cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Clique aqui

  • post a message
  • ×
    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Clique aqui

  • post a message
Nota para problemas comuns em Impressoras
Se você está com problemas de IMPRESSORA EM ESTADO DE ERRO, confira o tópico: Impressora exibe mensagem de estado de erro.
Highlighted
Professor Notável
Professor Notável
Mensagem 1 de 3
52.048Exibições
Reportar Mensagem

Instalando impressoras HP em ambiente Linux via CUPS e HP-LIP

Linux.PNG

 

É comum ver perguntas dos usuários de como Instalar uma impressora HP em ambiente Linux com HPLIP e CUPS. Há também aqueles que questionam o motivo de um determinado modelo não estar presente na lista de impressoras compatíveis no site HPLIP. Pois bem, este guia visa ajudar aqueles que possuem está dúvida de uma vez por todas!

 

Este guia pode parecer um pouco confuso e difícil, mas não se assustem! É muito simples e leva apenas alguns minutinhos para entender o procedimento e ter a sua impressora totalmente funcionando como esperado. Qualquer dúvida também basta entrar em contato comigo via Mensagem Privada.

 

Ah! e não esqueçam daquele Kudos! para demonstrar o seu agradecimento por este guia.

 

Introdução Básica:

 

O HPLIP (Hewlett-Packard Linux Imaging & Printing) é uma solução desenvolvida pela HP para impressão, digitalização e fax para usuários de ambiente Linux e UNIX, isso inclui sistemas na plataforma Macintosh.

 

O projeto HPLIP é 100% livre e distribuído pela Universidade da MIT, com licenças BSD e GPL. O HPLIP fornece suporte a impressão para mais de ~ 2,277 modelos de impressoras, incluindo a Deskjet, Officejet, Photosmart, PSC, Business Inkjet, LaserJet, Edgeline MFP e LaserJet MFP.

 

Junto com o HPLIP está o CUPS (Common Unix Printing System) que é um módulo para sistemas operacionais UNIX. Basicamente o CUPS consiste de um serviço de Spooler de impressão e scheduler que converte os dados de impressão para um formato que a impressora física irá entender e comunicar com o seu computador.

 

Ambos HPLIP e CUPS são essenciais para a realização de impressões em Linux e Mac OSX.

 

Instalando a impressora em ambiente Linux:

 

- Geralmente sistemas Macintosh conseguem detectar e auto-instalar a impressora em modo básico, sem a necessidade de um driver especial ou o uso do HPLIP. Por outro lado, o Linux requer um pouquinho de "mão na massa" para configurar uma impressora, especialmente quando um determinado modelo não está na lista de impressoras compatíveis.

 

** IMPORTANTE ** Este guia é para aqueles que não conseguiram localizar um driver específico para sua impressora e necessitam de um Driver Básico  para não ficar na mão e abandonar sua impressora. Tranquilo? :smileyvery-happy: Vamos lá!

 

1. Verifique se sua impressora está presente na lista de modelos compatíveis com o HPLIP:

 

http://hplipopensource.com/hplip-web/supported_devices/index.html

 

** Lembrando que o fato de seu modelo de impressora não estar disponível na lista, não significa que o HPLIP não o reconheça. Isso apenas significa que não foi realizado um teste oficial pela HP ainda

 

2. Verifique que esteja em modo ROOT (Admin) usando o comando "su -" no terminal

 

3. Verifique que tenha o seu sistema operacional atualizado abrindo o terminal e digitando "sudo apt-get update" e logo em seguida "sudo apt-get upgrade" para distribuições em Debian ou "yum update" para distribuições RedHat.

 

4. Faça o download do HPLIP (aqui).

 

5. Agora você agora precisa localizar o módulo CUPS em seu sistema. A maioria das distribuições de Linux possuem este módulo como padrão "de facto standard" . Na dúvida, digite o comando "whereis CUPS" no terminal e verifique se o módulo está presente no sistema.

 

6. O CUPS deverá ser instalado no caminho "/etc/cups". Caso não o tenha, dê o seguinte comando no terminal "sudo apt-get install cups cups-bsd cups-client cups-common" para realizar a instalação.

 

7. Após o download acima, digite novamente o comando "whereis cups" e veja se o módulo agora está presente no sistema e anote o caminho.

 

** Geralmente o módulo CUPS fica no diretório "/etc/cups"

 

8. Lembra do HPLIP que baixamos na primeira etapa? Copie o arquivo arquivo "hplip-3.13.8.run" para o diretório "/etc/cups" que localizamos pelo comando "whereis". O comando para realizar a cópia do arquivo é simplesmente "cp hplip-3.13.8.run /etc/cups". 

 

9. Pelo terminal, vá até o diretório /etc/cups digitando o comando "cd /etc/cups"

 

10. De permissão total para o executável hplip-3.13.8.run usando o comando "chmod 777 hplip-3.13.8"

 

11.  Conecte sua impressora via USB e certifique que você possui um cabo na versão 2.0 hi-speed.

 

12.  Execute o HPLIP usando o comando  " ./hplip-3.13.8 " ou " sh hplip-3.13.8 "

 

** IMPORTANTE ** O número 3.13.8 é a versão do HPLIP quando este guia foi escrito. Verifique a versão atual e faça a correção do comando.

 

13.  Aperte atecla "Y" e selecione o modo automático apertando a tecla "A" para avançar.

 

14.  Faça a confirmação do seu Sistema Operacional apertando a tecla "Y" e logo em seguida <enter>.

 

15.  Digite a sua senha ROOT conforme pedido logo a baixo na imagem "Please enter the sudoer (root)'s password"

 

root.png

 

16.  Depois de ter digitado a sua senha, aperte a tecla "N" para não! verificar por atualizações da HPLIP

 

17.  Finalmente aperte a tecka "R" para reiniciar o computador

 

Verificando o CUPS e detectando a sua impressora:

 

1.  Abra o navegador e digite o endereço "127.0.0.1:631" e vá até a aba Printers.

** O endereço 127.0.0.1 é sua localhost, endereço local de seu computador, e o número 631 é a porta de comunicação.

 

2. Agora você deverá encontrar o modelo de sua impressora na lista. Caso não consiga entrar no gerenciador CUPS, simplesmente execute o comando "cupsd" no terminal para inciar o serviço CUPS em seu sistema.

 

** IMPORTANTE ** Infelizmente nós temos um pequeno problema, não é nada grave. O que acontece é que toda vez que você reiniciar o computador, há uma possibilidade do serviço CUPS ser desativado. Depende muito da versão do Linux que você possui. Se caso o serviço for desativado durante a renicialização, simplesmente digite o comando "cupsd" no terminal, ou para os mais avançados, crie um pequeno script  (.sh) para inciar este serviço automaticamente.

 

 

Faça um teste de impressão:

 

1. Use o seu processador de texto padrão (BROffice) e faça um teste de impressão. Eu particularmente fiz o teste com minha Deskjet 3516 que por sinal NÃO estava na lista de impressoras compatíveis e deu tudo certinho. Tanto o Adobe Reader quanto o BROffice reconheceram a Deskjet 3510 normalmente. :smileywink:

 

CUPS.png

 

 

Bom, é isso ai pessoal. Pelo menos seguindo este guia vocês poderão ter acesso aos drivers básicos de sua impressora. Portanto, espero que consiga solucionar não só sua dúvida mas de outros aqui do fórum.

 

Abraços e boa sorte a todos!

Adam D.

Responder
2 RESPOSTAS 2
Highlighted
Professor
Professor
Mensagem 2 de 3
Reportar Mensagem

Instalando impressoras HP em ambiente Linux via CUPS e HP-LIP

Muito bomo tópico, irá ajudar bastante !

Parabéns !
Obs: Se esta resposta lhe foi útil e resolveu ou esclareceu o problema, por favor marque o tópico como solucionado e clique na minha estrela para oferecer um kudo como agradecimento.

Espero ter ajudado!
Anderson Antunes...
Responder
Highlighted
Professor Regente
Professor Regente
Mensagem 3 de 3
Reportar Mensagem

Instalando impressoras HP em ambiente Linux via CUPS e HP-LIP

Excelente tópico @asdealmeida. Parabéns!
Se a resposta lhe foi útil, clique na estrela dentro do quadrado lilás ao lado para oferecer 1 KUDO como agradecimento e caso a resposta tenha solucionado o seu problema clique em ACEITAR COMO SOLUÇÃO no rodapé da resposta.
Responder
Nota para problemas comuns em Impressoras
Se você está com problemas de IMPRESSORA EM ESTADO DE ERRO, confira o tópico: Impressora exibe mensagem de estado de erro.
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação