Tem o seguinte cenário em minha rede:
Vários access point's wifi em modo bridge compartilhando o mesmo SSID. Os AP's usam o mesmo método de autenticação de usuário 802.1x.
Todos eles estão ligados nos diferentes switch's de acesso em uma vlan especifica.
Em primeiro momento tudo funciona perfeitamente: Os clientes conectam na rede wifi, autentica, recebe o dhcp e navega na internet sem problemas. O problema ocorre quando os clientes se movem e mudam de rádio. Nesse momento ocorre a seguinte situação: o cliente se conecta em outro ap, autentica mas não renova o dhcp. O servidor dhcp recebe a solitição dhcp do cliente mas a resposta do servidor dhcp não é enviada ao cliente.
Acho que o problema está relacionado com a mudança da tabela mac do switch, pois quando um cliente se conecta pela primeira vez na rede o switch mapeia o mac em uma porta onde o ap está ligado. Quando ocorre o roaming (mudança de AP) o mesmo mac é associado à outra porta onde está ligado o outro ap. Já tentei alguma coisas: desabilitar a mac-learning nas portas onde os ap's estão ligados, coloquei essas portas em edge-port (port-fast do stp), mas não funcionou.
Quando realizo a ligação por meio de um hub, esse problema não ocorre.
Sabem me dizer como posso solucionar isso?