Publicar nova pergunta
Pergunta
Responder

Aprendiz
Membro desde: ‎23-05-2014
Mensagem 1 de 16 (19.992 Exibições)

(RESOLVIDO) Ultrabook HP Pavilion 14-b065br + Win8 + UEFI (Como reconfigurar as unidades HD + SSD?)

[ editada ]

Estou com um sérissimo problema (ao meu ponto de vista) com um Ultrabook HP Pavilion 14-b065br. Depois de alguns meses de uso o mesmo começou a travar e ficar muitíssimo lento, quase que impossivel de usar. Fiz o backup em um HD externo e restaurei a imagem do Windows usando o software da HP, até aí tudo beleza, o software redefiniu o sistema para as configurações de fábrica. Feito isso, com pouco menos de uma semana do "novo uso" o Windows deixou de iniciar sem nenhum motivo aparente, apresentando uma tela de: Tentando realizar reparo automático do sistema > Diagnosticando o PC > Não foi possível realizar o reparo automático do sistema. Isso se tornou um loop infinito, tentei de várias e várias formas realizar o reparo manual e nada resolvia o problema, até que por fim, eu, por falta de opções, acabei resetando as configurações de RAID na BIOS do SSD e HD, tornando o computador completamente inicializável. Minha dúvida agora é: Como recriar essas partições de modo que elas fiquem como eram originalmente? Mesmo que isso venha por em risco todos os meus arquivos, pois já tenho uma cópia de todos eles em meu HD externo. Conseguindo deixar as partições como estavam, mesmo estando zeradas, já dar pra iniciar uma nova instalação do Windows 8 aproveitando ao máximo o desempenho do meu PC. 

Configuração da RAID original:

• DISK ID 0, RAID0(Strip), 465.8GB, Normal
  • FFS, RAID0(Strip), 8.0GB, Normal
  • Cache, RAID0(Cache), 21.8GB, Normal

Configuração da RAID atual:

• Port 0, ST500LM012 HN-M500MBB S2Z1J5CD800009, 465.7GB
  • Port 1, MZMPC032HBCD-000H1 SBR2013081609989, 29.8GB

Aprendiz
Mensagem 2 de 16 (19.961 Exibições)

Re: (RESOLVIDO) Ultrabook HP Pavilion 14-b065br + Win8 + UEFI (Como reconfigurar as unidades HD + SS

[ editada ]

Voltei aqui para postar como solucionei o "problema".

Depois de uma semana de muitas pesquisas e testes eu consegui recriar a benditas partições. Comecei  instalando o Windows 8.1 Single Language 64 bits (Pt-Br), em seguida instalei todos os drivers correspondente ao Sistema Operacional .

[obs. Alguns drivers/softwares, essenciais para o perfeito funcionamento do equipamento, foram baixados correspondentemente para o Windows 8.0, pois não estavam listados para o Windows 8.1, mas instala e funciona perfeitamente no 8.1.]

Conhecendo os Softwares que iremos trabalhar...

Intel Rapid Storage Technology: Software responsável pela aceleração do Sistema e criação das partições:

• DISK ID 0, RAID0(Strip), 465.8GB, Normal - (Disco em que o Sistema Operacional se encontra (HD))
  • FFS (aqui pode ser qualquer nome, o software recria-o como volume_0000), RAID0(Strip), 8.0GB, Normal - (Volume exclusivo do SSD para Hibernação do Sistema Operacional)
  • Cache (aqui pode ser qualquer nome, o software recria-o como volume_0001), RAID0(Cache), 21.8GB, Normal - (Volume exclusivo do SSD para armazenamento de cache do Sistema Operacional) 

*O software Intel Rapid Storage faz um RAID0 entre o HD e o SSD, mais precisamente no volume de cache (ou volume_0001), possibilitando um rápido retorno do sistema operacional da Hibernação/Suspensão. 

Intel Rapid Start Technology Manager: Software responsável pela rápida inicialização do Sistema. Trabalha em conjunto com o software Intel Rapid Storage. Necessita de uma partição de Hibernação devidamente configurada.

Mãos à obra..

Para Sistema instalado em modo de BIOS Legacy (sem UEFI ou com UEFI desabilitado) com discos no formato MBR

Abra o prompt de comando como administrador

Diskpart [enter]

List disk [enter]

Sel disk x [enter] (onde 'x' deve ser o numero correspondente ao disco SSD, geralmente o de menor tamanho) 

Clean (esse comando apagará todos os dados existentestes na unidade SSD, somente na SSD)

Create partition primary size=8192 [enter] (¹*)

Set id=84 override [enter] (esse comando é para o sistema identificar qual é o tipo de partição, nesse caso a partição será identificada como partição de hibernação)

Exit [enter] (para sair do Diskpart)

Exit [enter] (para sair do Prompt)

*Reinicie o computador

¹* - 8192 e a quantidade de memória RAM contada  em MB, que totaliza 8GB. Caso seu sistema possua uma quantidade de memória RAM superior à 8GB, esta deverá ser especificada nesse comando, pois a hibernação consiste em gerar uma imagem de toda a memoria RAM e transferi-la para a partição destinada à hibernação. Reservar uma partição de 8GB para hibernação quando se tem um quantidade superior à esta de memoria RAM causará perda de dados. É importante sempre deixar a partição com um espaço maior ao que se tem de memoria RAM, só por segurança.

Exemplos de conversão de GB em MB

1GB = 1024 MB

2GB = 2048 MB

4GB = 4096 MB

8GB = 8196 MB

16GB = 16384 MB

...

Para Sistema instalado em modo de UEFI com discos no formato GPT

Abra o prompt de comando como administrador

Diskpart [enter]

List disk [enter]

Sel disk x [enter] (onde 'x' deve ser o numero correspondente ao disco SSD, geralmente o de menor tamanho)

Clean [enter] (esse comando apagará todos os dados existentestes na unidade SSD, somente na SSD)

Converte gpt [enter]

Create partition primary size=8192 [enter] (¹*)

Set id=D3BFE2DE-3DAF-11DF-BA40-E3A556D89593 [enter] (esse comando é para o sistema identificar qual é o tipo de partição, nesse caso a partição será identificada como partição de hibernação)

*Reinicie o computador

¹* - 8192 e a quantidade de memória RAM contada  em MB, que totaliza 8GB. Caso seu sistema possua uma quantidade de memória RAM superior à 8GB, esta deverá ser especificada nesse comando, pois a hibernação consiste em gerar uma imagem de toda a memoria RAM e transferi-la para a partição destinada à hibernação. Reservar uma partição de 8GB para hibernação quando se tem um quantidade superior à esta de memoria RAM causará perda de dados. É importante sempre deixar a partição com um espaço maior ao que se tem de memoria RAM, só por segurança.

Exemplos de conversão de GB em MB

1GB = 1024 MB

2GB = 2048 MB

4GB = 4096 MB

8GB = 8196 MB

16GB = 16384 MB

...

Com o computador já iniciado execute o software Intel Rapid Start Technology Manager

1- Hailite as opções desejadas e clique em salvar

2- Execulte o software Intel Rapid Storage Technology (a versão do software usada para esse tutorial foi 11.5.13.1003, uma versão posterior não oferecia a função para acelerar o sistema nesse modelo de equipamento).

3- Clique na guia Acelerar (Accelerate).

4- Clique no link Ativar aceleração (enable acceleration).

5- Selecione o disco SSD que deseja acelerar.

6- Selecione o Tamanho do cache de memória. Escolha 18.6 GB para ter espaço para usar o Rapid Start, caso contrário a partição de hibernação será excluida.

7- Selecione o HD com o sistema operacional instalado à ser acelerado.

8- Configure o modo de aceleração para maximo e clique em ok.

Caso apareça uma mensagem de êxito na configuração reinicie seu computador e desfrute da rápida inicialização, se aparecer uma mensagem de erro (foi por causa dessa mensagem que eu quase enlouqueci para resolver o problema da aceleração e foi o que me motivou a criar esse tutorial) não se desespere Smiley feliz 

1- Vá até o Painel de Controle

2- Sistema e Segurança

3- Gerenciamento do computador

4- Gerenciamento de disco

5- Clique com o botão direito sobre o a ultima partição do disco em que o Windows está instalado > Diminuir volume.

6- Diminuia uns 5GB dessa partição e reinicie o computador

7- Execute configuração de aceleração no software Intel Rapid Storage Technology novamente, como descrito acima.

Enjoy.

Tutor
Membro desde: ‎30-07-2014
Mensagem 3 de 16 (19.857 Exibições)

Re: (RESOLVIDO) Ultrabook HP Pavilion 14-b065br + Win8 + UEFI (Como reconfigurar as unidades HD + SS

NO AGUARDO DO TERMINO DO SEU TUTORIAL, PODE SER A SOLUÇÃO DO MEU PROBLEMA.

Tutor
Membro desde: ‎30-07-2014
Mensagem 4 de 16 (19.831 Exibições)

Meu caro amigo, primeiramente agradecer pelo post e pelo tutorial. assim que eu chegar em casa eu vou tentar fazer.

so me resta uma duvida como eu vou recriar as partições voluma_000 e volume_001 nao entendi apenas essa parte o software intel rapid storage nao habilita nenhuma opção de criar volumes.. fico no aguardo, pois ao formatar o computador a partição do ssd fica inativa, só fica assecivel se formata-la, porem ao formata-la e reiniciar o micro da um erro na inicialização.

Aprendiz
Mensagem 5 de 16 (19.824 Exibições)

Por nada amigo, fico feliz em saber que posso estar lhe ajudando.

O segredo pode estar aqui...

"A versão do software usada para esse tutorial foi 11.5.13.1003, uma versão posterior não oferecia a função para acelerar o sistema nesse modelo de equipamento".

Baixe o software Intel Rapid Storage Technology na versão correspondente ao tutorial e tente novavemente.

Download do software  Intel Rapid Storage Technology 11.5.13.1003 (Windows 8 x64 / Windows 8.1 x64)

Estudante com Louvor
Membro desde: ‎13-07-2015
Mensagem 6 de 16 (15.790 Exibições)

(RESOLVIDO) Ultrabook HP Pavilion 14-b065br + Win8 + UEFI (Como reconfigurar as unidades HD + SS570

Boa noite DiegoTech570, estou com o mesmo problema, fiz o passo a passo que você montou, quando seleciono para acelerar ele cria, mais não aparece nem uma mensagem, ai quando vou em configuração - selecionar dispositivo, e seleciono o HD com o sistema em modo máximo da o erro.

Já não sei mais o que fazer, se puder me ajudar, desde já agradeço.

Aprendiz
Mensagem 7 de 16 (15.609 Exibições)

1- Vá até o Painel de Controle

2- Sistema e Segurança

3- Gerenciamento do computador

4- Gerenciamento de disco

5- Clique com o botão direito sobre o a ultima partição do disco em que o Windows está instalado > Diminuir volume.

6- Diminua uns 5GB dessa partição e reinicie o computador

7- Execute configuração de aceleração no software Intel Rapid Storage Technology novamente

Estudante com Louvor
Membro desde: ‎13-07-2015
Mensagem 8 de 16 (15.594 Exibições)

Bom dia DiegoTech570, fiz exatamente o que descreveu, mais como meu hd é particionado dividi em 2,5Ghz para cada partição, e reiniciei, esta funcionando perfeitamente.

Muito obrigado pela resposta.

Estudante com Louvor
Membro desde: ‎10-10-2015
Mensagem 9 de 16 (13.519 Exibições)

ola caro amigo ,,seu topico me ajudou muito mais ainda nao 100% estou com o problema que e muito irritante ,,a criei a partição corretamente , na bios ela aparece como definida e o systema irst aparece como ligado mais nao tenho a opção de acelerar o systema e isso nao e a pior parte , o problema e que meu computador ta muito lento ta travando direto e inicia muito de-vagar mais sendo que o systema (irst ) ta dando como ativo e a partição e dad como de hibernação não enetendo o que ha de errado com o systema ta mi ajuda por favor porque meu pc ta travando tanto , o que esta errado ..por favor me ajuda

Estudante com Louvor
Membro desde: ‎10-10-2015
Mensagem 10 de 16 (13.516 Exibições)

desculpe não especificar , meu pc tem apenas um hd e ja veio com o (irst) instalado com o windows 8 mais com partião gpt , tive de refazer para instalar o windows 7 o unico problema e que o pc ta travando anormalmente , e quase , inutilizavel eu diria , meu pc de mesa que tem 1 giga de ram e não tem video off board ta mais rapido que ele kkkk,  em fim e isso ,,por favor me ajude a realizar o processo corretamente por favor,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

HP Suporte via Twitter
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação