Olá, pessoal!
Preciso de ajuda para encontrar um driver adequado à MF M2070 da Samsung, cujo suporte é oferecido aqui no site da HP.
Bom, eu tenho Windows 8.1 e Ubuntu 20.04 LTS no meu notebook Inspiron Série 5000. Por vários anos, a MF funcionou perfeitamente e, após alguma dessas atualizações automáticas no Windows, o scanner dela parou de responder e eu achei que fosse problema da MF. O scanner ficou "pifado" por mais de 1 ano.
No entanto, quando instalei o Ubuntu, há cerca de 1-2 meses, o scanner voltou a funcionar e, só então, percebi que o problema era de driver desde o começo. Em contrapartida, a impressora não funciona. Na primeira instalação da MF no Linux, via CUPS, ela imprimiu direito por umas 2 vezes; depois disso, não respondeu mais. Desinstalei tudo referente ao HPLIP etc. e reinstalei; mesma coisa, imprime 1 ou 2 vezes e depois não responde mais. Nos drivers disponíveis no site da HP, não encontro driver específico para a Série M2070. Na lista de drivers oferecida no processo de instalação, já escolhi uns 3 daqueles "(recomended)" e a impressão vem uma ***bleep***. Já gastei muitos, muitos dias tentando resolver só este problema e acho que não conseguirei.
Já pensei em ficar com o scanner no Linux e a impressora no Windows; mas, para piorar um pouquinho, nessa valsa de desinstala e instala impressora no Ubuntu, o scanner parou de responder e o Windows se corrompeu há cerca de 1 semana e eu ainda não consegui recuperá-lo. É mole?
Como resolvo esse problema do driver para o Ubuntu?