cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
Comunicados

Temos um novo conteúdo sobre Hotkey, clique aqui para conferir!

Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
Tutor
Tutor
16 13 0 0
Mensagem 1 de 24
3.569 Exibições
Reportar Mensagem

Memória compartilhada da placa de vídeo

Hp dq0011dx
Microsoft Windows 10 (64-bit)

Eu tenho um HP dq0011dx (i3-8145, 8gb ram ddr4 3200, SSD).

Originalmente ele tinha 4gb de ram, comprei mais 4gb e fiz o upgrade, meu problema se encontra na alocação de memória compartilhada com a minha placa de vídeo on-board (UHD 620). Ela fica com metade da minha memória (4gb dos 8gb que eu tenho) então mesmo que meu pc  tenha 8gb eu não consigo utilizá-los, pois eles ficam parados na minha gpu. Já tentei corrigir o problema de inúmeras maneiras, mas nada funciona corretamente.

O método que geralmente é mais comentado em fóruns é utilizar a BIOS, infelizmente é quase impossível, uma vez que a HP bloqueia as opções avançadas de memória compartilhada e afins.

Pude constatar que minha memória fica "parada" na gpu ao olhar o gerenciador de tarefas, quando chega por volta de 3.800 mb de memória o pc já começa a travar, enquanto isso minha memória de vídeo não passa de 2gb.

Gostaria de deixar 6gb de memória ram para minhas tarefas e dois gigas dela direcionada para o compartilhamente de memória da GPU on-board.

Por favor, se alguém souber de algo tente me ajudar, preciso dessa performance para o meu trabalho.

Outra coisa que é importante ressaltar é que acredito que isso seja realmente um problema com os pc's da HP, meu familiar tem um lenovo, também com 8gb de memória ram, com a mesma gpu on-board e no dele apenas 2gb ficam alocados para à GPU, que também é uma UHD 620.

 

 

23 RESPOSTAS 23
Ex-HP
Ex-HP
350 348 13 17
Mensagem 2 de 24
Reportar Mensagem

Memória compartilhada da placa de vídeo

Ola PedroCM, boa tarde.

 

Tudo bem? 

 

Poderia me informar qual o SN e PN de seu equipamento ? (Dessa forma poderei verificar a documentação de seu equipamento para melhor instrui-lo).

 

Inicialmente o alocamento de memória é limitado pela BIOS do equipamento, porem como me disse que está bloqueado, poderia me encaminhar uma foto com esse bloqueio relatado ? 

 

O processador desse equipamento é Intel ? Caso seja, por favor, desinstale o software controlador de video e instale novamente e verifique nesse software se não existe a opção de alocamento de memória.

 

Verifique também se as configurações de seu computador não está para alto desempenho, caso esteja, altere essa opção e veja se o alocamento de memória diminui.

 

Esse alocamento de memória normalmente se não for utilizado é destinado para onde mais é necessário, se puder me encaminhar uma foto com o relatado por você "Pude constatar que minha memória fica "parada" na gpu ao olhar o gerenciador de tarefas, quando chega por volta de 3.800 mb de memória o pc já começa a travar, enquanto isso minha memória de vídeo não passa de 2gb.".

 

LeandroSR

Suporte HP.

 

 

 

 

Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
16 13 0 0
Mensagem 3 de 24
Reportar Mensagem

Memória compartilhada da placa de vídeo

Olá Leandro, obrigado pelo suporte, vou encaminhar as fotos nas mensagens diretas.

Desculpe não ter respondido anteriormente, mas não tinha recebido nenhum e-mail sobre.

Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
16 13 0 0
Mensagem 4 de 24
Reportar Mensagem

Memória compartilhada da placa de vídeo

Já fazem alguns dias desde que mandei as mensagens privadas. Então, decidi que as enviarei aqui também.

codigo.jpgbios 4.jpgbios 3.jpgbios 2.jpgbios 1.jpg

Essas são as imagens da BIOS, como pode ser observado não há nenhuma configuração de memória avançada disponível para acesso. Esse é o código SN do produto que você havia pedido: 

ID do produto: 7FU46UA#ABA 

S/N#: 5CD938CDRM

A qualidade das caiu pois tive que redimensionar, uma vez que o tamanho máximo permitido é de 500KB.

Agora vou seguir as instruções que você passou.

 

UHD 620.pngGerenciador.png

coloquei os programas mais pesados que tenho para rodar, e com pode ser visto a minha gpu apenas utilizou 0,5 de 3.9gb, e os outros programas ficam limitados a utilizar 4gb apenas.

 

Gerenciador de Dispositivos.png

Eu desabilitei e habilitei o dispositivo, mas não alterou em nada.

 

Software Intel.png

Desinstalei esse software de comando da intel também, mas nele também não é possível fazer nenhuma alteração na memória compartilhada da gpu.

 

Planos de energia.png

Alterei de um plano de energia para o outro, mas novamente nada mudou em relação à memória compartilhada da gpu.

 

Essa resposta foi útil? Sim Não
Ex-HP
Ex-HP
350 348 13 17
Mensagem 5 de 24
Reportar Mensagem

Memória compartilhada da placa de vídeo

Ola PedroCM, boa tarde.

 

Efetuamos uma analise nas imagens enviadas e verificamos que não há como efetuar a alteração conforme necessário, pois o computador trabalha com uma memória dinâmica tal que a alocação da memória é destinada conforme a necessidade de utilização.

 

O senhor nos relatou que possui 8 GB de memoria RAM em seu equipamento e que 4 GB são destinados a memoria RAM e 4 GB são destinados para a placa de video, porem conforme imagem abaixo, fornecida pelo senhor, seu computador está consumindo toda memória de RAM praticamente e a GPU está consumindo apenas 0,5 GB, o que vemos na GPU onde informa XXX/3,9 GB é na verdade o máximo de memoria que o seu computador poderá realocar caso algum programa que o senhor utilize esteja solicitando essa quantidade de GPU, ele automaticamente irá escolher qual a divisão que irá trazer a melhor performance para o seu equipamento.

 

 

Espero ter sanado sua duvida.

 

LeandroSR.

Suporte HP.

 

 

Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
16 13 0 0
Mensagem 6 de 24
Reportar Mensagem

Memória compartilhada da placa de vídeo

Conseguir compreender sua resposta, mas uma coisa ainda me intriga. A questão é que não ocorre nenhuma alteração na alocação da minha memória, então eu ainda fico "preso" em utilizar 4gb. Outra coisa, entendo que estão sendo utilizados todos os 8gb, mas é preciso lembrar que meu sistema parece não alocar minha memória corretamente, uma vez que apenas aqueles 0,5gb dos 3,9gb disponíveis estão sendo utilizados de forma certa no meu pc. Por isso o gerenciador de tarefas constata que todos os 8gb de memória estão sendo utilizados, e isso não é verdade, se não minha memória compartilhada deveria estar parto dos 3,9gb.

O fato é que deve haver uma maneira de alterar essas configurações na BIOS, muitos computadores proporcionam essa opção, e isso não é algo que o windows faz, sim, ele participa na alocação de memória em alguns serviços, mas os principais responsáveis por essa confusão são as opções avançadas que não se encontram na BIOS da HP.

Vi o mesmo problema que estou passando em um fórum internacional, onde o usuário relatou que metade dos 16gb de ram dele estavam direcionados à memória compartilhada, então 8gb. A mesma situação a qual estou tentando resolver aqui.

Segue o link se preciso: https://answers.microsoft.com/en-us/windows/forum/all/change-the-amount-of-ram-used-as-shared-gpu-me...

Na resposta obtida pelo usuário, um moderador de microsoft, diz que essa configuração de memória compartilhada é alocada pela BIOS e não o pelo OS, não há nenhuma maneira de eu conseguir entrar nas configurações avançadas do pc?

Já estou cansado desse problema em meu pc, não sei mais o quê fazer. 

Obrigado, ATT PedroCosta.

Essa resposta foi útil? Sim Não
Ex-HP
Ex-HP
350 348 13 17
Mensagem 7 de 24
Reportar Mensagem

Memória compartilhada da placa de vídeo

Então Pedro, não há problema nessa situação, seu sistema está utilizando 0,5/3,9GB, porem este 3,9GB não estão alocados de maneira permanente, ele não é retirado automaticamente da sua memoria RAM e realocado para a placa de video, a indicação dos 3,9 GB significa que se caso precise algum dia, O MAXIMO que seu sistema pode realocar de MEMORIA RAM será os 3,9 GB, caso contrario será utilizado diretamente como memória RAM.

 

Veja a imagem abaixo que o senhor mandou, efetue a soma de todos processos existentes, verá que irá chegar nos 7.5 GB de utilização e que nenhum desses processos nada terá a ver com sua GPU.

 

 

Conforme disse anteriormente, como essa memória é considerada dinâmica, não é possível alocar um valor especifico.

 

LeandroSR.

Suporte HP.

Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
16 13 0 0
Mensagem 8 de 24
Reportar Mensagem

Memória compartilhada da placa de vídeo

1.png2.png3.png4.png5.png6.png7.png8.png9.pngCálculos.png

 

Fiz a soma dos processos até a página 5 do gerenciador, não chegou nem perto de 4gb de consumo, a memória compartilhada da GPU se quer teve um avanço, com todos esses processos abertos ela não passou de 1GB. 

Não sei o quê mais devo fazer para provar a você que à memória compartilhada da GPU não está sendo alocada da forma correta, acarretando em menos desempenho para minhas tarefas. Ela está alocada de forma permanente, e a única possível solução para isso é a BIOS (que tem as opções avançadas bloqueadas pela HP).

 

 

Essa resposta foi útil? Sim Não
Ex-HP
Ex-HP
350 348 13 17
Mensagem 9 de 24
Reportar Mensagem

Memória compartilhada da placa de vídeo

Entendo PedroCM, por favor, preciso que faça esses mesmo testes sem a memória nova que foi inserida no seu equipamento, ou seja, somente com os 4GB de fábrica.

 

Encaminhe também uma foto frente e verso da memória nova inserida em seu produto.

 

LeandroSR.

Suporte HP.

Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
16 13 0 0
Mensagem 10 de 24
Reportar Mensagem

Memória compartilhada da placa de vídeo

Aqui está:

Gerenciador de tarefas 4GB.pngund 620 4gb.png

 

Como esperado a memória está dividida novamente, agora a memória da plca gráfica compartilhada é de 1.9gb metade dos 4gb que tenho. Abri diversas abas no Chrome e como pode-se observar o meu limite é de 1.9/2.0gb.

 

11_08_2020_18_29_25.jpg11_08_2020_18_29_05.jpg

Frente e verso da memória ram que comprei. Como você havia pedido.

Gostaria de saber como o procedimento vai decorrer daqui para frente, já estou cansado de toda essa confusão.

Já estou nisso à mais de 4 dias, e agora tive que desmontar meu computador só para tirar as fotos da memória ram!?

Não existe nenhum diagnóstico que vocês poderiam ter feito por meu de algum software? Por exemplo, o AIDA 64, CPU-Z, comandos de dxdiag. Alguma coisa que possa realmente me ajudar, ao invés de eu ter perder meu tempo com tudo isso e ainda por cima ter que desmontar meu PC.

Ainda me pergunto o porquê de eu ter escolhido a hp.

 

 

Essa resposta foi útil? Sim Não
Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação