-
×InformaçãoWindows 11
Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui
Encontre perguntas e respostas comuns aquí.
InformaçãoCorrija erros no Windows 10Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10
-
-
×InformaçãoWindows 11
Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui
Encontre perguntas e respostas comuns aquí.
InformaçãoCorrija erros no Windows 10Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10
-
- Comunidade de Suporte HP
- >
- Notebooks
- >
- Hardware para notebooks
- >
- System Fan 90B
- Inscrever-se no RSS Feed
- Marcar tópico como novo
- Marcar tópico como lido
- Flutuar este Tópico do usuário atual
- Favorito
- Inscrever-se
- Emudecer
- Página amigável para impressora

Crie uma conta na Comunidade HP para personalizar seu perfil e fazer uma pergunta
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Emudecer
- Realçar
- Imprimir
- Reportar Mensagem
Solucionado!
System Fan 90B
em 21-02-2017 10:17 PM
Ultimamente meu cooler teve um excesso de sujeira que fazia com que o barulho do cooler parecesse de uma trepidação. Foi ai quando surgiu o erro ao Iniciar o computador. Levei em uma assistencia tecnica e lá fizeram a limpeza e a manunteção do cooler, que no casso precisava de uma lubrificada. Mas desde então o erro não sai. Já atualizei todos os drivers possiveis, já atualizei a BIOS ( Essa que não tem quase nenhuma opão de configuração em relação ao cooler ou a inicialização do sistema ) versão : F.43 Rev.A .Já reparei o sistema do windows. O notebook não aquece e o cooler esta girando 100%, até mais do que deveria, eu acho pois da pra escutar o barulho alto de suas rotações. Já utilizei softwares e disseram que estava rodando dentro da sua normalidade, mas depois da limpeza, ele ficou muito mais forte do que era antes. Vi aqui no forum sobre o teste com tirar a bateria por 30 segundos, desativar a mensagem pela BIOS e nada deu certo. Levei na assistencia de novo afirmando o fato e abriram novamente e viram se o cabo não estava mal colocado ou algo assim, mas está tudo ok com ele, mas a bendita mensagem não sai. Bonus, após atualizar minha BIOS, tenho o problema extra de o computador não delsigar. Ele fica eternamente com a tela apagada mas com o botão power aceso e o cooler girando. Grato a quem puder ajudar
Solucionado! Ir para Solução.
Soluções aceitas
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Emudecer
- Realçar
- Imprimir
- Reportar Mensagem
Solucionado!
System Fan 90B
em 22-02-2017 10:39 AM
Olá,
Sobre a mensagem de System Fan 90B, ela realmente indica que há uma falha no FAN e que o mesmo deve ser substituido, já que a BIOS está na versão mais atual.
Sobre o problema de não desliga, você pode buscar pela versão mais atual do driver de Chipset e também do driver MEI.
Busque o chipset na pagina de drivers do produto:
Baixe a seguinte versão de MEI e instale:
https://downloadcenter.intel.com/download/23746/Intel-ME-9-Management-Engine-Driver-for-Intel-NUC
Espero ter ajudado!
Vvieira
Eu sou funcionário HP.
Se esta resposta foi útil e resolveu ou esclareceu seu problema, por favor, marque o tópico como solucionado e clique no botão "curtir" para oferecer um kudo como agradecimento.
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Emudecer
- Realçar
- Imprimir
- Reportar Mensagem
Solucionado!
System Fan 90B
em 22-02-2017 10:39 AM
Olá,
Sobre a mensagem de System Fan 90B, ela realmente indica que há uma falha no FAN e que o mesmo deve ser substituido, já que a BIOS está na versão mais atual.
Sobre o problema de não desliga, você pode buscar pela versão mais atual do driver de Chipset e também do driver MEI.
Busque o chipset na pagina de drivers do produto:
Baixe a seguinte versão de MEI e instale:
https://downloadcenter.intel.com/download/23746/Intel-ME-9-Management-Engine-Driver-for-Intel-NUC
Espero ter ajudado!
Vvieira
Eu sou funcionário HP.
Se esta resposta foi útil e resolveu ou esclareceu seu problema, por favor, marque o tópico como solucionado e clique no botão "curtir" para oferecer um kudo como agradecimento.
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Emudecer
- Realçar
- Imprimir
- Reportar Mensagem
Solucionado!
System Fan 90B
em 22-02-2017 06:23 PM
Agradeço a resposta, mas, tenho alguma garantia de que trocar o cooler ira funcionar? E pelo que eu disse, consegue dizer qual o possivel problema que esse cooler tem? Vou atualizar os drivers sim. Mais uma vez, obrigado pela atenção.
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Emudecer
- Realçar
- Imprimir
- Reportar Mensagem
Solucionado!
System Fan 90B
em 23-02-2017 12:29 PM
Olá,
Como voce afirmou que o equipamento funciona, descartamos problemas de motherboard. Por isso é quase garantido que a substituição da FAN resolva o problema.
Se a BIOS estiver atualizada, oriento a troca do mesmo.
Seria legal se conseguisse que o seu técnico testasse uma outra FAN antes de voce comprar uma nova afim de validar 100% a informação de que resolve´rá.
Vvieira
Eu sou funcionário HP.
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Emudecer
- Realçar
- Imprimir
- Reportar Mensagem
Solucionado!
System Fan 90B
em 24-02-2017 11:17 AM
Quando voce me orienta a troca, se refere a BIOS ou ao cooler ? Pq fui tentar voltar a versão da BIOS e o computador não permitiu a instalçao alegando já ter uma versão mais recente.
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Emudecer
- Realçar
- Imprimir
- Reportar Mensagem
Solucionado!
System Fan 90B
em 24-02-2017 03:45 PM
Olá,
A orientação é a troca do cooler, pois o erro System FAN 90B indica falha de cooler ou placa, como a placa não apresenta falha pois o produto inicializa, o cooler deverá ser substituido.
Vvieira
Eu sou funcionário HP.
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Emudecer
- Realçar
- Imprimir
- Reportar Mensagem
Solucionado!
System Fan 90B
em 24-02-2017 04:14 PM
Muito obrigado pela ajuda.