cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
Nota para problemas comuns em Desktops
Se você está com problemas em seu TECLADO OU MOUSE SEM FIO, confira o tópico: Solucionar problemas com teclado / mouse sem fio.
Estudante Top
Estudante Top
3 1 0 1
Mensagem 1 de 4
557 Exibições
Reportar Mensagem

Ruído de funcionamento do HP All-in-one 27-dp0001np

27-dp0001np
Microsoft Windows 10 (64-bit)

Durante o normal funcionamento do meu equipamento: HP All-in-one 27-dp0001np, oiço um ruído de funcionamento que considero perturbador, irritante.

Uma vez que trabalho em silêncio (essencialmente utilizo o computador para escrever textos, que me requerem concentração), o ruído de funcionamento deste computador é muito desagradável. Depois de umas horas de trabalho, sempre a ouvir este ruído, acabo por ficar com dor de cabeça.

Não será uma questão de volume de ruído (habitualmente medido em decibéis), mas sim uma questão da frequência do ruído (habitualmente medido em hertz).

Depois de diversas verificações, chego à conclusão que este ruído terá a ver com velocidade da ventoinha do sistema / CPU.

Quando entro na BIOS (através de F10 no arranque do sistema), consigo ver (na área Thermal) que a velocidade da ventoinha oscila entre cerca de 1080rpm e cerca de 1120rpm.

Será esta oscilação (cerca de 40rpm) que provoca o ruído desagradável e que me desconcentra...

Já procurei e não encontro onde e/ou como altero a velocidade da ventoinha.

Através da área de testes aos componentes do sistema (acesso com F2), sei que o sistema altera a velocidade da ventoinha para fazer alguns testes. Por exemplo, no início do teste aos componentes térmicos da ventoinha, o sistema fica silencioso.

É exactamente esse silêncio que pretendo quando utilizo o computador normalmente.

Assim se o sistema altera a velocidade da ventoinha para os testes de diagnóstico aos componentes, então é isso que eu pretendo também: alterar a velocidade da ventoinha para conseguir ter silêncio e não acabar o dia com uma valente dor de cabeça, como tem acontecido com este ruído. 

3 RESPOSTAS 3
Reitor Reitor
Reitor
40,120 28,214 4,799 6,795
Mensagem 2 de 4
Reportar Mensagem

Ruído de funcionamento do HP All-in-one 27-dp0001np

Olá @NAF24 ,

 

Seja bem vindo a comunidade e agradecemos pelo post

 

Em alguns casos, atualizando a BIOS, o problema pode ser sanado. 

 

Em caso negativo, recomendo acionar a assistência técnica para uma análise

 

Att,


Bem-vindo à Comunidade, sou um voluntário e mensagens privadas não serão respondidas.
Se a resposta foi útil e/ou você gostaria de dizer "obrigado", clique no botão “ Sim ” Eu ajudei a resolver o problema? Não esqueça clique “Aceitar como uma solução” , se alguém tiver a mesma pergunta, esta solução pode ser útil.
Essa resposta foi útil? Sim Não
Estudante Top
Autor
Estudante Top
3 1 0 1
Mensagem 3 de 4
Reportar Mensagem

Ruído de funcionamento do HP All-in-one 27-dp0001np

Olá @Fabio_L32,

 

Obrigado pela sua resposta.

 

De facto tentei tudo:

-Pedi assistência junto da HP e entreguei o computador para verificação. Devolveram-me a dizer que foi realizada uma limpeza à ventoinha e substituída a pasta térmica. Disseram também que o ruído é normal...

 

-Como não posso aceitar que este ruído seja normal (pelo menos, normal no que se espera de um produto da marca HP...), então entendi que - quando era a própria HP a dizer que entendia que o ruído era normal - devia devolver o computador na loja onde o comprei. A loja não aceitou a devolução do computador, pois disse que eu escrevi no exterior da caixa (quando foi a própria HP que me disse para escrever no exterior da caixa). Então deixei o computador na loja para que essa resolvesse a questão com a HP.

 

-Telefonei para o serviço de assistência da HP a avisar que o computador havia ficado na loja (o caso de assistência foi aberto e dois meses depois, ainda assim está, aberto...), para que quando recebessem o computador na HP, soubessem que tinha a ver com a minha intenção de não ficar com um computador barulhento, com o qual não consigo trabalhar.

 

-O computador foi (outra vez) à HP e voltou à loja. Quando o fui buscar, disseram-me que a HP tinha limpo (outra vez) a ventoinha.

 

-Quando voltei a ligar o computador em casa, o serviço de suporte automático alertou para a existência de uma nova versão de BIOS (de F.20 para F.21). Claro que instalei. Sucede que não melhorou e até acho que piorou, a ventoinha continua com ruído insuportável e creio que começa a trabalhar com mais rapidez, passados poucos minutos de funcionamento.

 

Assim, como pode perceber Fábio, de momento tenho em casa um computador - que deve ter a ventoinha mais bem limpa de todos os HP do mundo! pois em 2 meses, foi limpa 2 vezes pelos serviços de assistência técnica da HP - mas com o qual não posso trabalhar (porque o ruído que produz - que a HP diz que é normal - não me deixa concentrar para fazer o meu trabalho), por isso tem estado desligado. Posso dizer que é o objecto de decoração mais caro que já comprei...

 

Ainda tenho o caso de assistência em aberto, só não sei se a HP alguma vez vai resolver este problema e como...

Essa resposta foi útil? Sim Não
Reitor Reitor
Reitor
40,120 28,214 4,799 6,795
Mensagem 4 de 4
Reportar Mensagem

Ruído de funcionamento do HP All-in-one 27-dp0001np

Olá @NAF24 

 

Ficamos no aguardo então

 

Att,


Bem-vindo à Comunidade, sou um voluntário e mensagens privadas não serão respondidas.
Se a resposta foi útil e/ou você gostaria de dizer "obrigado", clique no botão “ Sim ” Eu ajudei a resolver o problema? Não esqueça clique “Aceitar como uma solução” , se alguém tiver a mesma pergunta, esta solução pode ser útil.
Essa resposta foi útil? Sim Não
Nota para problemas comuns em Desktops
Se você está com problemas em seu TECLADO OU MOUSE SEM FIO, confira o tópico: Solucionar problemas com teclado / mouse sem fio.
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação