cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
Comunicados

Temos um novo conteúdo sobre Hotkey, clique aqui para conferir!

Nota para problemas comuns em Desktops
Se você está com problemas em seu TECLADO OU MOUSE SEM FIO, confira o tópico: Solucionar problemas com teclado / mouse sem fio.
Estudante com Louvor
Estudante com Louvor
3 2 0 0
Mensagem 1 de 5
3.693 Exibições
Reportar Mensagem

Solucionado!

Upgrade no HP d325 Microtorre

Olá,

 

Há cerca de 2 anos ganhei um HP d325 Microtorre. Eu o recebi de uma pessoa que havia trocado os computadores de sua empresa, e esse PC seria destinado a doação ou ao descarte mesmo.

Durante esse tempo o computador me serviu perfeitamente, porém gostaria de melhorá-lo. Estou impossibilitado de comprar um PC novo, e quando o fizer quero mantê-lo funcionando para doá-lo ou para alguma outra função.

 

Vi algumas informações sobre componentes que podem ser trocados, no caso o HD (que andei pesquisando e soube que pode ser trocado por um de 160GB IDE), memória (até 2x 1GB)...

Gostaria de saber quais componentes eu poderia estar realizando o upgrade. Minha configuração básica no momento é:

 

HP d325 Microtorre

Processador Athlon XP 2000+

Memória 2x 512MB

HD 40GB IDE

Gravador DVD LG

Monitor CRT Compaq 17"

Windows XP Pro

 

Gostaria de outras duas informações também:

1º: O vídeo onboard suporta a resolução widescreen de 1366x768? Só tenho o monitor CRT e não tenho como testá-lo em um wide.

2º: Adquiri uma placa de vídeo XFX GeForce 6200 (512MB DDR2 AGP 8x) de segunda mão. Instalei a placa e ao ligar a máquina o vídeo onboard já havia sido desabilitado automaticamente. Na tela de carregamento do Windows, apareceram vários riscos brancos na tela, como se a imagem estivesse sendo carregada nessas áreas (algo semelhante com um jogo de Atari). Quando o sistema já está carregado, os riscos somem mas a resolução fica no mínimo. Quando eu tento aumentar a resolução a tela fica em modo texto, depois o sinal do vídeo é cortado e o monitor desliga, posteriormente o PC reinicia sozinho. O que pode estar acontecendo?

 

Desculpem pelas perguntas um tanto "genéricas".

 

Edit: Segue um relatório completo do sistema em HTML, gerado pelo AVG TuneUp e hospedado no CJB:

 

Relatório

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Reitor
Reitor
12,889 4,706 2,388 4,626
Mensagem 2 de 5
Reportar Mensagem

Solucionado!

Upgrade no HP d325 Microtorre

Olá Leonardo, vendo as especificações do seu modelo, concordo com o que disse quanto à capacidade máxima de memória RAM e em relação ao HD mais que 160Gb neste modelo não teria muita utilidade. Além disso acredito que você possa mudar o processador e adicionar uma placa de vídeo, talvez até um leitor de cartões multimídia no lugar do disquete.

 

O chip onboard de vídeo é um GeForce 4MX que não é tão ruim assim, suporta dois monitores simultâneos. Fora que as placas de vídeo aceitam resoluções de até 2.506 pixels, o que faz a limitação ser causada por conta do monitor utilizado, neste caso um CRT. A questão é o driver ter esse padrão, já que como é um produto antigo, talvez não tenha a relação 1366x768 exatamente, porém só num teste real mesmo para comprovar.

 

O erro apresentado das listras brancas verticais mostram que a placa de vídeo está ruim, e que logo, logo poderá pifar. Já no Windows a resolução pode ficar ruim em decorrência disso ou a falta do driver mesmo, já o desligamento pode ser conflito com o driver de vídeo da placa onboard. Seria interessante se pudesse testar com outra, modelos ocmo a FX5200 e MX440 também servem para isso. Assim poderia eliminar qualquer sombra de dúvida e tentar obter uma outra FX6200 que é muito boa na medida do possível. Em relação ao processador o seu modelo  suporta até um AMD Athlon XP 3100+ (2.2Ghz) com FSB 400 e 256Kb de cache L2. Boa sorte!

 

Obs: Se esta resposta lhe foi útil e resolveu ou esclareceu o problema, por favor marque o tópico como solucionado e clique na minha estrela para oferecer um kudo como agradecimento.

Exibir solução no post original

Essa resposta foi útil? Sim Não
4 RESPOSTAS 4
Reitor
Reitor
12,889 4,706 2,388 4,626
Mensagem 2 de 5
Reportar Mensagem

Solucionado!

Upgrade no HP d325 Microtorre

Olá Leonardo, vendo as especificações do seu modelo, concordo com o que disse quanto à capacidade máxima de memória RAM e em relação ao HD mais que 160Gb neste modelo não teria muita utilidade. Além disso acredito que você possa mudar o processador e adicionar uma placa de vídeo, talvez até um leitor de cartões multimídia no lugar do disquete.

 

O chip onboard de vídeo é um GeForce 4MX que não é tão ruim assim, suporta dois monitores simultâneos. Fora que as placas de vídeo aceitam resoluções de até 2.506 pixels, o que faz a limitação ser causada por conta do monitor utilizado, neste caso um CRT. A questão é o driver ter esse padrão, já que como é um produto antigo, talvez não tenha a relação 1366x768 exatamente, porém só num teste real mesmo para comprovar.

 

O erro apresentado das listras brancas verticais mostram que a placa de vídeo está ruim, e que logo, logo poderá pifar. Já no Windows a resolução pode ficar ruim em decorrência disso ou a falta do driver mesmo, já o desligamento pode ser conflito com o driver de vídeo da placa onboard. Seria interessante se pudesse testar com outra, modelos ocmo a FX5200 e MX440 também servem para isso. Assim poderia eliminar qualquer sombra de dúvida e tentar obter uma outra FX6200 que é muito boa na medida do possível. Em relação ao processador o seu modelo  suporta até um AMD Athlon XP 3100+ (2.2Ghz) com FSB 400 e 256Kb de cache L2. Boa sorte!

 

Obs: Se esta resposta lhe foi útil e resolveu ou esclareceu o problema, por favor marque o tópico como solucionado e clique na minha estrela para oferecer um kudo como agradecimento.

Essa resposta foi útil? Sim Não
Estudante com Louvor
Autor
Estudante com Louvor
3 2 0 0
Mensagem 3 de 5
Reportar Mensagem

Solucionado!

Upgrade no HP d325 Microtorre

Muito obrigado pela ajuda e pelas sugestões. Só mais algumas dúvidas:

1º: A capacidade máxima de HD que a máquina suporta é 160GB, ou é possível colocar um maior, ou mais de um com essa capacidade?

2º: O tipo de memória é determinado pelo barramento frontal, correto? Então se eu adquirir o processador mais "parrudo" possível para a máquina, quais pentes devo comprar?

3º: Alguns desses componentes são antigos e difíceis de achar. Será que ainda é possível encontrar em lojas especializadas (geralmente naquelas da região central de São Paulo)?

Essa resposta foi útil? Sim Não
Reitor
Reitor
12,889 4,706 2,388 4,626
Mensagem 4 de 5
Reportar Mensagem

Solucionado!

Upgrade no HP d325 Microtorre

Cara, você pode até testar um HD maior porque pelo que eu saiba não existe limite de capacidade de armazenamento, um disco rígido de 250Gb ou até mais ao meu ver funcionaria. Porém talvez a limitação seja da BIOS e a garantia de reconhecimento é até 160Gb, ou pelo menos era o máximo disponível na época (o que acredito mais). O melhor neste caso é testar na real mesmo, infelizmente a documentação é meio duvidosa quanto a isso.

 

As memórias nem sempre funcionam com o mesmo barramento do processador. No seu caso elas são DDR 333Mhz e talvez aceite até 400Mhz, mas não sei se irá trabalhar a 400Mhz junto com o processador ou ficará limitada pelo hardware. Pude verificar que existe uma opção de processador Athlon XP 3200+ (2.2Ghz), com FSB 400 e 512Kb de cache L2 ou o mesmo modelo na versão (2.33Ghz) com FSB 333Mhz e cache L2 512Kb também, se encontrá-las será uma boa. Sua placa tem suporte a dual channel então uma memória que possa trabalhar assim, com dois pentes idênticos, irá trazer benefícios também.

 

Em SP não sei afirmar e acredito que vendam só usados mesmo, é raridade. Porém aqui no Rio tem uma loja chamada Computer Hospital que vende produtos "fora de série" novos, sob uma marca própria ou revisados; tem caixa, manual, plástico e garantia, tudo certinho. Comprei uma placa-mãe para AMD 462 lá e sei que vendem GeForce FX5200/6200 também. O site deles é:

 

http://www.computerhospital.com.br

 

Obs: Se esta resposta lhe foi útil e resolveu ou esclareceu o problema, por favor marque o tópico como solucionado e clique na minha estrela para oferecer um kudo como agradecimento.

Essa resposta foi útil? Sim Não
Estudante com Louvor
Autor
Estudante com Louvor
3 2 0 0
Mensagem 5 de 5
Reportar Mensagem

Solucionado!

Upgrade no HP d325 Microtorre

Fiz uma busca pelo 3200+ e encontrei (pelo MercadoLivre) numa loja de Guarulhos, cidade próxima a minha residência.

Boa parte das peças eu também encontrei no site, por um preço até razoável. O processador eu achei por 99 reais.

Quanto ao HD, a minha BIOS é a versão mais atual disponibilizada no site da HP (v 2.09, de 2008).

Essa resposta foi útil? Sim Não
Nota para problemas comuns em Desktops
Se você está com problemas em seu TECLADO OU MOUSE SEM FIO, confira o tópico: Solucionar problemas com teclado / mouse sem fio.
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação