Problemas para fazer login? Clique aqui!
Publicar nova pergunta
Pergunta
Responder

Nota sobre tópicos arquivados.
Este tópico foi arquivado. As informações e os links desse tópico podem estar desatualizados ou podem não estar mais disponíveis.
Se você tiver tiver alguma pergunta relacionada ao tema deste tópico, crie um novo tópico clicando aqui, ou clique no botão acima "Publicar nova pergunta" e selecione a categoria mais apropriada.
Estudante com Louvor
Membro desde: ‎28-09-2010
Mensagem 1 de 4 (4.477 Exibições)

bloquear touchpad do HP G42-230 no Ubuntu?

Olá!

Alguem sabe como configurar(ou habilitar) no ubuntu para bloquear o touchpad do hp G42-230 que nem no windows?

Obrigado! 

0 Kudos
Professor Notável
Membro desde: ‎30-09-2009
Mensagem 2 de 4 (4.460 Exibições)

Re: bloquear touchpad do HP G42-230 no Ubuntu?

Olá, não sei se tentou o simples... mas vc ja tentou desabilitar pelo hardware mesmo? clicar 2x na "bolinha" que fica na parte superior do touchpad.

Se esta resposta foi útil e te ajudou a resolver o problema, por favor, clique no botão solucionado.png assim poderá ajudar outros usuários. E clique no botão para agradecer a ajuda.
Eu sou funcionário HP.
Aprendiz
Membro desde: ‎16-09-2010
Mensagem 3 de 4 (4.455 Exibições)

Boa tarde!

É necessário, portanto, uma ferramenta que desligue temporariamente o touchpad. Assim, tem-se o pacote xserver-xorg-input-synaptics, que está inteiramente relacionado com o touchpad. Desta forma, se usa o touchpad terá de certeza este pacote, mas pode confirmar clicando aqui. Este pacote tem duas ferramentas necessárias para este processo: synclient e syndaemon. Syncliente servirá para desligar o touchpad, e o syndaemon será a ferramenta que tornará o desligar/ligar automático.
Assim, quanto ao syncliente, se for ao terminal e fizer:

synclient TouchpadOff=1

o touchpad ficará desligado. para o ligar basta fazer:

synclient TouchpadOff=0

Quanto ao ao syndaemon, para este funcionar é necessário ter a seguinte linha na zona do “Synaptics Touchpad” no ficheiro /etc/X11/xorg.conf:

Option “SHMConfig” “on”

Caso não a tenha, deve adicionar no local do “Synaptics Touchpad”, ficando assim:

Section “InputDevice”
Identifier “Synaptics Touchpad”
Driver “synaptics”
Option “SendCoreEvents” “true”
Option “Device” “/dev/psaux”
Option “Protocol” “auto-dev”
Option “HorizEdgeScroll” “0″
Option “SHMConfig” “on”
EndSection

Depois deve reiniciar o xorg de modo a poder utilizar esta nova opção, fazendo a combinação de teclas Ctrl+Alt+Backspace. Caso contrário terá o seguinte erro:

Can’t access shared memory area. SHMConfig disabled?

Agora que pode utilizar o syndaemon, pode correr algumas linhas para testar, por exemplo, a seguinte linha, a mais simples, desabilita o rato durante 2 segundos depois de clicar nas teclas:

syndaemon

Para mudar o tempo de desactivação do touchpad deve utilizar o argumento -i e de seguida o tempo em segundos. Por exemplo para desabilitar durante 10 segundos faça:

syndaemon -i 10

O argumento -t é bastante útil uma vez que só desliga o clique e o scroll, não bloqueando o movimento do rato. Por fim, o argumento -d permite o processo correr por trás do sistema.

Agora que tem toda a teoria, é só pôr esta opção ligada sempre que inicia o sistema. Assim, vá a Sistema->Preferências->Sessões, clique em Adicionar e escreva:

Nome: Syndaemon
Comando: syndaemon -d -t -i 1
Comentário: Desactiva o touchpad quando é premida uma tecla.

Faça OK, e a partir de agora, sempre que iniciar o sistema e sempre que escrever algo, os cliques e os Scrollings serão desactivados durante 1 segundo.

Esta dica foi baseada no seguinte site:
http://nudge.netsons.org/node/72

Obs: Se esta resposta lhe foi útil e resolveu ou esclareceu o problema, por favor marque o tópico como solucionado e clique na minha estrela para oferecer um kudo como agradecimento.

Estudante
Membro desde: ‎13-03-2011
Mensagem 4 de 4 (3.583 Exibições)

meu touchpad parou de funcionar do nada.foi assim: tava cheio de programas da hp no meu not ai um amigo meu tiro alguns pra mim,depois disso q fui ver q n tava funcionando mais o meu touchpad,aliás tava funfando normal a seta e os clic,mas to falando da luizinha q da 2x clin pra travar e destravar ela n ta travando mais.acho q deve ser algum driver sei la.alguem me ajuda ae por favor

HP Suporte via Twitter
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação