cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Clique aqui

  • post a message
  • ×
    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Clique aqui

  • post a message
Nota para problemas comuns em Impressoras
Se você está com problemas de IMPRESSORA EM ESTADO DE ERRO, confira o tópico: Impressora exibe mensagem de estado de erro.
Highlighted
Reitor
Reitor
Mensagem 1 de 2
46.004Exibições
Reportar Mensagem

5 problemas comuns de digitalização com multifuncionais HP

Ao estilo do tópico semelhante sobre problemas comuns de impressão, decidi criar também um baseado nos erros e falhas mais comuns encontrados nos escâneres e multifuncionais da HP. São tipos de erro que comumente indicam problemas, geralmente físicos, e que podem ser detectados de forma mais comum que outros casos.

 

Para definir se um problema é físico ou uma questão de configuração, basta verificar se a função cópia está funcionando corretamente. Isso porque a fotocópia utiliza tanto o mecanismo de impressão quanto o mecanismo de digitalização, logo qualquer problema que aconteça na digitalização e cópia ao mesmo tempo significa que há algo de errado com o equipamento, caso contrário pode ser apenas um problema contornável.

 

Software e Driver


É o problema mais comum encontrado nos tópicos aqui no fórum. Geralmente erros do sistema ao tentar digitalizar ou mensagens do software indicando alguma impossibilidade. Nestes casos a melhor opção é atualizar os drivers, lembrando que no caso das multifuncionais sempre devemos optar pela versão completa, pois é ela quem possui os aplicativos e softwares da HP necessários para a digitalização e etc.

 

Em alguns casos o modelo não possui o driver completo disponível para determinada versão do Windows, apenas um pacote básico para impressão e digitalização que configura o equipamento e só. Portanto para digitalizar devemos utilizar programas alternativos como o Paint e o Windows Fax and Scan para digitalizar, em casos mais especiais programas como o Corel Draw e o Photoshop também podem ser úteis.

 

Para determinadas situações há simples atualizações críticas e correções (patches) para corrigir problemas para salvar a digitalização ou melhorar a comunicação do cabo USB que também podem resolver. Novas revisões de firmware também são recomendadas a instalar sempre que disponíveis, para corrigir problemas físicos menos graves e manter o equipamento em dia.

 

Página de Suporte da HP

 

Cabo


O cabo de dados é a segunda maior causa de problemas relacionados ao funcionamento do escâner e utilização completa do equipamento. Isso acontece, pois alguns dos cabos não respeitam as atuais especificações recomendadas pela HP. A marca recomenda que o cabo utilizado seja no padrão USB 2.0 Hi-Speed para o bom e pleno funcionamento da impressora. A não utilização deste tipo de cabo causa problemas, principalmente na digitalização, não possui a largura de banda de dados suficiente para enviar as informações do escâner ao computador.

 

Apesar de muita gente pensar o contrário, cabo USB não é tudo igual e até a qualidade dos componentes influi no funcionamento dele. Os melhores cabos são os blindados, pois eles possuem um revestimento que evita interferências ou perda de sinal. Vale ressaltar também que assim como os cabos USB 1.0 e 1.1 dos modelos mais antigos, o cabo USB 2.0 apenas não é o suficiente, apenas aqueles que possuem a inscrição High Speed dão conta do recado.

 

Diferenças entre as versões de cabos USB (em inglês)

 

Mesmo que o cabo funcione em outro computador numa outra situação e com outro sistema operacional, esta possibilidade (de ser necessário trocar o cabo) não deve ser desprezada, há casos em que até cabos nas especificações indicadas possuem problemas, sendo necessária uma segunda troca.

1 RESPONDER 1
Highlighted
Reitor
Reitor
Mensagem 2 de 2
46.001Exibições
Reportar Mensagem

5 problemas comuns de digitalização com multifuncionais HP

Resultado imagem preto ou azulado


Algumas situações são mais sérias, como quando a prévia ou resultado da digitalização não é exibida corretamente na tela do computador. Uma das possibilidades é a imagem aparecer toda preta. Se o mesmo se repetir na função cópia significa que é um problema físico e a impressora deve ser levada para conserto, para verificar a causa exata.

 

Se a imagem ficar meio amarelada ou azulada, pode ser que a lâmpada não esteja muito boa ou esteja com mau contato. Nestes casos uma nova tentativa pode “esquentar” a lâmpada ou um reset físico resolva, mas geralmente o recomendado é procurar um profissional para que ele faça o devido reparo ou substitua o componente para que o seu escâner possa voltar a funcionar adequadamente.

 

Caso o resultado da digitalização ou cópia apresente listras brancas ou pretas na vertical ou horizontal, pode ser que estas instruções do documento oficial da HP abaixo resolvam o seu problema:

 

Há faixas, linhas ou listras verticais em cópias, faxes ou digitalizações

 

Error Scanner 2, 3, 4, 5, 6...


Algumas vezes você tenta utilizar a sua multifuncional e no visor dela aparece Error Scanner #, onde o # na verdade é um número. Cada número deste significa um tipo de problema, todos eles são praticamente problemas físicos, de peças defeituosas ou que não estão funcionando como esperado para realizar a operação de digitalização. Em alguns casos atualizações de firmware ou resets funcionam, mas a possibilidade é bem remota. Logo se você se deparar com um Erro Scanner 6 por exemplo pode se preparar, pois deve levar o produto a uma assistência técnica para que descubram qual o defeito e reparar o produto.

 

Fax


Este pode não se tratar um problema exatamente com o escâner, mas está incluído nas funções de grande parte das multifuncionais da HP. Muitos problemas podem fazer com que o fax não funcione corretamente. Desde a sua linha telefônica até a configuração de envio, configurar o fax e usá-lo sem problemas não é uma tarefa tão simples assim.

 

A primeira questão é que a tecnologia linha telefônica pode não ser adequada ao aparelho, também não é muito recomendado instalar faxes em linhas com PABX. Os modelos em alguns casos não aceitam repassar chamadas para outro ramal, pois a tecla Flash nestes equipamentos não serve para isso. Se você utiliza internet ADSL deve fazer uma configuração diferenciada para que a função possa funcionar sem interferências. Sempre leia detalhadamente a documentação oficial que trata sobre isso na biblioteca de suporte HP, em Solucionar Problema na página oficial do produto no site da HP.

 

Testar a configuração do fax

 

Interpretar o teste de configuração do fax

 

Claro que apesar dos pesares dá para configurar e utilizar o fax. Lembre-se apenas de não deixar a impressora sem tinta, pois os modelos Officejet não funcionam sem os cartuchos. Fique atento a problemas, o envio de faxes é feito por ADF, mas quando se trata de fotografias e documentos coloridos, a recomendação é utilizar o vidro do escâner para não estragar os originais. Ler o manual do seu modelo é muito importante, pois nele haverá diversas dicas. Em muitos casos códigos de erro são apresentados, no link abaixo você vê o significa para a maior parte deles:

 

Interpretar códigos de erro nos relatórios de erro de comunicação ou histórico de faxes

 

Extras

 

Utilitários de diagnóstico

 

Os utilitários de diagnóstico são muito úteis para analisar e identificar as causas da falha na operação do equipamento. Eles fazem uma análise e quando possível corrigem os problemas apresentados, em outros casos deixam pistas de como solucionar a questão através da causa. Existem versões ara determinar problemas de configuração na impressão, digitalização, rede e fax. Os links para download dos utilitários de digitalização e as instruções sobre o diagnóstico de fax são estes abaixo:

 

Utilitário de Diagnóstico de Digitalização HP

 

Acessar o utilitário de diagnóstico de fax na Central de Soluções HP

 

Assistência Técnica

 

Em uma significativa parte dos casos o problema encontrado é de natureza física, ou seja, há uma falha no hardware da impressora ou multifuncional. Para isso é necessário procurar uma assistência técnica especializada para que um profissional qualificado possa fazer o diagnóstico profundo do problema e o devido reparo. Infelizmente aqui no fórum de usuários não temos informações sobre autorizadas HP, portanto se você pretende saber a localização de alguma por favor entre em contato com a fabricante pelo nº 0800 709 7751 ou (11) 4004-7751 e peça informações.

 

Obs: Se você gostou da explicação deste tópico, por favor clique na estrela do botão azul ao lado para oferecer um kudo como agradecimento.

Nota para problemas comuns em Impressoras
Se você está com problemas de IMPRESSORA EM ESTADO DE ERRO, confira o tópico: Impressora exibe mensagem de estado de erro.
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação