cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
Comunicados

Temos um novo conteúdo sobre Hotkey, clique aqui para conferir!

Nota para problemas comuns em Desktops
Se você está com problemas em seu TECLADO OU MOUSE SEM FIO, confira o tópico: Solucionar problemas com teclado / mouse sem fio.
Tutor
Tutor
3 2 1 1
Mensagem 1 de 5
6.058 Exibições
Reportar Mensagem

Solucionado!

Segundo HD SATA não é reconhecido no Win XP

Amigos, temos dois desktops HP b2030br aqui em casa e um deles queimou. Resolvi retirar o HD dele e instalar no outro como segundo HD para dados. Ambos são SATA, idênticos, estão formatados em NTFS e com o Win XP original de fábrica instalado. A placa mãe possui dois conectores para esse tipo de HD.

Conectei o novo HD na segunda porta SATA do desktop bom e ao ligar entrei na tela do BIOS para checar se havia sido detectado. Apareceu como segundo HD SATA, tudo ok até aqui. Porém, ao ligar o Win XP ele não aparece. Tentei no Gerenciamento do Computador, na parte de discos, e ele também não aparece lá. Alguém saberia por que?

Desliguei tudo e tentei trocar os dois HDs de posição na placa mãe, invertendo as conexões, colocando então o HD velho (que seria o segundo, para dados) no conector SATA 1 e o meu HD de sistema no conector SATA 2. Aí então, para minha surpresa, o sistema ligou dando o boot pelo HD velho (que também tinha o XP instalado) e detectou meu HD como segundo SATA!!! Como é que pode?

Eu queria o meu HD dando o boot e o HD velho formatado para dados como segundo HD. 
Alguém poderia me dar uma orientação?

Abraços!

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Tutor
Autor
Tutor
3 2 1 1
Mensagem 5 de 5
Reportar Mensagem

Solucionado!

Segundo HD SATA não é reconhecido no Win XP

Consegui resolver o problema. Como eu tinha certeza que o HD estava bom, testei os cabos e estavam ok, a BIOS estava enxergando ambas as unidades, a conclusão era que o problema era no XP. Entrei no Gerenciamento do Computador, na seção de Gerenciamento de Discos, só aparecia o primeiro HD. Resolvi checar todas as configurações e fui até o Gerenciador de Dispositivos, na seção dos controladores IDE. Há duas entradas de controladores IDE primários e duas de controladores IDE secundários. Dentro de cada uma delas há duas seções: disco 0 e disco 1. Nas opções do disco 1 (segundo disco) estava marcado para NENHUM (não me perguntem por que). Troquei todos para DETECÇÃO AUTOMÁTICA e reiniciei a máquina. Depois disso no Gerenciador de Discos já apareceu o segundo disco sem partição e formatação. Foi só formatar e pronto. Tudo ok agora.

 

Muito obrigado pela presteza e paciência na tentativa de resolver meu problema. Valeu mesmo!

Abraços!

Exibir solução no post original

Essa resposta foi útil? Sim Não
4 RESPOSTAS 4
Estudante de Graduação
Estudante de Graduação
213 76 29 68
Mensagem 2 de 5
Reportar Mensagem

Solucionado!

Segundo HD SATA não é reconhecido no Win XP

Boa Noite Newtinho

 

Em relação a sua duvida, pelo que entendi é que o HD antigo funcionou normalmente com o Boot para o Sistema porém o novo não, nesse caso a solução que posso lhe dar é, como o OS que você esta tentando aclopar com o outro HD é o XP ele so tem um problema, o Windows XP tem um problema de quando se é formatado e instalado o windows em um maquina com uma placa mãe ele da algum possivel erro de quando e colocado em outra maquina mesmo sendo quase que indentica, alguns drivers dão conflitos ocasionando o erro na hora de carregar o OS e efetuando o Reboot. No caso ou você formata o HD novo e reinstala o Sistema ou tenta entrar em modo Seguro usando a tecla F8 desinstalando os drivers e reinstalando posteriormente, creio que isso iria resolver por completo deixando um com o Sistema e o outro como HD escrava. Caso sua duvida não é essa peço desculpas e tente deixar mais claro para que possamos ajuda-lo.

Atenciosamente!

Márcio Costa
Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
3 2 1 1
Mensagem 3 de 5
Reportar Mensagem

Solucionado!

Segundo HD SATA não é reconhecido no Win XP

Olá, Márcio. Obrigado pela ajuda.

 

Simplificando, tenho uma máquina HP b2030br completa e original de fábrica e peguei outro HD de uma máquina idêntica para instalá-lo como segundo HD para dados. O boot vai continuar como sempre. Na tela de setup ambos aparecem mas ao entrar no XP só aparece o meu HD mesmo, o segundo não. Nem mesmo no Gerenciamento do Computador, na seção de Discos. Não consigo nem formatá-lo pois não aparece. Já tentei trocar os cabos, pensando ser problema com eles, mas não deu certo.

 

O que acha, será que tem solução?

 

Abraços

Essa resposta foi útil? Sim Não
Estudante de Graduação
Estudante de Graduação
213 76 29 68
Mensagem 4 de 5
Reportar Mensagem

Solucionado!

Segundo HD SATA não é reconhecido no Win XP

Boa Noite Newtinho

 

Amigo no caso você teste ela em todas as portas para ser uma HD escrava, com isso ela ira apenas servir para reconhecer caso a BIOS a reconheça tente entrar fisicamente via o Sistema Operacional com a HD que você informou que esta bootando, depois vá em Meu Computador e efetue Manualmente a Formatação do mesmo para verificar se ele efetua, caso ele consiga acredito que podemos discartar a parte de problema no HD como você ja efetuou a troca do cabo ja ajuda muito, veja se a fonte ela esta dando total energia para a HD pois ja vi muitos caso que por causa do Suporte da Fonte sobrecarregada não consegue efetuar todos procedimentos padrão para a atualização do mesmo, tente efetuar uma Desmagnetização caso acha necessario segurando por 30s o botão do Power, logo em seguida como power precionado retire o cabo de força aguarde os 30s, reconecte o cabo novamente e ligue a maquina. Creio que com os testes efetuado a unica questão a ser decidida sera problemas no Hardware.

Atenciosamente!

Márcio Costa
Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
3 2 1 1
Mensagem 5 de 5
Reportar Mensagem

Solucionado!

Segundo HD SATA não é reconhecido no Win XP

Consegui resolver o problema. Como eu tinha certeza que o HD estava bom, testei os cabos e estavam ok, a BIOS estava enxergando ambas as unidades, a conclusão era que o problema era no XP. Entrei no Gerenciamento do Computador, na seção de Gerenciamento de Discos, só aparecia o primeiro HD. Resolvi checar todas as configurações e fui até o Gerenciador de Dispositivos, na seção dos controladores IDE. Há duas entradas de controladores IDE primários e duas de controladores IDE secundários. Dentro de cada uma delas há duas seções: disco 0 e disco 1. Nas opções do disco 1 (segundo disco) estava marcado para NENHUM (não me perguntem por que). Troquei todos para DETECÇÃO AUTOMÁTICA e reiniciei a máquina. Depois disso no Gerenciador de Discos já apareceu o segundo disco sem partição e formatação. Foi só formatar e pronto. Tudo ok agora.

 

Muito obrigado pela presteza e paciência na tentativa de resolver meu problema. Valeu mesmo!

Abraços!

Essa resposta foi útil? Sim Não
Nota para problemas comuns em Desktops
Se você está com problemas em seu TECLADO OU MOUSE SEM FIO, confira o tópico: Solucionar problemas com teclado / mouse sem fio.
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação