cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Clique aqui

  • post a message
  • ×
    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Clique aqui

  • post a message
Nota para problemas comuns em Impressoras
Se você está com problemas de IMPRESSORA EM ESTADO DE ERRO, confira o tópico: Impressora exibe mensagem de estado de erro.
Highlighted
Reitor
Reitor
Mensagem 1 de 2
5.048Exibições
Reportar Mensagem

Questões comuns relacionadas a impressoras HP em rede

Impressora compartilhada em rede é muito legal além de dar maior comodidade e economia, porém deve-se atentar a algumas questões antes de sair configurando a sua. Muitos usuários de impressoras HP veem no advento do roteador a oportunidade de utilizarem suas impressoras e multifuncionais HP em rede. Porém grande parte deles se depara com problemas de configuração e instalação que impossibilitam o uso do equipamento de modo compartilhado entre todos os computadores.

 

Este tópico visa tratar esta questão e esclarecer as principais causas para os problemas durante a configuração da rede. Vale ressaltar que a princípio em condições normais todos os modelos da HP podem ser compartilhados, porém existem algumas limitações físicas e técnicas em determinados casos, em relação às funções permitidas.

 

Meu modelo possui suporte a rede?


O primeiro passo é definir se o seu modelo possui ou não suporte a rede. Para diferenciar isso uma inspeção das características já é mais que suficiente. A maioria dos modelos domésticos não possui suporte ou conectividade de rede, portanto são menos indicados para a divisão de uso por mais de um computador. Os próprios drivers disponíveis no site da HP possuem a inscrição NonNet (Non-Network). Porém mesmo que o modelo não possua suporte à rede, ainda é possível utilizar a função impressão através do compartilhamento via Windows.

 

Modelos com suporte à rede geralmente possuem uma porta RJ-45 (cabo de rede) ou conectividade wireless, o que lhes permite confirmar o uso por diversos computadores, seja na função impressão quanto na digitalização. Eles geralmente possuem a opção de configuração por IP, muito requisitado em grandes redes inclusive para melhor gerenciamento. Equipamento corporativos, principalmente grande parte dos modelos da linha Laserjet e Officejet Pro contam com este diferencial por padrão.

 

Sistemas operacionais e relação 32 x 64 bits


Outro ponto importante a ser considerado é a questão dos sistemas operacionais utilizados nas estações que irão compartilhar a impressora. Logo para evitar incompatibilidades é preferencial que todos utilizem o mesmo sistema operacional, para que a configuração seja prática e funcional. Um exemplo clássico é o Windows XP, que por ser bastante difundido raramente possui problemas de funcionamento da impressora e utilização em rede, fazendo de sua configuração algo simples e quase automático.

 

Quando isso não for possível, o melhor é utilizar sistemas 32 bits para maximizar as chances de funcionamento. Caso algum computador utilize a arquitetura 64 bits, é necessário baixar e instalar o driver compatível na estação em questão. Assim, a biblioteca deste computador adquire os arquivos de drivers necessários para reconhecimento e uso da impressora, fazendo com que esta estação detecte o modelo ao ser compartilhado seu uso.

 

Existe também a opção de adicionar ao computador que irá compartilhar a impressora, os drivers necessários para configurá-la no outro computador que irá receber a impressora compartilhada e possui uma versão de sistema operacional diferente. Isso fica visível na opção Drivers Adicionais da guia Compartilhamento em Propriedades, ao clicar com o botão direito sobre a impressora em Impressoras e Dispositivos de Fax no Windows. Ou na opção Adicionar, na aba Drivers em Propriedades do Servidor de Impressão, que fica disponível no menu horizontal superior de Dispositivos e Impressoras ao apenas selecionar uma impressora no Windows 7, por exemplo.

 

Em alguns modelos – em geral os que possuem suporte a rede - é possível até instalar os drivers remotamente e selecionar a opção de que a impressora está conectada a outro computador numa rede local. Isso facilita a configuração, pois o próprio assistente da HP se encarrega de fazer todos os ajustes devidos.

 

Servidores de Impressão (Print Servers)

 

Uma alternativa plausível para impressoras que não possuem suporte a rede também é o uso de servidores de impressão, dispositivos que convertem a conexão USB do modelo em uma porta de rede e que são indicados para redes com mais de 10 computadores. A própria HP possui modelos de print servers da linha HP JetDirect, inclusive com opções sem fio. Porém nada impede o usuário de optar por modelos de servidores de impressão de outras fabricantes como D-Link, TrendNet, Netgear, TP-Link, Linksys, entre outros...

 

Muitos problemas acontecem principalmente quando o servidor de impressão não é compatível ou não suporta o modelo da impressora ou sistema operacional utilizado. Então o melhor é sempre pesquisar e verificar as características e compatibilidade antes da compra do acessório direto com a fabricante dele. Para fazer um teste básico, basta instalar a impressora HP via USB localmente e testá-la. Você pode verificar se ela funciona localmente ou no compartilhamento através do Windows. Caso em alguma destas duas situações ela funcione, normalmente é sinal de que não há problemas com o equipamento.

 

Porém um detalhe a ser levado em conta neste caso é que a garantia de funcionamento nestas condições deve ser da fabricante do servidor de impressão, logo a responsabilidade em garantir o funcionamento é especialmente dela. Portanto infelizmente nós colegas consumidores do fórum não podemos ajudar exatamente em todas as situações, principalmente as que dependem de informações e configurações por parte de outras fabricantes.

1 RESPONDER 1
Highlighted
Reitor
Autor
Reitor
Mensagem 2 de 2
Reportar Mensagem

Questões comuns relacionadas a impressoras HP em rede

Redes Sem Fio


A configuração em rede no caso dos modelos de impressoras com conectividade wireless é relativamente mais fácil que as outras. Isso porque a relação entre os computadores e o equipamento está de forma descentralizada, sem anfitrião e estação, todos estão no mesmo nível. Mesmo assim alguns detalhes devem ser observados.

 

Existem três modos de configurar uma impressora wireless: o WPS (Wi-fi Protected Setup), o infraestrutura e o ad-hoc. O primeiro é uma característica disponível em alguns modelos de roteadores com a função WPS, que visa facilitar a configuração de uma rede sem fio onde as definições de segurança são efetuadas automaticamente.

 

Já o modo infraestrutura é o meio mais tradicional e seguro de compartilhar sem fio. Ele utiliza o roteador como um intermediário da conexão entre o computador e a impressora, facilitando a utilização por diversas máquinas sem que a principal ou uma delas esteja ligada. Deste modo o computador também não precisa necessariamente possuir conectividade wireless, basta estar conectado ao roteador que ele se se comunique remotamente e sem fios com a impressora.

 

O terceiro é o ad-hoc, muito utilizado para se fazer uma comunicação direta entre a impressora e o computador. Um bom e prático exemplo para se optar por este modo é quando você possui um notebook com adaptador wi-fi e deseja utilizar as funções sem fio, mas não dispõe de um roteador ou deseja se conectar diretamente.

 

Em todos estes casos é recomendável ler atentamente o manual dei instruções para que a configuração possa ser efetuada com sucesso. Em alguns modelos ainda é necessário utilizar um cabo USB durante o processo, porém nestas situações ele acompanha o produto.

 

Novas Tecnologias


HP Smart Install


Para finalizar existem os modelos com a nova tecnologia Smart Install da HP que promete facilitar a configuração em rede da sua impressora. A novidade promete (eu disse promete) fazer com que a configuração em rede de uma impressora seja tão fácil e prática como o plug & play, uma espécie de plug and print. A impressora armazena o seu driver em sua memória e assim que é conectada a um computador logo o instala, é o “início do fim” dos CDs de instalação.

 

Não que a configuração de rede fique praticamente nula ou inexistente, mas com os drivers embutidos indiretamente será menos necessário operar configurações mais avançadas e num futuro bastará apenas conectar um cabo USB ou de rede para em alguns minutos conseguir imprimir de diversos computadores e o compartilhamento poderá ser feito pois a própria impressora já possui os drivers a serem enviados durante o compartilhamento, independente da versão o sistema operacional. A tecnologia está debutando em alguns modelos da linha Laserjet Pro, porém é aguardado que se expanda a outros produtos da HP. Resta torcer e esperar pela facilidade!

 

Sobre a tecnologia HP Smart Install (em inglês)

 

Vídeo informativo sobre o HP Smart Install

 

ePrint


A mais recente novidade da HP permite que o usuário imprima fotos e documentos remotamente em qualquer lugar do mundo. O funcionamento se dá de forma bem simples, um endereço de e-mail é atribuído a impressora e a cada envio para esta caixa o equipamento imprime a solicitação. A função é suportadas por serviços de e-mail e as plataformas de celulares mais conhecidas.

 

O serviço é gratuito, mas para funcionar você deve estar conectado à internet, assim como a impressora para receber o documento. Os arquivos suportados são os da suíte de aplicativos Office como Word, PowerPoint, Outlook e Excel, além dos formatos PDF, TXT e imagens em Bitmap, JPEG, PNG, GIF e TIFF e o tamanho máximo do anexo é de 5Mb.

 

A tecnologia foi apresentada em Outubro proporciona a integração da impressora com os conceitos da computação em nuvem. Abaixo você encontra uma lista com as séries de modelos compatíveis com a tecnologia, provavelmente até o Natal aparecerão ainda outros modelos. Pode ser que futuramente liberem atualizações ou firmwares que habilitem a opção em alguns modelos anteriores, porém isso é apenas uma possibilidade.

 

Modelos suportados pela tecnologia ePrint

 

Primeiros Passos

 

Para mais informações sobre a tecnologia, acesse ePrint Center

 

Depois de listar todos os tipos de configuração de rede, suas características, impossibilidades e afins, espero que o assunto esteja esclarecido e ao menos encaminhado para uma solução. Caso ainda encontre problemas para a configuração você pode utilizar o utilitário de diagnóstico de rede que irá fazer um teste de verificação e constatar se a sua rede possui problemas ou falhas a serem corrigidas, para que a impressora ou multifuncional HP funcione corretamente. O link para download é este. Boa sorte!

 

Utilitário de Diagnóstico de Rede Doméstica HP

 

Obs: Se você gostou da explicação deste tópico, por favor clique na estrela do botão azul ao lado para oferecer um kudo como agradecimento.

Nota para problemas comuns em Impressoras
Se você está com problemas de IMPRESSORA EM ESTADO DE ERRO, confira o tópico: Impressora exibe mensagem de estado de erro.
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação