Alguém saberia explicar tecnicamente minha dúvida?
Equipamento
- HP DV9000
- Obs: Não uso a bateria.
Fatos
1. Ocorreu oscilação de energia no bairro onde moro. A energia oscilou 3 vezes. Na seqüêcia, o notebook apagou a tela. Liguei o notebook novamente, porém, apesar de acender os leds, o mesmo não iniciou vídeo. É possível perceber que o sistema operacional também não carregou, pois o led do HD não acende, indicando que não há atividade do HD.
2. Fiz uma reclamação na compania de energia elétrica (COPEL) pleiteando ressacimento por dano material.
3. A COPEL enviou um "técnico" para verificiar o notebook. O técnico em questão não encostou a mão no aparelho, apenas o observou durante mais ou menos 20 segundos, constatando que o mesmo acende os leds, porém, não inicia.
4. Posteriormente, a COPEL deu o seguinte parecer:
"o aparelho está ligando, o que caracteriza que não houve danos na fonte de alimentação do equipamento, componente este que seria o primeiro a sofrer danos oriundos da rede de distribuição de energia elétrica. Assim sendo, não há nexo causal entre os danos ocorridos e o serviço prestado pela COPEL [...]. Diante disso, a Comissão concluiu não haver responsabilidade da COPEL pelos danos reclamados, não sendo devido, portanto, o ressarcimento à própria COPEL".
Questiono:
1. É possível uma oscilção de energia não queimar a fonte do notebook, porém, danificar o aparelho, por exemplo, danificar o HD, placa-mãe?
ou
2. É impossível uma oscilação danificar o notebook sem também danificar a fonte de alimentação?