cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Clique aqui

  • post a message
  • ×
    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Clique aqui

  • post a message
Nota para problemas comuns em Desktops
Se você está com problemas em seu TECLADO OU MOUSE SEM FIO, confira o tópico: Solucionar problemas com teclado / mouse sem fio.
Highlighted
Reitor
Reitor
Mensagem 1 de 2
20.137Exibições
Reportar Mensagem

Placas de vídeo compatíveis com modelos Pavilion e Slimline

Um assunto muito recorrente aqui no fórum da HP é a dúvida em relação a qual placa de vídeo escolher para adicionar nos desktops da marca, principalmente os da linha Slimline. Muitos usuários necessitam rodar jogos e aplicações gráficas pesadas, que requerem muito processamento gráfico dedicado e principalmente renderização 3D. Optar pelo modelo ideal apesar de ser uma tarefa aparentemente simples pode ser uma questão um pouco difícil. Não é para menos, antes de instalar uma placa de vídeo devemos levar em consideração diversos fatores como slot, memória dedicada, tamanho e principalmente consumo.

 

Como sabemos as placas de vídeo requerem uma fonte de energia que supra a necessidade do consumo energético dela, que é medido em TDP (Thermal Design Power). Placas de vídeo atuais possuem números de TDP às vezes iguais e até superiores aos processadores. Cada componente consome sua parcela de energia e, portanto em algumas ocasiões a fonte de energia do computador pode não suportar toda essa demanda. Mas fique calmo, isso não queima o computador, pode ser que apenas você não consiga ligá-lo ou que o funcionamento seja instável, com alguns erros de tela azul.

 

Os desktops convencionais da HP da linha Pavilion possuem fontes de 250w ou 300w reais e no padrão ATX, caso haja necessidade, neste caso não é muito difícil substituir as fontes de alimentação por outras mais potentes, com 450w, 500w ou 600w. Logo teoricamente qualquer placa de vídeo é compatível com estes modelos.

 

Porém a placa de vídeo é um tipo de componente caro e nem sempre resta dinheiro para se adquirir uma nova fonte, compatível com a exigência delas. Abaixo você vê os modelos de placas de vídeo que comprovadamente são suportadas pela fonte original dos modelos Pavilion, que possuem fonte da marca Bestec com 300w reais. A lista atualmente é:

 

Nvidia GeForce G210, G310, G315 e GT220

 

ATI Radeon HD 5450, HD 5550, HD 5570 e HD 5670

Responder
1 RESPONDER 1
Highlighted
Reitor
Reitor
Mensagem 2 de 2
20.134Exibições
Reportar Mensagem

Placas de vídeo compatíveis com modelos Pavilion e Slimline

Uma sensação da HP são os modelos de desktops da linha Slimline. Eles são compactos, bonitos e economizam espaço. Seu tamanho é cerca de 30% menor que um desktop convencional. Porém, como eles são pequenos suas fontes não são tão poderosas assim. Isso faz com que as opções de placas gráficas sejam limitadas.

 

Além da baixa potência das fontes de alimentação, seu gabinete possui um padrão diferente que suporta apenas placas do tipo low profile. Isso significa que ao pensar na placa PCI que irá adquirir terá que verificar também se ela acompanha um bracket (espelho) mini-PCI para encaixe adequado no gabinete. Devido às dimensões do gabinete a sua placa também não pode ser muito alta e nem tão larga, e ainda por cima deve possuir este adaptador para encaixe, que acompanha como acessório incluso boa parte das placas de vídeo vendidas atualmente.

 

Voltando ao aspecto energia, os modelos Slimline possuem dois tipos de fonte. Os mais antigos, da série s3000, contavam com fontes que possuíam potência de 160w reais, o que é bem baixo. Felizmente os modelos atuais da série s5000 contam com fontes de 220w reais que aumentam um bocado as possibilidades de placas de vídeo a serem instaladas. Nos EUA existem ainda modelos da linha Slimline com fontes de 270w, porém esta fonte infelizmente não é encontrada no Brasil, o que impede alçar voos e pretensões maiores.

 

Abaixo, você que possui um modelo da linha Slimline e deseja adicionar uma placa de vídeo, encontrará a lista de modelos de placa de vídeo compatíveis com as dimensões e potência da fonte do seu computador. A lista de modelos atestados por colegas é:

 

Nvidia GeForce G210, G310, G315

 

ATI Radeon HD 4350, HD 4550 e HD 5450

 

Vale lembrar que alguns destes modelos de placa nominalmente exigem uma fonte de potência maior nos requisitos mínimos oficiais. Porém como foi dito anteriormente o fator preponderante é o TDP e a conta é bem simples. Basta pegar a potência total e subtrair o TDP da placa desejada. Então se pega a relação de quantos % o TDP da placa de vídeo reserva da potência total da fonte.

 

Por questões de segurança é recomendado que a placa de vídeo nunca exceda mais que 20% no caso das fontes de 160w, 25% nas fontes de 200w ou 30% da potência total das outras fontes. Mesmo assim isso não impede que você experimente placas com consumo acima destas faixas e que elas possam funcionar perfeitamente, pois caso outros componentes sejam econômicos a conta pode ficar equilibrada. Isso vai depender de outros fatores como o TDP do processador e da quantidade de placas e drives adicionais.

 

Vale lembrar também que os TDPs informados são para os modelos de placas de vídeo, independente da configuração dela. Portanto uma versão de 512Mb DDR2 e outra de 1Gb DDR3 do mesmo modelo de placa gráfica terão o mesmo TDP, que é o valor máximo de consumo. Boa sorte e aproveite o máximo de vídeo que puder!

 

Obs: Se você gostou da explicação deste tópico, por favor clique na estrela do botão azul ao lado para oferecer um kudo como agradecimento.

Responder
Nota para problemas comuns em Desktops
Se você está com problemas em seu TECLADO OU MOUSE SEM FIO, confira o tópico: Solucionar problemas com teclado / mouse sem fio.
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação