Olá, caro usuários, minha primeira publicação aqui.
Resolvi desafiar a tudo e todos e instalei um segundo sistema operacional neste computador que possui placa mãe dedicada, da HP.
Fiz todo o procedimento de desativar o sistema UEFI, desabilitar o Secure Boot e optando pelo Legacy (Legado, aqui).
O sistema nativo que veio na máquina é Windows 8, que foi atualizado depois para Win 10 (64 bits).
Até então, tudo OK.
Tive vários gargalos até conseguir instalar este segundo sistema operacional mas enfim, consegui. Necessito de uma versão original do Windows 7 64 Professional Edition que eu possuo pois trabalho com áudio e este foi o S.0., depois do Windows XP, que consegui me adaptar melhor e embora tenha testado bastante trabalhar com o Win 10, não obtive o mesmo despenho. Para não perder o que eu já havia instalado e funcionado bem, resolvi manter o 10 e criei uma segunda partição, instalando daí o 7 nela. Daí que começaram os problemas.
Primeiro, não conseguia reiniciar o computador, nada aparecia no monitor (tela preta) embora o computador ligasse. Depois de muito fuçar e ler na internet, achei a solução de pressionar o botão windows + b e esperar 40 seg até o boot aparecer.
POIS BEM. Desde então, sempre que eu preciso reiniciar a máquina, tenho que fazer este procedimento que é tedioso, chato e desnecessário. Sei que isso é algum tipo de trava/proteção - não sei se da HP - mas que desativa o boot e está entendendo esta operação como não permitida. Mas não quero conversa e queria uma solução para este problema que acredito que outras pessoas já devem ter enfrentado.
Obrigado e aceito dicas!