cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Clique aqui

  • post a message
  • ×
    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Clique aqui

  • post a message
Nota para problemas comuns em Impressoras
Se você está com problemas de IMPRESSORA EM ESTADO DE ERRO, confira o tópico: Impressora exibe mensagem de estado de erro.
Highlighted
Reitor
Reitor
Mensagem 1 de 1
37.295Exibições
Reportar Mensagem

Os 3 principais problemas relacionados a cartuchos

Quando a mensagem de aviso sobre os cartuchos aparece, o melhor é respeitar. Afinal a impressora sabe mais que ninguém quando algo está errado com o suprimento instalado, portanto avisos no visor devem ser considerados e abaixo explico as causas mais comuns para eles.

 

1) Cartucho danificado ou ausente

 

Por algum motivo a sua impressora não consegue reconhecer o cartucho, ele pode estar apenas com mau contato ou até queimado. A primeira sugestão para identificar qual deles está com problema é utilizar a impressora no Modo Reserva, que é quando a impressora funciona com apenas um dos cartuchos instalados. Feito isso certamente você conseguirá descobrir o “culpado”. Então o retire e faça uma limpeza na saída da tinta, como mostra este link. Caso o problema persista a recomendação é substituí-lo por um cartucho novo e original HP.

 

Como utilizar a impressora no Modo Reserva

 

2) Cartucho recarregado/remanufaturado

 

Aqui não há muito que falar, é uma afirmação óbvia. Alertas como cartucho usado ou falsificado podem aparecer na tela já que os equipamentos são dotados de sensores para identificar adulterações. Não tem argumento que faça ela funcionar, se você faz algo que não é recomendado pela fabricante logo não há como reclamar do resultado. É que nem você querer colocar combustível barato no seu carro, a escolha é sua, porém uma hora isso pode dar dor de cabeça, e de bolso também.

 

A HP, assim como as outras marcas investe em pesquisa e desenvolvimentos de novas tecnologias de impressão e tintas específicas para obter o melhor desempenho do seu modelo, todo este investimento retorna na venda dos suprimentos, daí o preço às vezes não ser tão sedutor quanto aquela recarga da esquina que utiliza a mesma tinta para todos os cartuchos.

 

Cartucho remanufaturado/recarregado nem sempre é sinônimo de qualidade, economia e ecologia. Primeiro porque a tinta é genérica, a mesma é utilizada para qualquer modelo e fabricante que você levar; segundo que uma tinta dessas se colocada na mesma quantidade de uma tinta original numa comparação não vai render o mesmo (testes mostram que suprimentos originais rendem até 119% mais); e não é ecológica porque você está apenas enchendo uma embalagem que poderia ter o descarte correto e ser reaproveitada da maneira adequada do que ser recarregadas algumas vezes e que quando não for mais reutilizável poderá ir parar no lixo comum da loja, com resíduos de tinta que podem agredir o meio ambiente.

 

Porém não são só estes os motivos, um cartucho original pode até não funcionar, mas você tem direito a garantia legal de 03 meses como qualquer produto, pois também é regido pelo código de defesa do consumidor. A garantia da loja em que você recarrega não cobre o cartucho, apenas a tinta. Logo se você voltar lá e dizer que o suprimento apresentou problemas eles podem afirmar que o seu cartucho estava danificado para tentar se eximir de qualquer responsabilidade, e no fim das contas você pode ficar na mão.

 

Abaixo alguns links com documentos e motivos pelos quais deve preferir ou ao menos pensar em suprimentos originais da HP:

 

Suprimentos Originais HP

 

Porque utilizar suprimentos originais da HP?

 

Cartuchos de tinta original HP x Cartuchos remanufaturados

 

3) Cartucho de região/zona diferente

 

Acredite, os cartuchos da HP possuem diferentes versões no mundo todo e, portanto contam com um bloquei ode região, semelhante aos DVDs. A mensagem característica neste tip ode caso informa “Cartucho Incompatível” mesmo ele sendo original. Logo se a sua impressora foi comprada na Europa, ela não vai funcionar com um cartucho vendido na América do Sul. Se a sua multifuncional é dos EUA, logo ela não vai reconhecer o cartucho comprado na África ou Ásia. Ao todo existem 4 zonas e as impressoras de um continente só funcionam com suprimentos da mesma região.

 

Sobre a compatibilidade de cartuchos

 

Além de uma estratégia, isso é uma medida de proteção econômica, para evitar que cartuchos mais baratos de uma determinada região inundem as lojas de outra sem garantia e prejudicando a produção e os empregos naquele país em questão. Acontece que algumas pessoas inadvertidamente compram impressoras no exterior e trazem consigo, seja por presente ou por mudança para outros países, e na hora que o cartucho acaba ficam com este problema.

 

Extras

 

Descobrir qual cartucho é compatível

 

Utilize sempre a página do HP SureSupply, que lista os cartuchos, toners e cabeças de impressão compatíveis com a sua impressora ou multifuncional HP. Verifique que tipo e versões de cartucho o seu modelo aceita, respeite a numeração e os códigos de referência, mesmo que outro cartucho pareça ser idêntico ao seu. Lembre-se de preencher o seu país corretamente para ter resultados corretos. Para pesquisar o link do site é este abaixo:

 

HP SureSupply

 

Informações sobre rendimento

 

Caso tenha dúvidas sobre o desempenho do cartucho da sua impressora você pode buscar mais informações. Vale ressaltar que os cartuchos iniciais que acompanham a sua impressora na compra possuem menos tinta que o comum e não devem ser considerados como parâmetro. Cartuchos XL são de alta capacidade e possuem maior rendimento, já as versões b (everyday) possuem a mesma quantidade de tinta que os normais. Alguns sites como o da papelaria Kalunga informam a quantidade de tinta em ml para quem desejar saber. Se quiser descobrir o rendimento estimado do seu cartucho, esta página irá ajudá-lo a descobrir esta informação: 

 

HP PageYield

 

Garantia da HP sobre suprimentos

 

Os suprimentos originais HP possuem garantia oficial de 3 meses contra defeito de fabricação. Já o prazo de validade varia de acordo com o tipo. Os cartuchos de tinta são 6 meses, as cabeças de impressão por 1 ano e os toners possuem validade indeterminada. O prazo começa a contar a partir da data impressa no cartucho. Vale lembrar que tudo isso depende de um armazenamento correto em condições ideais.

 

Garantia sobre cartuchos de tinta e cabeças de impressão

 

Garantia sobre toners

 

Obs: Se você gostou da explicação deste tópico, por favor clique na estrela do botão azul ao lado para oferecer um kudo como agradecimento.

Nota para problemas comuns em Impressoras
Se você está com problemas de IMPRESSORA EM ESTADO DE ERRO, confira o tópico: Impressora exibe mensagem de estado de erro.
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação