cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Clique aqui

  • post a message
  • ×
    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Clique aqui

  • post a message
ArchivedEste tópico foi arquivado. As informações e os links desse tópico podem estar desatualizados ou podem não estar mais disponíveis. Se você tiver tiver alguma pergunta relacionada ao tema deste tópico, crie um novo tópico clicando aqui, ou clique no botão acima "Publicar nova pergunta" e selecione a categoria mais apropriada.
Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
Highlighted
Reitor
Reitor
Mensagem 1 de 3
11.580Exibições
Reportar Mensagem

Questões sobre baterias e carregadores HP

Um componente importante e até certo ponto vital para o funcionamento do notebook é a sua bateria e principalmente o adaptador AC. Afinal sem eletricidade se torna impossível utilizá-los, e quando um não funciona bem, o uso do equipamento pode ser afetado significativamente.

 

Problemas comuns relacionados à bateria ou ao carregador podem ser complicados de se diagnosticar, pois eles passam despercebidos na maioria dos casos. Porém é importante sempre verificar e se possível até testar outras fontes e baterias para comprovar de fato que o problema parte deles. Para este tipo de problema existem 3 possibilidades de causa, e esta página abaixo informa e trata todas elas:

 

A bateria não alimenta o notebook ou não mantém a carga

 

No caso das fontes alguns modelos de carregadores possuem uma luz indicativa que indica se ela está em funcionamento. Caso esta luz não fique acesa e o notebook se recuse a ligar sem bateria, isso indica claramente que há um problema com o carregador utilizado e é necessária sua troca ou a compra do novo acessório.

 

Às vezes o problema na fonte pode estar também no cabo que sai do transformador e vai até a tomada, se possível experimente testar um cabo alternativo (é padrão) e verifique se o original não está danificado com cortes ou partes dobradas e quebradas. Devemos respeitar as especificações de voltagem de uma fonte, porém sua potência deve ser igual e até pode ser superior á original, visto que isso permite o uso de componentes mais potentes, embora seja desnecessário e consuma mais energia.  Este documento oficial abaixo ensina como testar o adaptador AC:

 

Testar o adaptador de alimentação AC

 

Escolha sempre que for possível fontes originais HP, pois o uso de fontes genéricas pode prejudicar o uso e até danificar o equipamento. Fontes universais de marcas conhecidas são uma alternativa emergencial, embora não sejam a opção mais indicada para a substituição pois em algum caso podem não funcionar por questões de compatibilidade elétrica. Este documento traz mais dicas sobre como encomendar e/ou identificar o sue adaptador para reposição:

 

Adquirir um adaptador AC de reposição

 

Abaixo você também pode conferir a tabela comparativa que indica a compatibilidade de modelos de adaptador A/C com as séries de notebooks da HP: 

 

Tabela de compatibilidade de adaptador AC (em inglês)

 

Em relação à bateria um teste importante e disponível é o do aplicativo HP Battery Check, que faz uma série de exames e é parte integrante do HP Support Assistant. Segundo a própria fabricante ele é preciso em 99% dos casos, porém não deve ser o único fator a ser considerado para uma possível falha no componente. Este documento oficial da HP abaixo traz mais informações sobre o utilitário HP Battery Check, o link é:

 

Perguntas frequentes sobre o HP Battery Check

 

Este outro documento de apoio fornece mais informações sobre o status da bateria:

 

Verificar o estado da bateria

 

Em alguns casos problemas com a bateria e a fonte de alimentação podem ser resolvidos com uma simples atualização de BIOS. Diversos modelos possuem novas versões de BIOS disponíveis para download cuja descrição informa melhorias no funcionamento e detecção ou compatibilidade com a fonte A/C e a melhora de desempenho da bateria. Portanto verifique a página de download do seu modelo e confirme se não há uma nova versão de BIOS para corrigir o problema. Em outros casos também se pode eliminar a estática o notebook, pressionando o botão Power por 30 segundos com a fonte desconectada e sem a bateria para ver se ela volta a ser reconhecida. Boa sorte!

 

Bateria não detectada

2 RESPOSTAS 2
Highlighted
Reitor
Autor
Reitor
Mensagem 2 de 3
Reportar Mensagem

Questões sobre baterias e carregadores HP

Quantas horas deve ser a carga inicial da bateria?

 

Não é necessário realizar uma carga inicial, isso é mito. As baterias modernas e atuais são compostas de íons de lítio e, portanto utilizam uma tecnologia inteligente de ciclos de recarga, que não vicia. Logo você deve carregar a bateria pelo tempo estimado no manual para ela ficar cheia e utilizar normalmente até ficar próximo de descarregar, repetindo o processo continuando assim o ciclo. Você pode também recarregar mesmo que ela não tenha acabado, então se você utilizar a bateria até faltar 25% de carga e recarregar, você não estará gastando um ciclo e sim apenas 75% de um ciclo que só será completado após a bateria estar cheia e consumir mais 25%.

 

Utilizo o notebook conectado à tomada com ou sem a bateria?

 

Esta é uma questão controversa, talvez a mais dividida, há defensores para ambos os lados. A recomendação que geralmente faço é utilizar o notebook com a bateria acoplada por questões de segurança. Primeiro porque ela ajuda a prevenir estragos numa possível sobretensão, já que a bateria funciona como uma espécie de “aterramento” e protege os componentes eletrônicos do notebook. A segunda é que ela te dá segurança numa falta eventual falta de luz, que é algo imprevisível e pode causar transtornos.

 

Quando a bateria está cheia também não há necessidade de desconectar a fonte, pois o sistema automaticamente detecta e corta o carregamento, passando assim a bateria ser tornar apenas um condutor de energia, como se estivesse desacoplada, por exemplo.

 

Para o outro lado existem os argumentos de que a bateria encaixada gera calor e por isso pode ter um desgaste, além de que os ciclos de recarga ainda continuam contando. Tecnicamente a perda da bateria é mínima já que o ciclo fica bem mais lento para ser computado, embora a temperatura sim possa afetar o desgaste. Porém ao não utilizá-la, o máximo de ganho estendido é de 10%, o que significa em média aproximadamente apenas um mês a mais de funcionamento.

 

A recomendação de retirar a bateria é até válida apenas se você utilizar o notebook fixo em um local por muito tempo, questão de dias, e se tiver uma opção de proteção elétrica como estabilizador ou nobreak para dar segurança ao seu equipamento quando for necessário e proteger os componentes internos do equipamento de variações elétricas.

 

Quanto tempo dura em média a vida útil de uma bateria?

 

As baterias são projetadas para 500 a 800 ciclos em média, podendo chegar até 1.000 ciclos em determinados modelos. Isso em termos de calendário gira em média aproximadamente um período de 2 a 2,5 anos. Porém após o primeiro ano de uso, a vida útil de uma bateria pode ter perdido 30% de sua capacidade. Fatores como temperaturas elevadas também colaboram para o desgaste prematuro da bateria. Para saber mais informações, leia este documento oficial da HP abaixo:

 

O que é a vida útil da bateria?

 

Quais os principais cuidados eu devo ter com a minha fonte e bateria e como melhorar o desempenho dela?

 

Evite usar o notebook em lugares muito quentes ou obstruir o sistema de arrefecimento do equipamento, temperaturas elevadas colaboram para o desgaste da bateria. Faça regularmente a calibração da bateria, em períodos de 1 a 3 meses. Configure planos de energia personalizados. Desligue dispositivos que não estão em uso e diminua o número de tarefas simultâneas para o estritamente necessário. Quando for guardar uma bateria por longo tempo retire-a do notebook e certifique-se de que ela possui ao menos 30% de carga. Para mais dicas é recomendado ler os documentos oficiais da HP abaixo que abordam o assunto:

 

Como melhorar o desempenho da bateria em notebooks HP

 

Compreender as baterias de lítio e a tecnologia Smart Battery

 

Calibrar a bateria de notebook com Windows 7 ou Vista

 

Posso comprar uma bateria de maior capacidade para substituir a minha?

 

Sim. Os modelos de notebooks HP possuem no mínimo 2 opções de baterias com capacidades de armazenamento diferentes. Dependendo do modelo existem baterias de 3, 4, 6, 8, 9 e 12 células e a autonomia é relativa, já que depende do uso e do consumo de cada modelo específico. Se o seu notebook acompanha uma bateria de 6 células por exemplo, certamente haverá uma de maior capacidade. Para descobrir os modelos e códigos das baterias para cada série de notebooks, o interessante é verificar esta tabela comparativa em PDF abaixo:

 

Tabela de compatibilidade de baterias HP

 

Desejo que este resumo acerca das baterias e adaptadores A/C seja um tanto elucidativo à maioria dos casos e dúvidas dos colegas, e que o tópico possa se tornar uma referência para aqueles que procuram informações sobre os fatos apresentados. Tenha uma boa sorte!

 

Obs: Se você gostou da explicação deste tópico, por favor clique na estrela do botão azul ao lado para oferecer um kudo como agradecimento.

0 Kudos
Highlighted
Estudante
Estudante
Mensagem 3 de 3
Reportar Mensagem

Questões sobre baterias e carregadores HP

ESTOU PRECISANDO COMPRAR UMA BATERIA PARA O MEU NOTEBOOK DO SEGUINTE MODELO:

HP PAVILION DV2 1110 BR ENTRETERIMENT PC.  VOU PARA OS USA NA PRÓXIMA SEMANA E GOSTARÍA DE COMPRAR LÁ OU ENTÃO COMPRAR AQUI EM UM SITE DE LÁ E QUE PUDESSEM ME ENTREGAR NO HOTEL ONDE VOU FICAR. ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR COMO FAZER ISSO?

AGRADEÇO DESTE JÁ AJUDA.

oBRIGADA,

BEATRIZ

0 Kudos
ArchivedEste tópico foi arquivado. As informações e os links desse tópico podem estar desatualizados ou podem não estar mais disponíveis. Se você tiver tiver alguma pergunta relacionada ao tema deste tópico, crie um novo tópico clicando aqui, ou clique no botão acima "Publicar nova pergunta" e selecione a categoria mais apropriada.
Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação