cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
Tutor
Tutor
10 9 0 0
Mensagem 1 de 21
5.595 Exibições
Reportar Mensagem

Solucionado!

Configuração HD SAS em controladora servidor HP Proliant ML10G6

Boa tarde!

 

Estou com um  problema no servidor mencionado.

 

Ele já tem a controladora SAS com suporte para 4 HDs e 2 HDs de 300GB cada já instalado.

 

No Windows Server 2008 só reconhece um HD de 300GB, no painel frontal onde são instalados os HDs, as luzes de cada HD pisca normalmente, demonstrando que o HD está em "funcionamento ou ligado", mas no Windows ele só reconhece um e eu estou precisando com que ele reconheça os dois.

 

Esse servidor veio junto com a empresa quando a comprei, eu não sabia que tinha 2 HDs instalados nele, para mim era um só de 300GB, como estavamos precisando de mais espaço fui verificar qual tipo de HD ele tem para poder adquirir o correto.

 

Então abri o painel frontal com a chave e me deparei de cara com a controladora SAS e os 2 HDs.

 

Pela BIOS eu consigo ver que está configurado uma RAID e o boot para iniciar pelo Slot 2 onde encontra-se o HD que está instalado o S.O..

 

Tenho formação na área de TI, teria como vocês me ajudarem a fazer com que o outro HD seja reconhecido também?

 

Obrigado!

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Pró-Reitor
Pró-Reitor
4,854 3,529 736 1,455
Mensagem 21 de 21
Reportar Mensagem

Solucionado!

Configuração HD SAS em controladora servidor HP Proliant ML10G6

Ola amigo,

 

Nesse caso é necessario apontar o driver da controladora para que possa ser reconhecido o RAID.

Exibir solução no post original

Essa resposta foi útil? Sim Não
20 RESPOSTAS 20
Pró-Reitor
Pró-Reitor
4,854 3,529 736 1,455
Mensagem 2 de 21
Reportar Mensagem

Solucionado!

Configuração HD SAS em controladora servidor HP Proliant ML10G6

Ola amigo,

 

Qual modelo de seu server? qual o modelo da controladora?

 

 

Para o disco ser reconmhecido no windows voce deve garantir que esse disco esteja com um raid criado, segundo passo serial apontar ele dentro do windows através do gerenciador de armazenamento,  quando é colocado um disco é necessario criar um raid ao mesmo e depois alocar a unidade dentro do gerenciador de armazenamento.

 

 

 

O disco ser reconhecido na bios ou em alguma outra ferramenta não siginifica que possui um raid.

 

Para verificar execute o procedimento desse link: http://h30487.www3.hp.com/t5/Dicas-dos-Experts-para-servidores/Configura%C3%A7%C3%A3o-do-RAID-usando...

 

 

essa ferramenta ACU ira mostrar todos ARRAY, caso possua algum disco como "unsigned drivers" é necessario criar um raid ao mesmo conforme documento, e no windows aloque a unidade

Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
10 9 0 0
Mensagem 3 de 21
Reportar Mensagem

Solucionado!

Configuração HD SAS em controladora servidor HP Proliant ML10G6

Bom dia Ricardo, obrigado pela rápida resposta!

 

O servidor é esse mesmo do assunto HP Proliant ML10G6.

 

A placa controladora que está conectada via PCI EX8 é a Smart Array Controler Smart Array P410 e placa onde estão conectados os HDs tem o seguinte Part Number PN: 466509-001.

 

Eu não tenho nenhum CD com o programa HP Smart Start ou HP Easy Setup, teria algum lugar para eu baixar e depois gravá-lo em CD?

 

Muito obrigado novamente!

Essa resposta foi útil? Sim Não
Pró-Reitor
Pró-Reitor
4,854 3,529 736 1,455
Mensagem 4 de 21
Reportar Mensagem

Solucionado!

Configuração HD SAS em controladora servidor HP Proliant ML10G6

Essa resposta foi útil? Sim Não
Pró-Reitor
Pró-Reitor
4,854 3,529 736 1,455
Mensagem 5 de 21
Reportar Mensagem

Solucionado!

Configuração HD SAS em controladora servidor HP Proliant ML10G6

Ola,

 

Foi efetuado o procedimento?

Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
10 9 0 0
Mensagem 6 de 21
Reportar Mensagem

Solucionado!

Configuração HD SAS em controladora servidor HP Proliant ML10G6

Boa tarde Ricardo!

 

Estou baixando o arquivo para gravar em CD e ver se consigo dar o boot por ele e realizar o procedimento.

 

Já aproveitando, teria alguma forma de fazer um backup dessas configurações antes de fazer qualquer alteração para de repente um eventual erro e eu poder voltar as configurações anteriores?

 

Pelo que andei conversando com um pessoal da área é bem provavel que o HD que está no slot 1 seja espelho do HD que está no slot 2, dessa forma eu terei que adquirir um novo HD SAS e assim fazer o procedimento para esse próximo HD que irei instalar no slot 3, seria isso mesmo correto?

 

Obrigado!

Essa resposta foi útil? Sim Não
Pró-Reitor
Pró-Reitor
4,854 3,529 736 1,455
Mensagem 7 de 21
Reportar Mensagem

Solucionado!

Configuração HD SAS em controladora servidor HP Proliant ML10G6

quanto ao BKP não a como salvar, então nunca utilizar a opção DELETE dentro do easy setup.

 

Segundo , é necessario vc adquirir um, novo disco somente se voce for utilziar um raid de espelhamento com disco 3, caso não for utilizar espelhamento não é necessario

Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
10 9 0 0
Mensagem 8 de 21
Reportar Mensagem

Solucionado!

Configuração HD SAS em controladora servidor HP Proliant ML10G6

Na verdade eu preciso de mais espaço para um banco SQL e o pessoal do suporte do sistema pediu para adquirir um HD SAS que me dará mais desempenho no tráfego dos dados.

 

Teria como eu colocar essa HD SAS no slot 3 e usá-lo como HD de dados dentro do Windows Server 2008?

Essa resposta foi útil? Sim Não
Pró-Reitor
Pró-Reitor
4,854 3,529 736 1,455
Mensagem 9 de 21
Reportar Mensagem

Solucionado!

Configuração HD SAS em controladora servidor HP Proliant ML10G6

Sim, nesse caso é só criar um raid 0 para esse disco

Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
10 9 0 0
Mensagem 10 de 21
Reportar Mensagem

Solucionado!

Configuração HD SAS em controladora servidor HP Proliant ML10G6

Bom dia Ricardo!

 

Me ajude com uma outra dúvida por favor?

 

Estou tentando comprar o HD SAS para esse servidor, mas o pessoal está me dizendo que esse servidor não aceita HD SAS e que eu teria que comprar junto a controladora, que deixaria o custo do mesmo muito alto, porém, eu bati o pé com eles pois eu abri e vi que tem a controladora SAS, mas eles teimam em dizer que é uma controladora SATA.

 

No HD está escrito:

 

300GB 15K SAS

Model: EF0300FARMU

HP P/N: 516810-001

 

Teria como você confirmar para mim, mas esse seria um HD SAS correto?

 

Então eu posso comprar outro HD SAS que funcionaria?

Essa resposta foi útil? Sim Não
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação