Olá querida, em termos de utilização não muda muito para um netbook comum. Em relação ao modem 3G embutido, se você utiliza muito este tipo de conexão, acha bastante incômodo ter aquele penduricalho da operadora ocupando uma porta USB, pode ser bem interessante sim, hehe.
Acredito que ele seja desbloqueado pois é um produto avulso, não é vendido pela operadora A ou B, apenas tem que verificar se a frequência 3G da sua região faz com que ele funcione em todas elas. A minha sugestão é que você instale e teste na loja da própria operadora, até para tirar dúvidas sobre configuração do serviço.
Na verdade para funcionar você precisa apenas comprar um chip GSM habilitado para dados e inserir ele no compartimento que fica pro baixa da bateria, se não me engano. Encaixou o SIM card ali, é só utilizar um software chamado HP Connection Manager que vem instalado para se conectar, ele funciona como o discador da operadora.
Obs: Se esta resposta lhe foi útil e resolveu ou esclareceu o problema, por favor marque o tópico como solucionado e clique na minha estrela para oferecer um kudo como agradecimento.