cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
Comunicados

Temos um novo conteúdo sobre Hotkey, clique aqui para conferir!

Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
Estudante Top
Estudante Top
5 4 0 0
Mensagem 1 de 9
926 Exibições
Reportar Mensagem

Nova RAM instalada clock reduziu

HP Gaming Pavilion - 15-cx0011np
Microsoft Windows 10 (64-bit)

Bom dia,

 

Fiz um upgrade da memória do laptop, aumentando para 16GB. Usei memórias da Crucial, 100% compatíveis com o meu HP, segundo o próprio website da Crucial (modelo Ballistix BL2K8G26C16S4B 2666MHz)

Acontece que quando verifico (por exemplo usando CPU-Z), as memórias estão a trabalhar a 2400MHz em vez dos 2666MHz nominais. A BIOS está bloqueada de fábrica e não é possível aceder às definições avançadas. Tenho tudo actualizado: drivers, BIOS (Insyde F.26 de 08/10/2021).

Como é que é possível resolver isto e tirar o máximo partido da memória instalada?

 

Obrigado

8 RESPOSTAS 8
Reitor Reitor
Reitor
40,357 28,059 4,804 6,807
Mensagem 2 de 9
Reportar Mensagem

Nova RAM instalada clock reduziu

Olá @JRM_PT 


Seja bem vindo a comunidade e agradecemos pelo post

 

Há um detalhe no manual abaixo que diz, que dependendo do processador que é instalado, ele suportará um determinado clock de memória. 

 

HP Pavilion Gaming Laptop Maintenance and Service GuideIMPORTANT! This document is intended for HP a...

 

Veja na Página 01 bem no final.... Acredito que seja este o seu caso.

 

Att, 


Bem-vindo à Comunidade, sou um voluntário e mensagens privadas não serão respondidas.
Se a resposta foi útil e/ou você gostaria de dizer "obrigado", clique no botão “ Sim ” Eu ajudei a resolver o problema? Não esqueça clique “Aceitar como uma solução” , se alguém tiver a mesma pergunta, esta solução pode ser útil.
Essa resposta foi útil? Sim Não
Estudante Top
Autor
Estudante Top
5 4 0 0
Mensagem 3 de 9
Reportar Mensagem

Nova RAM instalada clock reduziu

Obrigado pela resposta mas não é aquilo que se passa. A memória antiga trabalhava a 2666MHz e o computador tem capacidade para 2 módulos de 8GB @2666MHz, conforme indicado no manual que indicou para o meu processador i7-8750H

Essa resposta foi útil? Sim Não
Reitor Reitor
Reitor
40,357 28,059 4,804 6,807
Mensagem 4 de 9
Reportar Mensagem

Nova RAM instalada clock reduziu

Olá @JRM_PT 

 

Então são as memórias atuais visando a sua informação acima. Consegue trocá-las por modelos da HP ? 

 

No aguardo

 

Att, 


Bem-vindo à Comunidade, sou um voluntário e mensagens privadas não serão respondidas.
Se a resposta foi útil e/ou você gostaria de dizer "obrigado", clique no botão “ Sim ” Eu ajudei a resolver o problema? Não esqueça clique “Aceitar como uma solução” , se alguém tiver a mesma pergunta, esta solução pode ser útil.
Essa resposta foi útil? Sim Não
Estudante Top
Autor
Estudante Top
5 4 0 0
Mensagem 5 de 9
Reportar Mensagem

Nova RAM instalada clock reduziu

Sim, foi quando troquei por memórias compatíveis. A HP inclusivamente recomenda a Crucial! A única diferença para as de origem é serem um par de 8GB em vez de 8+4 de marcas e modelos diferentes. O CL também é mais baixo

Essa resposta foi útil? Sim Não
Reitor Reitor
Reitor
40,357 28,059 4,804 6,807
Mensagem 6 de 9
Reportar Mensagem

Nova RAM instalada clock reduziu

Olá @JRM_PT 

 

Veja se a revenda tem com a mesma descrição da HP ou as da HP mesmo, no manual tem os parts corretos

 

Att. 


Bem-vindo à Comunidade, sou um voluntário e mensagens privadas não serão respondidas.
Se a resposta foi útil e/ou você gostaria de dizer "obrigado", clique no botão “ Sim ” Eu ajudei a resolver o problema? Não esqueça clique “Aceitar como uma solução” , se alguém tiver a mesma pergunta, esta solução pode ser útil.
Essa resposta foi útil? Sim Não
Estudante Top
Autor
Estudante Top
5 4 0 0
Mensagem 7 de 9
Reportar Mensagem

Nova RAM instalada clock reduziu

A memória está 100% dentro da especificação da HP. Não estou a conseguir tirar todo o potencial da nova memória porque a BIOS está bloqueada e não me permite seleccionar o clock e o CL à minha vontade, ajusta automaticamente por mim para o CL mais baixo mas descendo o clock para 2400MHz. Fica mais rápido que as originais que tinham um CL de 19 @2666MHz (estas têm 16@2666 e 15@2400) a que se junta os 4GB extra.

Não deixa de ser irritante e desapontante a HP bloquear a BIOS desta forma. Eu comprei o computador, está fora da garantia, devia ter possibilidade de o gerir à minha vontade e viver com as consequências disso.

Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Tutor
9 7 0 1
Mensagem 8 de 9
Reportar Mensagem

Nova RAM instalada clock reduziu

Eu tambem tenho o mesmo problema com ddr4 3200 mhz e antes tinha uma ddr4 3200 mhz e outra ddr4 2666 mhz de origem e ate agora nao usa a memoria toda

1 pessoa achou essa resposta útil
Essa resposta foi útil? Sim Não
Estudante Top
Autor
Estudante Top
5 4 0 0
Mensagem 9 de 9
Reportar Mensagem

Nova RAM instalada clock reduziu

É ridículo, nem com o Thaiphoon burner consegui desbloquear a BIOS. Diz-me logo que não tem acesso a tudo. Mas ainda vou investigar mais, quando tiver tempo. Pena que a HP não nos dê a solução, talvez os próximos computadores não sejam HP.

Essa resposta foi útil? Sim Não
Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação