteiro trava mesmo usando mouse usb (testei dois mouses em todas as diferentes entradas)

-Talvez não seja possível replicar o problema agora que tenho o windows recém instalado, já que, como disse, o travamento só ocorre quando acesso uma "área"/arquivo pouco acessado, e agora não existe mais nenhum.

-Cheguei a achar que fosse natural, já que o HD estava parcialmente cheio (cerca de 50%?), mas lembrei de ter formatado o Windows outras vezes e ter enchido o HD ainda mais em vezes anteriores, mas nunca tive o problema.


E pra poupar tempo e esforços : também não é possível replicar o problema de artefatos nos videos do youtube, já que são aleatórios. Chega a fazer alguns dias que não aparecem.

 

 


O único problema replicável é o congelamento do Windows que trava quando tento instalar qualquer atualização da bios. Basta que eu clique em alguma atualização, que pouco antes da janela do "HP System BIOS Update Utility" se abrir, o windows trava.

-Já tentei esperar por quase 1 hora, mas o SO permanece congelado.

-Se no boot normal do Windows não é possível criar um pen drive de recuperação da BIOS (porque o mesmo congela),  já bootando no Windows em modo seguro, consigo abrir o "HP System BIOS Update Utility" e fazer um pen drive de recuperação de qualquer BIOS mas a única versão que consigo instalar é a própria F.43.

 

-Já tentei instalar uma versão anterior através de um pen drive pela interface UEFI. Mas é retornada uma mensagem de que a versão da bios que tento instalar não foi destinada ao notebook, mas contraditóriamente, era a versão que tinha instalado anteriormente (F.42) e usei por vários meses sem estes problemas que descrevi.

-A única versão que consigo instalar através de um pen drive é a F.43. Então aproveitando a oportunidade, instalei a mesma novamente para assgurar de que não foi um erro de instalação que ocasionou esses problemas.

-Já tentei o metódo de iniciar com Win + B segurados.

-Baixei a atualização da BIOS multiplas vezes pra me certificar de que não era algum problema com o arquivo.

-Obviamente já tentei a recuperação do Windows e posteriormente a formatação, mas o problema persiste.


Imagino que conseguindo instalar uma versão anterior, como a F.42, não terei mais problemas, já que todos esses surgiram logo após a instalação da BIOS atual. Seria o mesmo que matar 3 coelhos com uma cajadada só! (nada pessoal contra coelhos =P)

 

 

EDIT: Só foi dizer que não posso reproduzir os travamentos do ponteiro que o mesmo se mostrou presente. Mesmo com o último driver,  usando mouse usb, numa versão recém instalada do Windows, ainda ocasionalmente trava. :smileysad:

Essa resposta foi útil? Sim Não
Ex-HP
Ex-HP
21,020 11,085 1,251 2,816
Mensagem 7 de 15
Reportar Mensagem

Solucionado!

Atualização da BIOS F.43 causando problemas de estabilidade (caráter de urgência).

Oi @Jouwl

 

Você tentou restaurar o sistema para um ponto anterior em que estava funcionando corretamente?

 

 

Roseli S.

Eu trabalho para a HP. Se esta resposta foi útil e te ajudou a resolver o problema, por favor, clique no botão solucionado.png assim poderá ajudar outros usuários. E clique no botão para agradecer a ajuda.

twitter.png @HPSuporte  facebook-logo.png HP Suporte

Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
11 9 1 1
Mensagem 8 de 15
Reportar Mensagem

Solucionado!

Atualização da BIOS F.43 causando problemas de estabilidade (caráter de urgência).

Sim, e como não houve diferença, formatei, mas também não obtive resultado.

 

Talvez uma última coisa que possa ser feita da minha parte, é remover a bateria CMOS.

 

Caso não dê em nada, a solução será instalando uma atualização nova que resolva esse "semi-brick" e os outros probleminhas.

 

Uma outra resolução, pouco mais improvável pra mim já que não possuo a ferramenta, seria gravar a bios direto no chip com um programador spi.

 

Demorarei um pouco mais pra dar retorno, já que algumas ferramentas que uso pra manutenção do notebook não estão em mãos. Mas assim que remover a bateria cmos, retorno aqui com o resultado.

 

 

Essa resposta foi útil? Sim Não
Ex-HP
Ex-HP
21,020 11,085 1,251 2,816
Mensagem 9 de 15
Reportar Mensagem

Solucionado!

Atualização da BIOS F.43 causando problemas de estabilidade (caráter de urgência).

Ok @Jouwl

 

Aguardo retorno.

 

Roseli S.

Eu trabalho para a HP. Se esta resposta foi útil e te ajudou a resolver o problema, por favor, clique no botão solucionado.png assim poderá ajudar outros usuários. E clique no botão para agradecer a ajuda.

twitter.png @HPSuporte  facebook-logo.png HP Suporte

Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
11 9 1 1
Mensagem 10 de 15
Reportar Mensagem

Solucionado!

Atualização da BIOS F.43 causando problemas de estabilidade (caráter de urgência).

Mesmo com a remoção da bateria CMOS, continuo tendo os mesmos problemas pra fazer o downgrade da bios.

 

Pelo visto o que falta é torcer para que tudo se resolva na próxima versão da bios...que também torço para que não demore muito pra ser publicada =/

Essa resposta foi útil? Sim Não
Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação