Problemas para fazer login? Clique aqui!
Publicar nova pergunta
Pergunta
Responder
 
Highlighted
Moderador
Mensagens: 6.532
Membro desde: ‎27-03-2014
Mensagem 1 de 1 (1.145 Exibições)

Recomendações de uso, transporte e proteção do notebook HP

Olá!

 

Hoje em dia é muito mais prática a utilização de notebooks para viajar, trabalhar e claro, estudar.

Então, trouxe algumas dicas de como melhorar a durabilidade dos acessórios e de seu equipamento.

 

Espero que seja útil.

 

Recomendações de uso, transporte e proteção do notebook HP

 

Os notebooks HP foram projetados para uso em escritórios, escolas e ambientes domésticos. Sob estas condições e ao seguir as diretrizes deste documento, seu notebook HP não deverá apresentar riscos a você ou ao ambiente no qual se encontra. Entretanto, o notebook, usado em condições normais, gera calor e faz uso de eletricidade, portanto algumas precauções devem ser levadas em consideração para que sejam evitadas lesões pessoais ou materiais. Este documento aborda diretrizes básicas para o uso adequado de um notebook. Para obter informações mais detalhadas, leia o Guia de Segurança e Conforto fornecido com o equipamento e no endereçohttp://www.hp.com/ergo/pdfs/417893-203.pdf .

Se a segurança é um item importante, você também deseja aproveitar o máximo de seu notebook e evitar reparos dispendiosos. Se você seguir as instruções e tomar as precauções descritas neste documento, o seu notebook HP poderá proporcionar a você muitos anos de uso livre de problemas.

 

WARNING: Para reduzir a possibilidade de lesões relacionadas ao calor ou superaquecimento do computador, não o coloque diretamente no colo ou obstrua suas passagens de ar. Utilize o computador apenas em superfícies planas e duras. Não permita que outra superfície rígida, como a lateral de uma impressora, ou uma superfície macia, como um travesseiro, tapetes ou roupas, bloqueiem a circulação de ar. Além disso, não permita que o adaptador CA fique em contato com a sua pele ou em superfícies macias, como travesseiros, tapetes ou roupas, durante o uso. O computador e o adaptador CA estão em conformidade com os limites de temperatura para superfícies acessíveis pelo usuário, assim como definidos pelo Padrão Internacional de Segurança de Equipamentos de Tecnologia da Informação (IEC 60950).
 

Dicas ambientais para notebooks HP

É possível reduzir de forma significativa os riscos ao notebook se o ambiente ao redor dele for observado. Leia a seção abaixo para conhecer precauções ambientais simples, que podem ser tomadas para ajudar seu notebook a funcionar conforme projetado.

Utilize seu notebook em uma superfície rígida, como uma mesa ou bandeja.

Não utilize o notebook deixando-o diretamente em seu colo ou permitindo que superfícies aquecidas façam contato direto com a sua pele. Se você quiser usá-lo no colo, coloque-o sobre uma superfície plana e firme, como aquelas bandejas de colo projetadas especificamente para notebooks.

Não use o notebook em superfícies macias, como edredons, almofadas e travesseiros, roupas ou carpetes. Essas superfícies podem bloquear o fluxo de ar pelas passagens, o que poderá causar aquecimento nos componentes do interior do notebook.

 

Dicas relacionadas à eletricidade para notebooks HP

A manutenção adequada dos componentes elétricos do notebook, como o adaptador e o cabo de alimentação, pode manter você e o notebook seguros contra danos em potencial. Não faça nada com o notebook ou com seus componentes aquilo que você não faria com outros tipos de dispositivos elétricos.

Use somente o adaptador de alimentação fornecido com seu notebook HP.

Para obter o melhor desempenho, utilize somente o adaptador de alimentação que veio com seu notebook HP e defina as configurações de gerenciamento de energia de modo que o equipamento tenha o desempenho ideal com base nos seus hábitos de utilização.

Para informações detalhadas de desempenho da bateria, consulte Melhorar o desempenho da bateria (Windows 8, 7, Vista) .

Para informações detalhadas sobre opções de gerenciamento de energia, consulte Gerenciar as opções de energia (Windows 8) , Gerenciar as opções de energia (Windows 7 e Vista) ou Gerenciamento de energia de notebooks com Windows 98, ME, XP e 2000 .

A maioria dos notebooks HP utiliza tecnologias inteligentes de adaptação de energia. Eles podem usar adaptadores de energia de outros notebooks HP os quais podem ter requisitos diferentes de potência.

Se você utiliza um adaptador de energia que possui potência inferior àquela que o seu notebook exige, poderá haver alguma compensação. A taxa de clock da CPU pode ser reduzida para economizar energia, o que pode fazer com que programas sejam executados mais lentamente, a bateria demore para carregar ou não seja carregada ou o adaptador de energia fique quente.

As informações de potência do adaptador de energia estão impressas na parte inferior do próprio adaptador.

Figure 1: Adaptador de energia - 65 W

Imagem de um adaptador de energia de 65 watts mostrando o local das informações de potência.

Figure 2: Adaptador de energia - 120 W

Imagem de um adaptador de energia de 120 watts mostrando o local das informações de potência.

Para obter informações detalhadas sobre a segurança da bateria, consulte O adaptador AC emite silvos e/ou estalos e pode ficar quente .

Para obter informações detalhadas sobre como verificar se o adaptador de alimentação está funcionando corretamente, consulte Testar o adaptador de alimentação CA .

Sempre conecte a fonte de alimentação do notebook a uma tomada aterrada.

Se você não usar uma tomada aterrada, você poderá ter uma sensação de vibração elétrica nos locais do notebook onde a palma de suas mãos tocar durante o uso.

Todos os testes de certificação dos adaptadores de alimentação para os notebooks HP são executados utilizando-se um adaptador de alimentação conectado à terra. Podem ocorrer danos se um adaptador de alimentação não aterrado estiver sujeito a picos de tensão ou descargas eletrostáticas.

Sempre guarde o cabo de alimentação do seu notebook sem aperto.

Enrole o cabo de alimentação deixando uma folga, quando precisar guardá-lo ou transportá-lo.

Utilize o padrão da "figura 8" quando precisar enrolar o cabo. Isso permite que o cabo seja facilmente armazenado, prevenindo quebras acidentais nos fios e evitando que fiquem emaranhados.

Figure 3: Armazenamento do cabo do adaptador de alimentação

Imagem do adaptador e cabo de alimentação adequadamente preparados para armazenamento

Nunca enrole o cabo de alimentação do seu notebook em torno do adaptador ou de qualquer outro objeto.

Não enrole o cabo de alimentação ao redor do adaptador ou de qualquer outro objeto, pois isso poderá quebrar acidentalmente os fios de cobre no interior do cabo.

Figure 4: Cabo do adaptador de alimentação enrolado de forma inadequada

Imagem do cabo de alimentação enrolado de forma inadequada em volta do adaptador.

Fios quebrados podem causar curto-circuito no adaptador e na fonte de alimentação interna do notebook. Fios quebrados podem causar choques em todos aqueles que tocarem o cabo e também podem apresentar risco de incêndio.

Figure 5: Cabo do adaptador de alimentação danificado

Imagem de um cabo de adaptador de alimentação danificado

Utilize o adaptador de alimentação do notebook em superfícies planas e duras.

Quando um grande número de aplicativos estiverem sendo executados ou quando a bateria estiver sendo recarregada, o adaptador de alimentação poderá ficar quente ao atingir o limite de energia.

Conecte o adaptador de alimentação a um filtro de linha de boa qualidade se sua fonte de alimentação local for instável.

Dicas de transporte para notebooks HP

A maioria dos notebooks foi projetada para que seja transportada com facilidade, mas isso não torna os equipamentos imunes a acidentes durante o transporte. Se você tiver cuidado no modo como manuseia o notebook, será possível reduzir os riscos de acidente.

Desligue o seu notebook antes de transportá-lo.

Certifique-se de que o notebook esteja totalmente desligado ao transportá-lo em uma maleta, colocando-o no modo de hibernação ou desligando-o completamente por meio do botão Desligar. Apenas fechar a tampa pode não desligar automaticamente o notebook.

Não coloque o notebook na maleta, na bolsa ou na mochila enquanto ele estiver ligado ou no modo suspensão ou no estado de espera; todos os LEDs deverão estar apagados. Isso poderá causar aquecimento nos componentes do interior do notebook.

Transporte o notebook com responsabilidade.

Não atire, solte ou bata objetos junto com o estojo de transporte ou o notebook.

Para informações detalhadas sobre como proteger seu notebook durante o transporte, consulte Usar o ProtectSmart para evitar danos à unidade de disco rígido .

Feche completamente a tampa do notebook antes de transportá-lo.

Feche o notebook totalmente, sem nada entre a tampa e o teclado, antes de transportá-lo.

Não coloque objetos, como canetas ou papel, entre o teclado e a tela para tentar transportar o notebook parcialmente fechado. Se os objetos se moverem, eles podem arranhar ou danificar a tela de LCD. Se for aplicada pressão ao gabinete e à tampa, os objetos poderão danificar a tela de LCD.

Retire o material de embalagem que fica entre o teclado e a tela após tirar o notebook da caixa.

Para obter informações detalhadas sobre telas de notebook, consulte Problemas com o monitor do notebook .

Transporte o notebook com segurança.

Transporte o notebook com segurança, fechando a tampa, carregando-o sob um braço ou usando as duas mãos para segurá-lo. Como alternativa, use uma maleta ou mochila para transportar o notebook. Se o computador estiver sujeito a movimentos intensos (quedas ou batidas contra outros objetos), coloque-o dentro de uma caixa ou embalagem à prova de impacto.

Verifique se a bateria está encaixada de maneira firme ao usar uma bateria estendida ou externa, para evitar que se solte durante o transporte.

Não transporte o notebook com a tampa aberta ou forçando as dobradiças. Nunca pegue ou carregue o notebook segurando-o pela tampa ou pela tela de LCD. Sempre que possível, levante o notebook pela parte inferior do gabinete e com a tampa fechada. As dobradiças não foram projetadas para suportar o peso total do notebook. Carregar o notebook com a tampa aberta deixa-o vulnerável a danos, caso derrube-o por não o ter transportado de maneira adequada.

Desconecte todos os cabos e dispositivos periféricos antes de transportar um notebook.

Ao transportar o notebook, sempre desconecte o cabo do adaptador de alimentação, o mouse e outros dispositivos periféricos.

Deixar acessórios ou adaptadores de alimentação conectados a um notebook durante o transporte pode danificar os acessórios e os conectores do notebook. Puxar, torcer ou apertar esses cabos pode danificar os conectores.

 

Abraços,

JessikaV
Moderadora do Fórum dos usuários HP

Eu trabalho para a HP

Primeira vez na Comunidade? Saiba por onde começar! Conheça as Regras de Participação e a Netiqueta da Comunidade. Já pesquisou, mas não encontrou a sua dúvida na Comunidade? Crie um novo tópico na comunidade. Saiba como encontrar as suas postagens e inscreva-se no tópico para ler respostas por email.


Seja um Expert HP você também!


Saiba como fazer parte do grupo de Experts no Portal dos Experts HP!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Responder
HP Suporte via Twitter
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação