cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
Estudante
Estudante
1 0 0 0
Mensagem 1 de 2
392 Exibições
Reportar Mensagem

Arredondamento HP12C

HP12c gold

Minha calculadora está fazendo o arredondamento incorretamente. Exemplo, no calculo abaixo, minha calculadora gera o resultado de R$50.000,00, mas o resultado correto é R$48.800,00.

Calculo: Um banco emitiu um CDB de 126 dias úteis no valor de R$1.000.000,00, taxa de 10% ao ano (base 252 dias úteis). O valor dos juros, de acordo com o regime composto de capitalização, ao final do período.

 

Marcas (1)
1 RESPONDER 1
Aprendiz
Aprendiz
17 16 2 6
Mensagem 2 de 2
Reportar Mensagem

Arredondamento HP12C

Bom dia!

 

A HP utiliza dois método para cálculo de juros no período singular: convenção linear e convenção exponencial.

O método a ser utilizado é critério do usuário.

 

No vosso caso, a HP está ajustada para o método linear, por isto os 50.000,00.

 

Observe o visor da HP. Não deve estar aparecendo a letra "C" no visor.

Pressione as seguintes teclas, uma após a outra: "STO" e "EEX". Com isto deve aparecer o "C" no visor, e o resultado será os 48.808,84 (calcule novamente os juros).

 

Lembre-se de trabalhar nas teclas financeiras de juros compostos e não proporcionalizar a taxa. Ajuste o tempo, do contrário o resultado continuará sendo 50.000 ,00.

 

Caso não consiga resolver, passe-me a sequência de teclas que você está usando.

 

Saudações matemáticas!

Essa resposta foi útil? Sim Não
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação