Então, eu revolvi, novamente sem ajuda do suporte(como é de praxe).
O problema é que o driver é de 2015, jurássico e o windows atualizou e o driver não acompanhou... esse é um problema da HP.
Problema: O programa de instalação e o driver básico não instalam a impressora, pelo simples fato de serem velhos e inuteis e, não acompanharem a evolução do windows
Solução: Instalação do driver nativo no windows MANUALMENTE do mesmo modo que era feito com o windows 98SE. Que legal né.
Passo 1: vá em dispositivos e impressoras do painel de controle(e não aquela tela de configurações bonitinhas do windows 10)
Passo 2: Você não verá sua impressora configurada da rede, pois ela ficou velha em comparação ao windows 10(mesmo sendo comprada em 2015)
Passo3: adicione manualmente na parte inferior da janela do adicionar impressora "a impressora que quero não está na lista"
Passo 4: "adicionar uma impressora usando TCP/IP..."
Passo 5: Selecione o tipo de dispositivo: com TCP/IP. Saiba o IP da impressora, com o IP em mãos, digite-o no campo superior.
Passo 6: Instale o driver manualmente, selecione no campo esquerdo a fabricante de impressoras jurássicas HP e o modelo no campo direito.
Passo7: Instale e veja ela conectada nos dispositivos.
Pronto...
Você compra uma impressora moderna de idade, mas com drivers da idade da pedra, um descaso com o usuário.
Não ficará assim. Não deixarei barato.
Abraços