Boa noite,
A universidade que eu trabalho comprou vários micros do modelo HP EliteDesk 705 G3 DM, este vinheram com Windows 7 Profisisonal SP1 instalado.
Estes equipamentos seram usados nos nossos laboratórios de informática, que precisam além do sistema de fábrica do Linux para ministrar aula.
Ao fazer a instalação do S.O. Linux Mint, tudo ocorre bem, na primeira inicialização consigo acessar o Mint, porém, após reiniciar o equipamento, o GRUB some e inicia diretamente no Windows 7.
Já usei vária ferramentas para recuperar o GRUB, porém, acontece o mesmo, ao reiniciar a primeira vez o GRUB aparece, porém, depois de reiniciar o sistema o GRUB some.
Acredito que tenha haver com as tecnologias de serguranda da HP e do UEFI.
-> Medidas adotadas na instalação do Mint Linux:
1. Criar uma partição UEFI de 350 MB;
2. Criar uma Partição SWAP de 18GB;
3. Criar Partição ext4 com ponto de montagem(/).
->Medidas adotas na configuração do BIOS para sanar o problemas:
1. Desativar o Bios SureStart;
2. Desabilitar o System Management Command;
3. Setar o TPM Device para Hidden;
4. Boot Options-> Desabilitado o Fast Boot;
5. Secure Boot Configuration-> Configuration Legacy Suport and Secure Boot->Legacy Suport Enable and Secure Boot Disable;
Todas as medidas tomadas acima resultam ou apenas na inicialização do Windows 7 ou no corrompimento do Windows 7, havendo sempre a perca do GRUB para iniciar os dois sistemas operacionais.
No forum já vi algumas pessoas dizendo para tirar tudo, criar um backup do recovery e instalar do zero, não gostaria de fazer isso, preciso presevar as caracteristicas do sistema de oem e adicionar só uma distribuição linux.
Espero que alguém posso me ajudar.