cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
Comunicados

Temos um novo conteúdo sobre Hotkey, clique aqui para conferir!

ArchivedEste tópico foi arquivado. As informações e os links desse tópico podem estar desatualizados ou podem não estar mais disponíveis. Se você tiver tiver alguma pergunta relacionada ao tema deste tópico, crie um novo tópico clicando aqui, ou clique no botão acima "Publicar nova pergunta" e selecione a categoria mais apropriada.
Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
Tutor
Tutor
20 10 0 2
Mensagem 1 de 6
32.825 Exibições
Reportar Mensagem

Ajuste automático da tela - brilho/contraste/gama

Olá, tenho um laptop HP DV7 4150B, e a tela dele é tao brilhosa que às vezes fica difícil de ler os textos exibidos. O que me parece é q o branco da tela é muito forte em relacao às demais cores (fica um branco quase ofuscante, sem muito contraste).

Sei que no windows 7 tem a opcao de calibrar manualmente a tela, através da aplicacao "exibir calibragem de cores", mas, como disse, essa calibragem é manual, e nao automatizada, como seria se fosse feita por um programa específico. Eu ajusto a tela para o jeito que considero razoável, mas tem alguns momentos que essa calibragem que fiz nao é considerada por alguns programas ou telas (por exemplo, a tela de logon; percebi que o ajuste manual que fiz só se aplica ao plano de energia que eu estava usando no momento da calibragem, de forma que, quando mudo pra outro plano de energia, a calibragem volta ao padrao, bem brilhoso. Também, o ajuste manual é praticamente perdido quando ligo o note na tomada de energia, pois a tela fica com o branco mais forte).

 

Sei que isso é um ajuste do controle de brilho, contraste, gama, saturacao etc, mas eu só sei fazer isso em monitores normais, onde tem botoes de menu na própria tela. Daí o problema, pois meu laptop nao tem botoes no monitor. Os únicos botoes de ajuste de monitor que tenho no laptop é o controle de brilho (atravéz das teclas fn + F2 ou F3), e ficam no teclado. E só.

 

Gostaria de saber se no meu notebook tem algum aplicativo ou programa que faz esses ajustes automaticamente na tela (brilho, contraste, gama, saturacao etc), ou, ainda, se a própria HP dispoe de algum aplicativo específico para este fim.

 

Uso o windows 7 home premium. Ainda nao instalei o SP1.

5 RESPOSTAS 5
Reitor
Reitor
12,889 4,706 2,388 4,626
Mensagem 2 de 6
Reportar Mensagem

Ajuste automático da tela - brilho/contraste/gama

Olá Aecio, dentro do plano de energia existe uma barra de brilho. Normalmente o brilho aumenta quando se está conectado à tomada porque aí você dispõe de energia ilimatada e o consumo não é problema, já na bateria apenas ele tende a diminuir para preservar a autonomia. Se esitver disposto faça os mesmos ajustes que lhe agradaram no outro plano que o notebook utiliza (acho que é alto desempenho) e iguale os ajustes para bateria e tomada. Para isso vá em Painel de Controle > Opções de Energia. No plano selecionado clique em "Alterar Configurações do Plano" e lá verá na última opção o ajuste de brilho através de um interruptor horizontal, iguale os valores.

 

Já sobre cores também em Painel de Controle clique em Vídeo e no menu lateral esquerdo haverá uma opção chamada Calibrar cor. Ali você encontrará um assistente, então é só ir escolhendo a opção mais acertada para definir contraste, entre outras opções. Sinceramente não conheço um aplicativo da HP que atenda esta questão, mas se quiser um independente o Calibrize é uma boa opção. Boa sorte!

 

http://www.baixaki.com.br/download/calibrize.htm

 

Obs: Se esta resposta lhe foi útil e resolveu ou esclareceu o problema, por favor marque o tópico como solucionado e clique na minha estrela para oferecer um kudo como agradecimento.

Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
20 10 0 2
Mensagem 3 de 6
Reportar Mensagem

Ajuste automático da tela - brilho/contraste/gama

Kaleb, infelizmente as configurações do windows não são suficientes. No plano de energia há apenas a opção de controlar o brilho, o que não é suficiente. Se diminuo o brilho, a tela só faz ficar mais escura, o que não facilita a leitura do que tem nela. Sobre as cores, o "calibrador de cor" do Windows depende de botões que não existem no monitor de meu notebook (não há no monitor botão pra controlar contraste, saturação, gamma etc). E as opções de ajuste que ele oferece são totalmente manuais, ou seja, dependem unicamente de minha visão. O ideal seria um ajuste computadorizado, pois ele consegue fazer ajustes que o olho humano não percebe.

 

O próprio calibrador de cores do windows recomenda no início que seja usado o aplicativo específico do fabricante pra fazer os ajustes, caso exista.

 

A maioria dos monitores LCD da samsung vendidos hoje em dia têm um botão AUTO, que, quando acionado, ajusta tudo automaticamente (tamanho de tela, espaçamento de pixels, contraste, cores etc). É algo impressionante, pois corta o caminho para o usuário. Daí a minha pergunta, se não há algum aplicativo ou mecanismo de ajuste automático de tela.

 

Instalei esse programa que você recomendou (Calibrize), mas ele sofre o mesmo problema que o windows: ele pede pra eu usar botões de controle que não existem no meu laptop, o que torna inviável o ajuste com esse aplicativo...

 

Só pra lembrar: o único controle de tela que tenho no notebook é o brilho, com as teclas fn + F2 ou F3.

 

Não há alguma ferramenta que faça o ajuste automático não? Não necessariamente tem que ser um aplicativo HP...

Essa resposta foi útil? Sim Não
Reitor
Reitor
12,889 4,706 2,388 4,626
Mensagem 4 de 6
Reportar Mensagem

Ajuste automático da tela - brilho/contraste/gama

Cara ,aqui quando eu escolho a opção calibrar cor ele aparece um assistente, então eu clico em Avançar e me deparo com a mensagem de que você se referiu. Só que mesmo com o alerta eu clico em avançar e na primeira tela posso ajustar através de um interruptor o brilho/contraste. Feito isso clico em Avançar e ele indaga se eu irei configurar com os botões ou ignorar esta etapa. Se eu ignorar eu vou para a fazer os ajustes RGB. Na verdade o ajuste tem que ser de acordo com a sua visão mesmo e não necessariamente automático ou computadorizado.

 

Você se referiu ao fato dos monitores Samsung terem tais funções, mas bem como disse, são monitores independentes, meu Benq para consertos também possui esta função. Acredito que não só neste notebook, mas outros também carecem destes botões então é porque há uma maneira de fazer isso manualmente via software. Uma possibilidade que existe são os arquivos de perfis de cores .icm que possuem ajustes típicos para cada tela ou padrão. Para mudá-lo deve clicar com o botão direito na área de trabalho, ir em Resolução de Tela > Configurações Avançadas > aba Gerenciamento de Cores > e escolher o perfil que acha adequado sendo que o mais utilizado é o sRGB IEC61966. Boa sorte!

 

Obs: Se esta resposta lhe foi útil e resolveu ou esclareceu o problema, por favor marque o tópico como solucionado e clique na minha estrela para oferecer um kudo como agradecimento.

Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
20 10 0 2
Mensagem 5 de 6
Reportar Mensagem

Ajuste automático da tela - brilho/contraste/gama

Kaleb, onde vc encontrou esse interruptor pra ajustar o brilho e contraste?

 

Aqui, eu só vi umas imagens em preto e branco, com circulos no centro, servindo de parâmetro pra ajuste. Mas, repito, o programa não forneceu nenhuma barra deslizante de ajuste de brilho nem contraste. Ele espera que eu use os "botões do próprio monitor"...

 

O único controle de ajuste que o programa me deu foi o das cores (vermelho, verde e azul). Aqui sim eu tenho como ajustar pelo programa. As demais configurações dependem de botão específico...

 

Como fazer?

Essa resposta foi útil? Sim Não
Reitor
Reitor
12,889 4,706 2,388 4,626
Mensagem 6 de 6
Reportar Mensagem

Ajuste automático da tela - brilho/contraste/gama

Então, confundi ajustar gama com brilho/contraste. Só que é assim, o brilho possui as teclas multimídia no teclado, os ajustes de gama e gama e cores podem ser feitos no Windows. Se não conseguir ajustar o contraste (o que é provável) também pode ir no painel de controle do seu driver de vídeo. Aqui no meu AMD Catalyst Control Center por exemplo tenho os ajustes de cores, brilho e contraste disponíveis em Área de Trabalho e Monitores >  Meus Monitores de Tela Plana Digitais > Exibir Cor. Isso funcionará se o seu modelo tiver chip gráfico ATI Radeon HD. Boa sorte!

 

Obs: Se esta resposta lhe foi útil e resolveu ou esclareceu o problema, por favor marque o tópico como solucionado e clique na minha estrela para oferecer um kudo como agradecimento.

Essa resposta foi útil? Sim Não
ArchivedEste tópico foi arquivado. As informações e os links desse tópico podem estar desatualizados ou podem não estar mais disponíveis. Se você tiver tiver alguma pergunta relacionada ao tema deste tópico, crie um novo tópico clicando aqui, ou clique no botão acima "Publicar nova pergunta" e selecione a categoria mais apropriada.
Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação