cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
    Informação
    Corrija erros no Windows 10

Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Clique aqui

• post a message
    Informação
    Corrija erros no Windows 10

Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Clique aqui

• post a message
ArchivedEste tópico foi arquivado. As informações e os links desse tópico podem estar desatualizados ou podem não estar mais disponíveis. Se você tiver tiver alguma pergunta relacionada ao tema deste tópico, crie um novo tópico clicando aqui, ou clique no botão acima "Publicar nova pergunta" e selecione a categoria mais apropriada.
Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
Highlighted
Estudante Top
Estudante Top
Mensagem 1 de 9
1.742Exibições
Reportar Mensagem

The CMOS cheksum is invalid... / CMOS Reset (502)

Notebook HP Pavilion G4-1130br
Microsoft Windows 10 (64-bit)

Bom dia.

Depois de atualizar CORRETAMENTE a BIOS do Notebook HP Pavilion G4-1130br para a versão mais atual ''BIOS Versão F.66'' e com OS Windows 8.1, tudo CORREU NORMAL e usei o notebook por horas. Após uns 02 dias resolvi atualizar o OS para Windows 10. Realizei a FORMATAÇÃO LIMPA do Win 10 do arquivo baixado do próprio site, configurando através do Setup o Boot para o CD de instalação. Ocorreu tudo normal, notebook reiniciou várias vezes conforme as expecificações do OS, bem como os procedimentos normais realizados manualmente como solita o OS, tipo nome do pc, etc, etc. Após tudo instalado, registrado e configurado, usei o notebook por horas sem nenhum problema usando o  OS Win 10. MAIS TARDE, COMO DEIXO O SISTEMA CONFIGURADO PARA ATUALIZAÇÕES AUTOMÁTICAS, QUANDO DESLIGUEI O NOTEBOOK, O SISTEMA COMEÇOU O PROCEDIMENTO DE ATUALIZAÇÕES. Tudo ocorreu NORMAL e com REINICIAÇÕES típicas do próprio OS. Quando reiniciou o SISTEMA, abriu a tela normalmente e depois ficou azul e o notebook DESLIGOU. Liguei novamente e só deu tela preta/escura. Dei um RESET CMOS mas continuou tela preta/escura. Retirei a bateria do notebook + a bateria CMOS, então após retornar as baterias, ao ligar abre a tela com as informações:

''The CMOS cheksum is invalid. The CMOS will be reset to the default configuration
and will be rebooted. Please check your BIOS Setup options to the see if they
change.

CMOS Reset (502)

ENTER - Reboot the system

For more information, please visit: www..hp.com/go/techcenter/startup''

Troquei a bateria CMOS, mas não resolveu.

Então vim aqui no site hp e segui por várias vezes as instruções da página; http://support.hp.com/br-pt/document/c02722550, ''Recuperar o BIOS do notebook usando um dispositivo de armazenamento externo''.

Mas quando faço os procedimentos usando todas as ferramentas disponibilizadas aqui no site e que faz parte do tutorial para solucionar esse problema, usando outro PC para Criar a mídia de recuperação do BIOS na Etapa 2, sigo até a Figura 4: Contrato de Licença do Usuário Final, continuo na instrução 5. Na janela Localização dos arquivos salvos, clique em Alterar, mas deixo padrão DISCO C:. Carrega normal, mas no final NÃO PASSA PARA A ETAPA 6.Selecione a unidade de armazenamento USB, clique em OK e clique em Avançar.

Então dá as mensagens:

- Abre 1ª Janelinha:

Error

X IHISI: Get support mode fail in SMI!

Então fecho a janelinha...

- Abre 2ª Janelinha:

Error

Bios did not support InsydeFlash!

E os procedimentos descritos nos tutoriais em textos e vídeos não avança, NÃO SE CONSEGUE  FAZE-LOS. Percebi aqui outras pessoas com ese mesmo problema, mas o suporte hp NÃO LHES DEU SATISFAÇÕES PARA SOLUCIONAR ESSE PROBLEMA.

Atenção: JA TENTEI ESSES MESMOS PROCEDIMENTOS EM OUTROS PCS E COM OUTROS OS, WIN 7, 8, 8.1 XP E NADA.

Será que agora eu fazendo tambem parte dessa fila com o mesmo problema e cresce ainda mais, a hp terá o profissionalismo, o respeito com o consumidor e nos INFORMARÁ E NOS DARÁ ATENÇÃO DEVIDA DE COMO RESOLVER ESSE PROBLEMA, JA QUE NOS SEUS TURTORIAIS TUDO OCORRE E FUNCIONA NATURALMENTE E NORMALMENTE, MAS NA PRÁTICA ESTAMOS TENDO ESSE PROBLEMA E VOCES NOS DEIXARAM NA MÃO?

Aguardo retorno, obrigado. 07 de Dezembro de 2016 ás 12:32 pm

8 RESPOSTAS 8
Highlighted
Aprendiz
Aprendiz
Mensagem 2 de 9
Reportar Mensagem

Eu atualizei a BIOS do meu notebook e ela inutilizou o UEFI do meu computador. A HP devia parar de criar estas atualizações de BIOS ou faze-las corretamente.

Se você tiver acesso ao  SISTEMA DE DIAGNÓSTICO UEFI, no meu notebook pelo menos ele entra a partir do F2.
Acredito que por lá você consegue fazer o DOWNGRADE da sua BIOS pelo menu.

Se você deletou as parições quando instalou o windows 10, sugiro que tente instalar o windows 8.1 novamente, e instale o AMBIENte DE DIAGNÓSTICO UEFI, onde o download pode ser efetuado no site da HP.

Tiago C.M. - Usuário HP, Técnico em informática e graduado em Redes de Computadores.
0 Kudos
Highlighted
Estudante Top
Autor
Estudante Top
Mensagem 3 de 9
Reportar Mensagem

Bom dia amigo, e obrigado pela sua atenção e dica, ja que a propria **bleep** da HP não se manifesta e não nos respeita, só quer propagar e vender seus produtos, mas o pós venda a hp nos DÁ AS COSTA E FAZ DE CONTA QUE NÃO NOS PERCEBE, ainda que reclamamos e buscamos ajuda aqui no seu proprio site e que diz ENGANOSAMENTE que é pra nos dar suportes.

Mas veja só, meu Notebook HP Pavilion G4-11130br e os que fazem parte da série G4 o único modo de entrar no SETUP é quando ele esta iniciando, nos dá no canto esquerdo da tela a opção de apertar a tecla ESCpara fazer todas as configurações. Portanto não dá nem pra configurar o boot, seja para CD/DVD, USB etc.

Voce tem o mesmo modelo e ou que faz parte dessa série G4?

Lembrando-lhe que o erro que dá na tela o qual informo na mensagem anterior, só aparece quando eu removo as baterias do notebook + a CMOS, então quando ligo aparece a mensagem com a opção: "Espere 15 seg. para reiniciar automaticamente e ou, aperte a tecla ENTER para reiniciar" . Deixando acontecer os 15 seg. e ou apertando a tecla ENTER para reiniciar, VOLTA em tela preta e não inicia o Sistema Win e nem dá a opção de entrar no SETUP apaertando a tecla ESC.

Ainda assim, se vc usa o mesmo modelo e ou d mesma série G4, voce ja tentou entrar no SETUP usando a tecla F2 como sugerido e deu certo?

Enquanto vc me responde, vou tentar sua sugestão.

Mas e quanto ao procediemnto que a hp aqui nos sugere quando se dá esse problema  para usarmos suas informações, usando outro pc para fazer o procedimento atraves de dispositivo externo USB usando os softwares postdos aqui por eles, inclusive com videos tuto, mas ao fazer o que eles recomendam, dá os êrros informado quando abri essa questão?

Obrigado pela sua atenção. Vou tentar sua dica e retorno com o resultado seja positivo, seja negativo, e se voce tiver outra, por favor me retorne. Enquanto isso, espero que a HP se manifeste tambem, bem como outros colegas do fórum.

0 Kudos
Highlighted
Estudante Top
Autor
Estudante Top
Mensagem 4 de 9
Reportar Mensagem

Amigo Thiagocm, tentei o modo que vc sugeriu, mas sem sucessos. Ainda, tentei com todas teclas F1 a F12 e depois, tambem em conjuntas com a tecla FN.

Tambem tentei usando todos esses modos acima depois de ter removido do notebook todos os hardwares: Leitor CD/DVD, HD, PENTES DE MEMO RAM E PLAQUINHA WI-FI. Mas tambem não resolveu e não mudou em nada.

Percebo que, NÃO é problemas com o CHIPSET, CPU (PROCESSADOR) que está com nova pasta e bem unidos (DISSIPADOR + CPU), VENTILADOR + DISSIPADOR que por sinal está limpinho.

Mas sabemos que se fosse problemas com algum desses componentes, até os pcs mais antigos, por PROTEÇÃO que a placa mãe possui, seja aquecimento acima do tolerável do processador, chipset, bga, memo ram ou qualquer o CI , TR, FET, CAP. SÊCO OU ESTUFADO ou RESISTOR e até mesmo da placa mãe com algum problema, POR PROTEÇÃO o pc, notebook se desliga após alguns segundos e ou minutos.

Tambem temos certeza que não há problemas com BGA, pois se houvesse, quando se remove a bateria CMOS, não daria vídeo. Probleminha complicado né?

Mas vou aguardar mais um tempo outras dicas e ou a manifestação da hp. Caso eu não consiga resolver esse problema, como ja disse é o 1º que estou com ele na bancada e sem solução, e percebi após pesquisas na net e até aqui mesmo no site para resolver esse problema para meu cliente, que todos os produtos hp, principalmente essa série g4, existem várias pessoas com mesmo problema ja a meses e que não resolveram por falta de atenção e respostas da hp, e quando respondem, só mandam o cliente para uma autorizada hp para venderem peças e para que os autorizados sejam remunerados pelos clientes, enfim apenas enrolos e má fé. Mas no meu caso, caso a hp se proceda do mesmo modo e não me dêm soluções sem ter que onerar o cliente em compras de peças, como sou profissional, sério e principalmente honesto, DESISTIMULAREI TODOS os clientes em adquirir produtos hp e saírem, desfazerem dos que se ja possuem, pois hoje temos várias alternativas nesse seguimento e com fabricantes sérios e honestos e que se procupam com seus clientes no pós venda, o qual a hp os despresa.

Tambem estarei aguardando a manifestação da hp sobre como resolver o problema de recuperação de bios postados aqui no site usando um dispositivo externo USB e com suas próprias ferramentas, mas que só dá certo nos tutorias que postaram, mas comigo e com todos os demais com esse problema NÃO CONSEGUIMOS NEM DAR CONTINUIDADE NOS PROCEDIMENTOS.

E MESMO A AQUI NO FÓRUM DA HP ONDE MUITOS OUTROS RECLAMARAM NÃO DAR CERTO E DAR ESSE ÊRRO APARTIR DO MOMENTO EM QUE SE VAI PARA INSTALAR, FAZER O PENDRIVE BOOTÁVEL COM A BIOS MAIS RECENTE E OU FAZER A REVERSÃO, E ELES HP NÃO NOS DERAM A MÍNIMA ATENÇÃO DE COMO RESOLVER ESSA SITUAÇÃO TÃO ILUSTRÁVEL E DIDÁTICA NO SEUS TUTORIAIS, MAS SÓ PRA ELES DA HP, PORQUE PARA OS DEMAIS NÃO FUNCIONA.

0 Kudos
Highlighted
Aprendiz
Aprendiz
Mensagem 5 de 9
Reportar Mensagem

É eu sei que é frustrante e a qualidade dos produtos HP está baixíssima. Meu notebook é um G4-2216br, em menos de dois meses ele trincou a moldura do monitor apenas pelo movimento de abrir e fechar, em menos de dois anos o plástico do case se dilacerou onde é fixado o monitor, eu estava viajando e tive que fazer uma bela de uma “adequação técnica” com DUREPOX! Meu notebook quase não sai de casa e o cuidado que tenho, não só em casa como ao transporta-lo é absurdo, então mal-uso está fora de cogitação, o Suporte da HP é terrível também, eu precisei de um cooler para o G4-2115br da minha namorada, não achei o original em lugar nenhum e fui obrigado a substituir por um de qualidade sofrível, onde tive que fazer diversas modificações.

Agora sobre o seu problema, quero entender melhor então vou fazer algumas perguntas:

O problema ocorreu após a atualização da BIOS + Instalação do Windows 10 certo?
Você tem acesso a BIOS?
Está no modo UEFI ou LEGACY?
Você tentou o procedimento de recuperar a BIOS utilizando WINKEY + B ao ligar o notebook?

Tiago C.M. - Usuário HP, Técnico em informática e graduado em Redes de Computadores.
0 Kudos
Highlighted
Estudante Top
Autor
Estudante Top
Mensagem 6 de 9
Reportar Mensagem

Boa noite amigo tiagocm.

Esse é o problema:

-> Sim, aconteceu após atualização + recente da Bios e usei Win 8.1 por uns 2 a 3 dias sem problemas. Depois fiz formatação LIMPA para Wim 10 e aconteceu todos os procedimentos normais de instalação e apoós, realizei o REGISTRO  instalei alguns programas de uso pessoal, tipo Microsoft Word 2016, WinRar, Zip7, players de vídeos tipo VLC, Media Player Classic, Avast Premier tudo ORIGINAL e tudo correu normal e ainda, depois diddo, reiniiei o notebook e entrei no Setup da Bios para mudar configuração de boot que estava para CD/DVD para HD, dei F10 e o notebook reiniciou normalmente.

Então usei por horas, mas quando fui desligar, como estava configurado para atualizações automáticas, ele ficou na mensagem: Não desligue.....

-> Não, NÃO tenho acesso a Bios e esse é o grande problema pois NÃO dá pra configurar nada e nem o boot, pois a mensagem que dá após remover a bateria CMOS:

The CMOS cheksum is invalid. The CMOS will be reset to the default configuration
and will be rebooted. Please check your BIOS Setup options to the see if they
change.

CMOS Reset (502)

ENTER - Reboot the system

For more information, please visit: www..hp.com/go/techcenter/startup

E se aperto ENTER e ou deixo os 15 seg., ele reinicia mas fica com a tela toda escura e sem opções. Ainda, o led a e esquerda da tecla capslook pisca de tempo em tempo por 03 veses. Sinal de problemas com algum módulo de RAM. Mas ja removi uma a uma e o prblema persiste. Ja removi todas e o problema persiste e ja coloquei outro pente de RAM e ainda o problema persiste. As 3 piscadas do led siginifica se memo RAM e sabemos que estando algum pente e ou todos estiverem com problemas, o OS NÃO inicia e não dá vídeo.

Mas sabemos tambem que mesmo se tendo problemas com algum ou todos os pentes de RAM e ou mesmo SEM NENHUM pente, sem o drive leitor de CD/DVD, sem o drive HD, sem a plaquinha wifi, ao iniciar o pc e apertar a tecla correspondente para entrar no SETUP/BIOS (F1, F2, F12 ou ESC), a tela abre normalmente o SETUP/BIOS.

-> Como NÃO abre o SETUP/BIOS, NÃO dá pra saber se está no modo UEFI ou LEGACY.

-> Sim, tentei várias veses utilizando WINKEY + B ao ligar o notebook usando os tutoriais daqui da hp. Mas como ja informei, quando faço os procedimentos usando todas as ferramentas disponibilizadas aqui no site e que faz parte do tutorial para solucionar esse problema, usando outro PC para Criar a mídia de recuperação do BIOS na Etapa 2, sigo até a Figura 4: Contrato de Licença do Usuário Final, continuo na instrução 5. Na janela Localização dos arquivos salvos, clique em Alterar, mas deixo padrão DISCO C:. Carrega normal, mas no final NÃO PASSA PARA A ETAPA 6.Selecione a unidade de armazenamento USB, clique em OK e clique em Avançar.

Então dá as mensagens:

- Abre 1ª Janelinha:

Error

X IHISI: Get support mode fail in SMI!

Então fecho a janelinha...

- Abre 2ª Janelinha:

Error

Bios did not support InsydeFlash!

Voce ja fez esse procedimento e deu certo? Se sim, o que voce me diz que esta errado quando tento fazer esse procedimento usando o método: "usando outro PC para Criar a mídia de recuperação do BIOS?", da página:

http://support.hp.com/br-pt/document/c02722550, ''Recuperar o BIOS do notebook usando um dispositivo de armazenamento externo USB''.???

Obrigado e continuo no aguardo.

0 Kudos
Highlighted
Aprendiz
Aprendiz
Mensagem 7 de 9
Reportar Mensagem

Não consegui fazer este processo de atualização da BIOS pelo pendrive também. A BIOS para o meu notebook, não aparece como é mostrado no vídeo na segunda parte com a opção de criar o pendrive bootável. Então eu tentei fazer com o HP DIAGNoSTIC e copiar os arquivos .BIN pra dentro do pendrive, também sem sucesso. Meu UEFI está inutilizado, porém ainda consigo usar no modo LEGACY.

Pelo piscar dos led, suspeitei que poderia ser problema de BGA, mas se da sinal de vídeo, este problema pode ser descartado.

Eu acredito que pode ser algum dos problemas:

1- Problema na bateria da BIOS (algum mal contato, ou a propria bateria com problema), sendo necessário substituí-la

2- A BIOS está corrompida e seria necessário fazer o DOWNGRADE/atualização para outra versão. Porém já sei que pelos metódos da HP você não consegue fazer isso. Então seria necessário a substituição da BIOS física (no caso o chip)

Existem programas para limpar a CMOS como esse:

http://www.baixaki.com.br/download/pc-cmos-cleaner.htm

porém não sei se você vai conseguir utiliza-lo, já que ele funciona a partir de um disco de boot e não é possível mudar a ordem de boot sem entrar na bios. Vou pesquisar mais e procurar por problemas parecidos, se souber de alguma resolução posto aqui novamente.

EDIT: Você consegue dar boot pelo cd/dvd/pendrive? Se sim você pode tentar inicializar o hirens boot e fazer o downgrade da bios por ele...

0 Kudos
Highlighted
Estudante Top
Autor
Estudante Top
Mensagem 8 de 9
Reportar Mensagem

NÃO amigo, NÃO consigo dar boot por cd/dvd/pendrive.

Como eu ja disse, NÃO tenho opções para entrar na SETUP/BIOS.

Obrigado. Fico no aguardo de mais alguma ajuda. E caso eu consiga resolver, posto aqui. Mas continuo contando com sua ajuda e com a ajuda de algum outro amigo.

0 Kudos
Highlighted
Aprendiz
Aprendiz
Mensagem 9 de 9
Reportar Mensagem

É a sua situação está complicada, pois se não é possível efetuar o BOOT por CD/DVD ou PENDRIVE e ele não inicia o sistema não há muito o que fazer, inclusive os procedimentos de restauração da BIOS também não funcionaram. Acredito que a solução seria trocar a BIOS (Física) por outra do mesmo modelo que não tenha sido atualizada ou procurar por alguém que consiga gravar na BIOS por meio de um gravador EPROM /FLASH.

0 Kudos
ArchivedEste tópico foi arquivado. As informações e os links desse tópico podem estar desatualizados ou podem não estar mais disponíveis. Se você tiver tiver alguma pergunta relacionada ao tema deste tópico, crie um novo tópico clicando aqui, ou clique no botão acima "Publicar nova pergunta" e selecione a categoria mais apropriada.
Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação