Possuo um HP DV7-7273CA, adquirido em 2013.
O modelo que possuo é dotado de um processador intel Core i7-3630qm com vídeo NVidia GT630M.
Meu problema começou a algum tempo, incialmente a bateria não carregava, aparecendo "Conectado, mas sem carregar" ao colocar o mouse sob a bateria. Acreditei ser um problema com a bateria, porém, percebi que o note estava mais lento que o normal, assim, minha surpresa foi que o processador estava trabalhando em modo de economia, com o clock reduzido a 1,15GHz.
O interessante é que ao desconectar o note da tomada, o clock sobe para os 2.4GHz (na bateria), e a bateria funciona adequadamente, mantendo o computador ativo por mais de uma hora e meia (1:30 horas).
Deste modo, fui atrás de uma fonte nova. Não consegui em qualquer loja uma fonte orginal HP maior que 65W e acabei por adquirir uma similar (marca DEX) de 90W que funcionou adequadamente por 9 meses. Bateria recarregando e processador entrando em Turbo Boost (3.4GHz).
O problema é que a duas semanas o MESMO problema retornou. Processador "travado" em 1.15GHz e bateria sem carregar. Suspeitei novamente da fonte e adquiri uma BestBattery de 180W (inclusive possui peso e dimenções compatíveis com a fonte original deste notebook). Porém, o problema não foi sanado. Continua apresentando o problema de manter o clock em 1,15GHz e não carregar a bateria.
Alguma dica de como tentar resolver este problema? Utilizo este computador Profissionalmente (Engenharia Eletrônica, Pesquisa e Desenvolvimento e principalmente para minhas atividades de pesquisa do Mestrado) e este clock baixo está atrapalhando em muito o desempenho (inclusive os benchmarks que preciso realizar para o mestrado, pois não consigo base comparativa). Ficar mais de um mês sem o computador também é fora de cogitação pois preciso, obviamente, trabalhar...
Alguma dica de como descobrir o que está causando isso? Pode ser algum problema de bios, driver ou windows?