cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
Estudante
Estudante
1 0 0 0
Mensagem 1 de 3
2.917 Exibições
Reportar Mensagem

Minha HP-12c não diferencia juros simples de compostos

HP-12C

Galera, boa tarde!

 

Estou com uma dúvida sobre o cálculo de juros com a HP-12c, pois minha calculadora não está diferenciando as modalidades de cálculo.

 

Um exemplo:

Com juros compostos, eu invisto R$ 1.000, a taxa de 1% a.m durante 9 meses. Antes de começar o cálculo, eu pressiono STO + EEX pra aparecer o C de compostos na calculadora. Pressiono 1.000 CHS PV > 1i > 9n > FV e o resultado é R$ 1.093,69.

 

Com juros simples, eu invisto R$ 1.000, a taxa de 1% a.m durante 9 meses. Antes de começar o cálculo, eu pressiono STO + EEX pra retirar o C de compostos na calculadora, e ela entender que é juros simples. Pressiono 1.000 CHS PV > 1i > 9n > FV e o resultado deveria ser de R$ 1.090, mas a calculadora mostra os mesmos R$ 1.093,69 como se eu ainda tivesse calculando juros compostos!

 

E isso não acontece apenas com a minha, acontece com várias que testei.

 

Isso é normal? Ou será que estou cometendo algum erro na hora do cálculo?

 

Obrigado!!

2 RESPOSTAS 2
Reitor Reitor
Reitor
35,915 27,702 6,934 9,569
Mensagem 2 de 3
Reportar Mensagem

Minha HP-12c não diferencia juros simples de compostos

Olá @Eukevin , boa tarde !

 

Veja se as orientações abaixo podem ajudar:

Calculadora HP 12c - Cálculos de juros simples

https://support.hp.com/br-pt/document/c02182417

Como calcular juros compostos – Fórmula e exemplos em Excel e HP12c

https://editalconcursosbrasil.com.br/blog/contabilidade_juros-compostos/

 

Se for alguma configuração nela que esteja errada, abra o documento abaixo e faça o reset dela:

https://support.hp.com/br-pt/document/bbia5202

 

Se não resolver ou tiver uma dúvida adicionar, recomendo que entre em contato com a área de suporte à calculadoras:

https://support.hp.com/br-pt/document/c04778573

São Paulo: +55 11 4004 7751
Outros locais: +1 800 709 7751
De segunda a sexta-feira
08:00-17:00

 

Espero que lhe ajude !

 

👍

 

 

Gostaria de lhe pedir um favor...

Se a dúvida foi esclarecida, marque minha resposta como "solucionado" para que outras pessoas com a mesma dúvida vejam e esclareçam rapidamente.
E clique no "jóinha" para oferecer "kudos" em agradecimento.

Lhe desejo uma excelente semana !

"Sou um Voluntário aqui no Fórum HP"


Bem-vindo à Comunidade, sou um voluntário e mensagens privadas não serão respondidas.
Se a resposta foi útil e/ou você gostaria de dizer "obrigado", clique no botão “ Sim ” Eu ajudei a resolver o problema? Não esqueça clique “Aceitar como uma solução” , se alguém tiver a mesma pergunta, esta solução pode ser útil.
Essa resposta foi útil? Sim Não
Aprendiz
Aprendiz
17 16 2 6
Mensagem 3 de 3
Reportar Mensagem

Minha HP-12c não diferencia juros simples de compostos

Boa noite!

 

STO EEX não é para calcular segundo o regime de  juros simples ou compostos.

 

As teclas financeiras (n   i   PV   PMT   e  FV, além de CFo   CFj   Nj   NPV    IRR ....) sempre calculam segundo o regime de juros compostos.

 

Os cálculos a juros simples são bem limitados (e  há razões técnicas para isto) e também não são afetados pelo STO EEX. Veja o manual que lá há instruções.

 

Então para que serve o STO EEX?  Para calcular juros simples """"no período singular"""" de um cálculo a juro compostos, ou seja, na fração do período.

 

Exemplo: calcular juros compostos de um capital de 1.000,00, taxa de 3% a.m., por um período de 3,5 meses (3 meses e 15 dias). Os três meses serão calcular a juros compostos, independente do status imposto pelo STO EEX. Já os 15 dias serão calculados a juros simples se STO EEX resultar sem o "c" no visor ou a juros compostos se STO EEX resultar "c" no visor.

 

No cálculo a juros simples é indiferente o status do STO EEX.

 

Espero ter ajudado.

 

Saudações matemáticas!

Essa resposta foi útil? Sim Não
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação