-
×InformaçãoWindows 11
Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui
Encontre perguntas e respostas comuns aqui.
InformaçãoCorrija erros no Windows 10Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10
-
×InformaçãoWindows 11
Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui
Encontre perguntas e respostas comuns aqui.
InformaçãoCorrija erros no Windows 10Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10
A partir de 15 de julho, as comunidades em idioma espanhol e português farão a transição para o modo somente leitura. Nossas postagens existentes permanecerão pesquisáveis para que você possa ver todo o nosso excelente conteúdo e soluções. Se precisar iniciar uma nova conversa em nossa Comunidade de Inglês, clique aqui.
- Comunidade de Suporte HP
- >
- Impressoras
- >
- Dicas
- >
- Questões comuns relacionadas a impressoras HP em r...
- Inscrever-se no RSS Feed
- Marcar tópico como novo
- Marcar tópico como lido
- Flutuar este Tópico do usuário atual
- Favorito
- Inscrever-se
- Emudecer
- Página amigável para impressora
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Emudecer
- Inscrever-se no RSS Feed
- Realçar
- Imprimir
Questões comuns relacionadas a impressoras HP em rede
em 07-12-2010 04:45 PM
Impressora compartilhada em rede é muito legal além de dar maior comodidade e economia, porém deve-se atentar a algumas questões antes de sair configurando a sua. Muitos usuários de impressoras HP veem no advento do roteador a oportunidade de utilizarem suas impressoras e multifuncionais HP em rede. Porém grande parte deles se depara com problemas de configuração e instalação que impossibilitam o uso do equipamento de modo compartilhado entre todos os computadores.
Este tópico visa tratar esta questão e esclarecer as principais causas para os problemas durante a configuração da rede. Vale ressaltar que a princípio em condições normais todos os modelos da HP podem ser compartilhados, porém existem algumas limitações físicas e técnicas em determinados casos, em relação às funções permitidas.
Meu modelo possui suporte a rede?
O primeiro passo é definir se o seu modelo possui ou não suporte a rede. Para diferenciar isso uma inspeção das características já é mais que suficiente. A maioria dos modelos domésticos não possui suporte ou conectividade de rede, portanto são menos indicados para a divisão de uso por mais de um computador. Os próprios drivers disponíveis no site da HP possuem a inscrição NonNet (Non-Network). Porém mesmo que o modelo não possua suporte à rede, ainda é possível utilizar a função impressão através do compartilhamento via Windows.
Modelos com suporte à rede geralmente possuem uma porta RJ-45 (cabo de rede) ou conectividade wireless, o que lhes permite confirmar o uso por diversos computadores, seja na função impressão quanto na digitalização. Eles geralmente possuem a opção de configuração por IP, muito requisitado em grandes redes inclusive para melhor gerenciamento. Equipamento corporativos, principalmente grande parte dos modelos da linha Laserjet e Officejet Pro contam com este diferencial por padrão.
Sistemas operacionais e relação 32 x 64 bits
Outro ponto importante a ser considerado é a questão dos sistemas operacionais utilizados nas estações que irão compartilhar a impressora. Logo para evitar incompatibilidades é preferencial que todos utilizem o mesmo sistema operacional, para que a configuração seja prática e funcional. Um exemplo clássico é o Windows XP, que por ser bastante difundido raramente possui problemas de funcionamento da impressora e utilização em rede, fazendo de sua configuração algo simples e quase automático.
Quando isso não for possível, o melhor é utilizar sistemas 32 bits para maximizar as chances de funcionamento. Caso algum computador utilize a arquitetura 64 bits, é necessário baixar e instalar o driver compatível na estação em questão. Assim, a biblioteca deste computador adquire os arquivos de drivers necessários para reconhecimento e uso da impressora, fazendo com que esta estação detecte o modelo ao ser compartilhado seu uso.
Existe também a opção de adicionar ao computador que irá compartilhar a impressora, os drivers necessários para configurá-la no outro computador que irá receber a impressora compartilhada e possui uma versão de sistema operacional diferente. Isso fica visível na opção Drivers Adicionais da guia Compartilhamento em Propriedades, ao clicar com o botão direito sobre a impressora em Impressoras e Dispositivos de Fax no Windows. Ou na opção Adicionar, na aba Drivers em Propriedades do Servidor de Impressão, que fica disponível no menu horizontal superior de Dispositivos e Impressoras ao apenas selecionar uma impressora no Windows 7, por exemplo.
Em alguns modelos – em geral os que possuem suporte a rede - é possível até instalar os drivers remotamente e selecionar a opção de que a impressora está conectada a outro computador numa rede local. Isso facilita a configuração, pois o próprio assistente da HP se encarrega de fazer todos os ajustes devidos.
Servidores de Impressão (Print Servers)
Uma alternativa plausível para impressoras que não possuem suporte a rede também é o uso de servidores de impressão, dispositivos que convertem a conexão USB do modelo em uma porta de rede e que são indicados para redes com mais de 10 computadores. A própria HP possui modelos de print servers da linha HP JetDirect, inclusive com opções sem fio. Porém nada impede o usuário de optar por modelos de servidores de impressão de outras fabricantes como D-Link, TrendNet, Netgear, TP-Link, Linksys, entre outros...
Muitos problemas acontecem principalmente quando o servidor de impressão não é compatível ou não suporta o modelo da impressora ou sistema operacional utilizado. Então o melhor é sempre pesquisar e verificar as características e compatibilidade antes da compra do acessório direto com a fabricante dele. Para fazer um teste básico, basta instalar a impressora HP via USB localmente e testá-la. Você pode verificar se ela funciona localmente ou no compartilhamento através do Windows. Caso em alguma destas duas situações ela funcione, normalmente é sinal de que não há problemas com o equipamento.
Porém um detalhe a ser levado em conta neste caso é que a garantia de funcionamento nestas condições deve ser da fabricante do servidor de impressão, logo a responsabilidade em garantir o funcionamento é especialmente dela. Portanto infelizmente nós colegas consumidores do fórum não podemos ajudar exatamente em todas as situações, principalmente as que dependem de informações e configurações por parte de outras fabricantes.
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Emudecer
- Inscrever-se no RSS Feed
- Realçar
- Imprimir
Questões comuns relacionadas a impressoras HP em rede
em 07-12-2010 05:24 PM - editado pela última vez em 04-04-2017 12:50 PM por OscarFuentes
Redes Sem Fio
A configuração em rede no caso dos modelos de impressoras com conectividade wireless é relativamente mais fácil que as outras. Isso porque a relação entre os computadores e o equipamento está de forma descentralizada, sem anfitrião e estação, todos estão no mesmo nível. Mesmo assim alguns detalhes devem ser observados.
Existem três modos de configurar uma impressora wireless: o WPS (Wi-fi Protected Setup), o infraestrutura e o ad-hoc. O primeiro é uma característica disponível em alguns modelos de roteadores com a função WPS, que visa facilitar a configuração de uma rede sem fio onde as definições de segurança são efetuadas automaticamente.
Já o modo infraestrutura é o meio mais tradicional e seguro de compartilhar sem fio. Ele utiliza o roteador como um intermediário da conexão entre o computador e a impressora, facilitando a utilização por diversas máquinas sem que a principal ou uma delas esteja ligada. Deste modo o computador também não precisa necessariamente possuir conectividade wireless, basta estar conectado ao roteador que ele se se comunique remotamente e sem fios com a impressora.
O terceiro é o ad-hoc, muito utilizado para se fazer uma comunicação direta entre a impressora e o computador. Um bom e prático exemplo para se optar por este modo é quando você possui um notebook com adaptador wi-fi e deseja utilizar as funções sem fio, mas não dispõe de um roteador ou deseja se conectar diretamente.
Em todos estes casos é recomendável ler atentamente o manual dei instruções para que a configuração possa ser efetuada com sucesso. Em alguns modelos ainda é necessário utilizar um cabo USB durante o processo, porém nestas situações ele acompanha o produto.
Novas Tecnologias
HP Smart Install
Para finalizar existem os modelos com a nova tecnologia Smart Install da HP que promete facilitar a configuração em rede da sua impressora. A novidade promete (eu disse promete) fazer com que a configuração em rede de uma impressora seja tão fácil e prática como o plug & play, uma espécie de plug and print. A impressora armazena o seu driver em sua memória e assim que é conectada a um computador logo o instala, é o “início do fim” dos CDs de instalação.
Não que a configuração de rede fique praticamente nula ou inexistente, mas com os drivers embutidos indiretamente será menos necessário operar configurações mais avançadas e num futuro bastará apenas conectar um cabo USB ou de rede para em alguns minutos conseguir imprimir de diversos computadores e o compartilhamento poderá ser feito pois a própria impressora já possui os drivers a serem enviados durante o compartilhamento, independente da versão o sistema operacional. A tecnologia está debutando em alguns modelos da linha Laserjet Pro, porém é aguardado que se expanda a outros produtos da HP. Resta torcer e esperar pela facilidade!
Sobre a tecnologia HP Smart Install (em inglês)
Vídeo informativo sobre o HP Smart Install
ePrint
A mais recente novidade da HP permite que o usuário imprima fotos e documentos remotamente em qualquer lugar do mundo. O funcionamento se dá de forma bem simples, um endereço de e-mail é atribuído a impressora e a cada envio para esta caixa o equipamento imprime a solicitação. A função é suportadas por serviços de e-mail e as plataformas de celulares mais conhecidas.
O serviço é gratuito, mas para funcionar você deve estar conectado à internet, assim como a impressora para receber o documento. Os arquivos suportados são os da suíte de aplicativos Office como Word, PowerPoint, Outlook e Excel, além dos formatos PDF, TXT e imagens em Bitmap, JPEG, PNG, GIF e TIFF e o tamanho máximo do anexo é de 5Mb.
A tecnologia foi apresentada em Outubro proporciona a integração da impressora com os conceitos da computação em nuvem. Abaixo você encontra uma lista com as séries de modelos compatíveis com a tecnologia, provavelmente até o Natal aparecerão ainda outros modelos. Pode ser que futuramente liberem atualizações ou firmwares que habilitem a opção em alguns modelos anteriores, porém isso é apenas uma possibilidade.
Modelos suportados pela tecnologia ePrint
Para mais informações sobre a tecnologia, acesse ePrint Center
Depois de listar todos os tipos de configuração de rede, suas características, impossibilidades e afins, espero que o assunto esteja esclarecido e ao menos encaminhado para uma solução. Caso ainda encontre problemas para a configuração você pode utilizar o utilitário de diagnóstico de rede que irá fazer um teste de verificação e constatar se a sua rede possui problemas ou falhas a serem corrigidas, para que a impressora ou multifuncional HP funcione corretamente. O link para download é este. Boa sorte!
Utilitário de Diagnóstico de Rede Doméstica HP
Obs: Se você gostou da explicação deste tópico, por favor clique na estrela do botão azul ao lado para oferecer um kudo como agradecimento.