cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Clique aqui

  • post a message
  • ×
    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Clique aqui

  • post a message
Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
Highlighted
Administrador da HP
Administrador da HP
Mensagem 1 de 1
960Exibições
Reportar Mensagem

Computadores HP - Remover e impedir a entrada de vírus no computador (Windows 10, 8)

Olá, 

 

A dica desse mês que resolvi trazer para vocês é sobre a segurança de nossas informações.

Pois, com a tecnologia avançando a cada dia, precisamos saber proteger e corrigir possíveis falhas.

 

Espero que ajude.

 

Computadores HP - Remover e impedir a entrada de vírus no computador (Windows 10, 😎

 

Ele explica as diferenças entre os vírus, fornece instruções para removê-los e oferece sugestões para impedir futuras infecções. Existem milhares de vírus, programas de software e ameaças de segurança que podem danificar seu computador com Windows, permitem que informações particulares sejam acessadas por outras pessoas ou reduzem a velocidade do computador.
Este documento não se refere a spyware (programa espião), adware (publicidade não desejada) ou browser hijacking (sequestro de navegador). Os spywares podem fazer o computador ficar lento ao se conectar à Internet, e é possível perceber que ele está com vírus, porém isso não será discutido aqui. Para mais informações sobre spyware, adware ou sequestro de navegador, consulte Sobre spyware, adware e softwares de sequestro de navegador.

  

Instruções para remover e evitar vírus

As instruções desta seção o ajudarão a localizar, eliminar e evitar vírus no computador.
 OBSERVAÇÃO:
Para proteger totalmente o computador de ataques de vírus, instale e use um firewall. O Microsoft Windows possui um firewall integrado. Muitos computadores HP e Compaq novos também vêm com software de firewall alternativo. Além disso, há vários aplicativos de firewall que podem ser obtidos por meio de pesquisa na Internet.
Após a manutenção do computador ou a recuperação do sistema, o software retorna à configuração original, restabelecendo as mesmas condições existentes quando o computador foi comprado. Todas as atualizações de software e drivers, instaladas no computador desde a primeira inicialização, serão perdidas. Nessa condição de fábrica, o computador estará mais suscetível a vírus, pois as atualizações de segurança instaladas anteriormente também terão sido removidas. Siga as instruções desta seção após ter sido feita a manutenção do computador ou a recuperação do sistema.
Use regularmente o Windows Update para ajudar a prevenir infecções. A instalação das atualizações críticas mais recentes da Microsoft torna o computador mais seguro. Mesmo que atualizações críticas tenham sido instaladas há uma semana, verifique novamente se estão disponíveis mais recentes. Verifique regularmente se há atualizações do Windows.
A Microsoft fornece com frequência atualizações críticas para deixar o Windows mais seguro. Essas atualizações são importantes para proteger o computador. Se você tiver conexão permanente em banda larga, configure a ferramenta Windows Update para verificar de forma automática se há atualizações diariamente.
Para mais detalhes sobre as vulnerabilidades mais recentes, consulte esta página da Microsoft: Boletins de segurança da Microsoft.
O Windows envia atualizações de segurança automaticamente conforme necessário. Porém, é possível procurar e instalar manualmente atualizações de segurança fazendo o seguinte:
  1. No Windows, pesquise por e abra Verificar se há atualizações.
  2. Clique em Verificar se há atualizações.

    Figura : Verificar se há atualizações (Windows 10)

    Verificar se há atualizações (Windows 10)

    Figura : Verificar se há atualizações (Windows 😎

    Verificar se há atualizações (Windows 8)

    Quando a pesquisa estiver concluída, o Windows fornecerá um resumo das atualizações encontradas, caso haja alguma.

    Figura : O dispositivo está atualizado (Windows 10)

    O dispositivo está atualizado (Windows 10)

    Figura : Resumo das atualizações encontradas (Windows 😎

    Resumo das atualizações (Windows 8)

    Windows 10: Se houver atualizações disponíveis, o Windows baixa e instala as atualizações automaticamente.
    Windows 8: Clique em Instalar atualizações para instalar as atualizações de segurança mais recentes, caso haja alguma.
Etapa 2: Verificar se o software antivírus está instalado corretamente
Muitos computadores HP e Compaq vêm com uma versão de avaliação já instalada de um software antivírus, mas verifique se ela está configurada e funcionando corretamente.
 OBSERVAÇÃO:
O computador pode ter vindo com uma assinatura gratuita de 60 dias do Norton Internet Security. A HP recomenda seguir os avisos na tela para renovar sua assinatura. A renovação da assinatura não apenas ajuda a proteger o sistema contra novas ameaças, mas também pode aprimorar o Norton Internet Security com proteção online, que é mais rápida, mais receptiva e usa menos memória.
Etapa 3: Instalar o software antivírus
Se não houver software antivírus instalado, a HP recomenda a instalação. Novos vírus são criados e espalhados constantemente e, sem um antivírus, os arquivos e pastas do computador ficam desprotegidos.
Muitos computadores HP e Compaq com Windows incluem o Windows Defender. Outros computadores HP e Compaq podem vir com versões de avaliação gratuitas de outros software antivírus. Essas versões de avaliação geralmente são limitadas e podem ser mantidas atualizadas por um período específico. Quando esse período termina, o computador torna-se mais vulnerável a novos vírus e ameaças à segurança. Adquira ou atualize a assinatura para manter as definições de vírus atuais e continuar protegendo o computador.
 OBSERVAÇÃO:
Se você tiver um antivírus instalado, mas deseja instalar um outro, desinstale o anterior antes de instalar o novo.
Caso não tenha nenhum software antivírus instalado, você pode usar outros produtos desenvolvidos por profissionais. Para obter mais informações, consulte o Suporte relacionado.

Etapa 4: Atualizar as definições do software antivírus
Como novos vírus são criados e disseminados com frequência, atualize os arquivos de definições do antivírus regularmente. Um arquivo de definição é uma lista de vírus conhecidos usada pelo software para procurar e eliminar os vírus. Faça o seguinte para atualizar as definições de vírus:
  1. Abra o software antivírus.
  2. Clique nos botões ou itens de menu que indicarem atualizar ou live update.
  3. Uma janela de atualização será exibida. Siga as instruções exibidas na tela para atualizar o software antivírus.
    Se a janela não for exibida ou se não for possível encontrar o recurso de atualização, acesse o site do fabricante do antivírus para obter mais informações. Para obter uma lista de sites de suporte de antivírus, consulte a seção Suporte relacionado.
Etapa 5: Verificar se há vírus no computador
Após atualizar os arquivos de definição do antivírus, verifique se há vírus no computador. Como cada antivírus tem sua
forma particular de procurar vírus, consulte o site do fabricante do software ou os arquivos de ajuda se precisar de auxílio na verificação. Geralmente, para verificar se há vírus, basta abrir o software antivírus e clicar no botão Scan (verificar). Para obter uma lista de sites de suporte de antivírus, consulte a seção Suporte relacionado.
Por exemplo, ao usar o Windows Defender para procurar software malicioso, você faz o seguinte:
  1. No Windows, procure por Windows Defender e abra-o.
  2. Clique em Digitalizar agora.

    Figura : Tela de abertura do Windows Defender

    Tela de abertura do Windows Defender
Se um vírus for encontrado, pode ser que alguns arquivos do computador já tenham sido danificados ou destruídos por ele. O antivírus talvez consiga reparar os danos. Se o software não conseguir reparar o dano, pode ser necessário recuperar completamente o computador. ConsulteSuporte relacionado para obter informações sobre como executar uma recuperação do sistema.
 OBSERVAÇÃO:
Se um vírus tiver sido encontrado e removido, abra a Restauração do sistema e exclua as datas em que ele esteve ativo. Isso impedirá que o computador seja infectado novamente por acidente. Consulte Suporte relacionado para obter informações sobre como usar a Restauração do Sistema da Microsoft.
Para mais informações sobre como usar o Windows Defender, consulte Usar o Windows Defender para evitar problemas causados por malware (Windows 10, 😎.
 
 
Qualquer dúvida nos pergunte. 😉
 
Abraços,

JessikaV
Moderadora do Fórum dos usuários HP
Eu trabalho para a HP

Primeira vez na Comunidade? Saiba por onde começar! Conheça as Regras de Participação e a Netiqueta da Comunidade. Já pesquisou, mas não encontrou a sua dúvida na Comunidade? Crie um novo tópico na comunidade. Saiba como encontrar as suas postagens e inscreva-se no tópico para ler respostas por email.


Seja um Expert HP você também!


Saiba como fazer parte do grupo de Experts no Portal dos Experts HP!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Responder
Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação