cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
Comunicados

Temos um novo conteúdo para notebooks, clique aqui para conferir!

Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
Estudante Top
Estudante Top
6 5 0 0
Mensagem 1 de 15
41.565 Exibições
Reportar Mensagem

Solucionado!

HP Pavilion - Boot Device Not Found Hard Disk (3F0)

Olá Pessoal.

 

Após várias pesquisas no fórum (inclusive em inglês), não encontrei nenhum cenário semelhante ao meu, embora o problema seja bem comum. Vamos lá.

 

Tenho um HP G4-2218BR comprado com Windows 8 Pro . Tudo OK até o Windows parar de funcionar.

Procedimento normal, instalei novamente o Windows 8.1 e fui conferir os drivers. Vi que a versão instalada da BIOS era a F.26 e já havia a F.29. Por boa prática fui atualizar a BIOS e aí começou o meu problema. O procedimento rodou no windows e o notebook reiniciou, apareceu uma mensagem FLASHING BIOS e a porcentagem rodou (com a fan em velocidade máxima) bem rápido e no final o equipamento desligou. Logo em seguida ele ligou e apareceu a seguinte mensagem:

 

"Boot Device Not Found.

Please install an operating system on your hard disk.

Hard Disk (3F0).

F2 system diagnostics."

 

Até aí está igual a outros casos, mas daqui pra frente meu caso muda um pouco dos demais, vamos lá:

 

  1. Primeira ação, fazer o teste do HD: Passei o Quick e o Extended, em ambos os casos o resultado foi "PASSED";
  2. Segunda ação, tirar a bateria e deixar o notebook "descansar": Feito isso e deixado cerca de 1 hora parado, voltou com exatamente o mesmo problema;
  3. Terceira ação, tentar a recuperação do sistema: Ao acessar o system recovery (F11), ele volta pra mensagem de erro);
  4. Quarta ação, tentar colocar em Legacy Mode: Alterado na BIOs e ao ligar, a única diferença é que aparece a mensagem no formato antigo "NO BOOT DEVICE AVAILABLE[...]";
  5. Quinta ação, tentar instalar tudo de novo: Voltei para o Boot no modo UEFI, coloquei o pendrive (exatamente o mesmo que tinha instalado o windows desse notebook há 2 dias atrás) e a coisa ficou mais estranha, pois no menu de seleção de boot (F9), ele não mostra NADA, nem o OS Boot Manager.
  6. Sexta Ação, tentar a recuperação da BIOS: Não sabia se isso estava disponível no meu notebook, mas tentei um procedimento dado pelo suporte da HP no fórum internacional. Segurar as Teclas Windows + B por poucos segundos e depois segurar o botão POWER (ainda segurando as duas teclas) por um segundo, soltando tudo junto depois. O notebook ligou, mas não mostrou nada na tela (conforme deve ser), no entanto passou dos 40 segundos que deveria ficar assim e passou dos 10 minutos nessa situação, aí achei estranho e desliguei. Ao ligar novamente, nada mudou.
  7. Sétima Ação, tentar o simples reset da BIOS: Reset feito na BIOS, mas também não mudou nada.]

 

E aí pessoal, não faço mais ideia do que fazer, meu entendimento disso é que deu alguma coisa errado na atualização da BIOS e de alguma forma ele não consegue mais fazer a rotina de BOOT (pois não faz o boot por nenhum dispositivo).

 

Vi que é possível fazer o recovery da BIOS a partir do HP_TOOLS, no entanto como vou fazer isso se o note não reconhece o HDD ou Pendrive?

 

Agradeço todo o tipo de ajuda!!

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Reitor Reitor
Reitor
40,115 28,209 4,799 6,795
Mensagem 2 de 15
Reportar Mensagem

Solucionado!

HP Pavilion - Boot Device Not Found Hard Disk (3F0)

Olá amigo,

 

Isso é o HD que corrompeu. Terá que trocar o mesmo.

 

Att, 


Bem-vindo à Comunidade, sou um voluntário e mensagens privadas não serão respondidas.
Se a resposta foi útil e/ou você gostaria de dizer "obrigado", clique no botão “ Sim ” Eu ajudei a resolver o problema? Não esqueça clique “Aceitar como uma solução” , se alguém tiver a mesma pergunta, esta solução pode ser útil.

Exibir solução no post original

Essa resposta foi útil? Sim Não
14 RESPOSTAS 14
Reitor Reitor
Reitor
40,115 28,209 4,799 6,795
Mensagem 2 de 15
Reportar Mensagem

Solucionado!

HP Pavilion - Boot Device Not Found Hard Disk (3F0)

Olá amigo,

 

Isso é o HD que corrompeu. Terá que trocar o mesmo.

 

Att, 


Bem-vindo à Comunidade, sou um voluntário e mensagens privadas não serão respondidas.
Se a resposta foi útil e/ou você gostaria de dizer "obrigado", clique no botão “ Sim ” Eu ajudei a resolver o problema? Não esqueça clique “Aceitar como uma solução” , se alguém tiver a mesma pergunta, esta solução pode ser útil.
Essa resposta foi útil? Sim Não
Estudante Top
Autor
Estudante Top
6 5 0 0
Mensagem 3 de 15
Reportar Mensagem

Solucionado!

HP Pavilion - Boot Device Not Found Hard Disk (3F0)

Olá Fábio. Obrigado pela resposta.

 

Tenho outro HD em casa, vou fazer o teste agora ao meio dia.

Mas sendo problema de HD, ele deveria permitir que eu desse o boot pelo pendrive não?

 

Pensei agora em um teste que não havia feito. Tenho um liveCD do Ubuntu, vou testar também agora ao meio dia.

 

Início da tarde eu posto os resultados aqui.

 

Abraço!

Essa resposta foi útil? Sim Não
Reitor Reitor
Reitor
40,115 28,209 4,799 6,795
Mensagem 4 de 15
Reportar Mensagem

Solucionado!

HP Pavilion - Boot Device Not Found Hard Disk (3F0)

Olá, 

 

Não, não irá permitir, pois corrompeu a trilha e não deixa nem dar boot pra identificação.

 

Att, 


Bem-vindo à Comunidade, sou um voluntário e mensagens privadas não serão respondidas.
Se a resposta foi útil e/ou você gostaria de dizer "obrigado", clique no botão “ Sim ” Eu ajudei a resolver o problema? Não esqueça clique “Aceitar como uma solução” , se alguém tiver a mesma pergunta, esta solução pode ser útil.
Essa resposta foi útil? Sim Não
Estudante Top
Autor
Estudante Top
6 5 0 0
Mensagem 5 de 15
Reportar Mensagem

Solucionado!

HP Pavilion - Boot Device Not Found Hard Disk (3F0)

Boa tarde Fabio.

 

Estamos evoluindo 🙂

 

Fiz alguns testes.

Deixei o mesmo HD e tentei dar boot em modo UEFI e Legacy, mas em ambos os casos consta como "No boot device". A diferença é que se eu colocar no modo Legacy e alterar a sequência da BIOS, eu consigo dar boot pelo pendrive ou pelo CD.

No caso do modo UEFI, mesmo que eu altere a sequência, nada funciona.

 

Troquei o HD, coloquei outro que tenho aqui (de um notebook um pouco mais antigo que não existia UEFI). Neste caso, pelo UEFI não deu boot também (obviamente), mas se colocar no modo Legacy, ele dá boot normalmente e inicia o Windows (só dá a tela azul por conta dos drivers, mas deu pra ver que ele reconhece normalmente). Inclusive em Legacy os outros dispositivos de boot também funcionam normalmente.

 

Agora ficam duas dúvidas, que surgiram com base em tudo isso que eu diagnostiquei até agora:

 

No modo UEFI, se um dispositivo falha, todos os outros não funcionam?

Há a possibilidade de o notebook perder a capacidade de reconhecer bem um SO em modo UEFI?

 

Agradeço o retorno.

Essa resposta foi útil? Sim Não
Reitor Reitor
Reitor
40,115 28,209 4,799 6,795
Mensagem 6 de 15
Reportar Mensagem

Solucionado!

HP Pavilion - Boot Device Not Found Hard Disk (3F0)

Olá, 

 

Isso mesmo, pelo Modo UEFI terá realmente essa possibilidade de isso realmente ocorrer. Porque é como se fosse o driver da controladora.

 

Esse HD que colocou, é de qual capacidade ?

 

Att, 


Bem-vindo à Comunidade, sou um voluntário e mensagens privadas não serão respondidas.
Se a resposta foi útil e/ou você gostaria de dizer "obrigado", clique no botão “ Sim ” Eu ajudei a resolver o problema? Não esqueça clique “Aceitar como uma solução” , se alguém tiver a mesma pergunta, esta solução pode ser útil.
Essa resposta foi útil? Sim Não
Estudante Top
Autor
Estudante Top
6 5 0 0
Mensagem 7 de 15
Reportar Mensagem

Solucionado!

HP Pavilion - Boot Device Not Found Hard Disk (3F0)

Olá.

 

O HD original (que está com o problema) é de 1TB.

 

O HD que eu coloquei pra testar é um HITASHI de 80GB.

Essa resposta foi útil? Sim Não
Reitor Reitor
Reitor
40,115 28,209 4,799 6,795
Mensagem 8 de 15
Reportar Mensagem

Solucionado!

HP Pavilion - Boot Device Not Found Hard Disk (3F0)

Ok,

 

Tente adiquirir um novo HD mais ou menos com as mesmas características, ok ? 

 

Att, 


Bem-vindo à Comunidade, sou um voluntário e mensagens privadas não serão respondidas.
Se a resposta foi útil e/ou você gostaria de dizer "obrigado", clique no botão “ Sim ” Eu ajudei a resolver o problema? Não esqueça clique “Aceitar como uma solução” , se alguém tiver a mesma pergunta, esta solução pode ser útil.
Essa resposta foi útil? Sim Não
Estudante Top
Autor
Estudante Top
6 5 0 0
Mensagem 9 de 15
Reportar Mensagem

Solucionado!

HP Pavilion - Boot Device Not Found Hard Disk (3F0)

Ótimo Fabio.

 

Últimas observações:

  • Aqui em casa tem outro notebook mais novo, com Windows 8.1 em UEFI (HD 1TB também), no entanto o notebook é DELL. Funcionaria para um teste rápido do boot UEFI?
  • Se tudo funcionar e o problema for apenas HD, há alguma forma de recuperar as partições originais de fábrica na nova instalação, com a logo HP na inicialização do Windows e tudo mais?

Muito obrigado pelas respostas!

Essa resposta foi útil? Sim Não
Reitor Reitor
Reitor
40,115 28,209 4,799 6,795
Mensagem 10 de 15
Reportar Mensagem

Solucionado!

HP Pavilion - Boot Device Not Found Hard Disk (3F0)

Olá amigo

 

Respondendo as perguntas:

 

  • Aqui em casa tem outro notebook mais novo, com Windows 8.1 em UEFI (HD 1TB também), no entanto o notebook é DELL. Funcionaria para um teste rápido do boot UEFI?

Resp: Não funciona, pois são controladoras diferenciadas, cada fabricante tem sua definição. 

 

  • Se tudo funcionar e o problema for apenas HD, há alguma forma de recuperar as partições originais de fábrica na nova instalação, com a logo HP na inicialização do Windows e tudo mais?

Resp: Não, as partições pode considerar como perdidas, comforme lhe informei, o HD realmente corrompeu sua trilha. A unica alternativa seria a aquisição dos DVD´s originais. 

 

Att, 


Bem-vindo à Comunidade, sou um voluntário e mensagens privadas não serão respondidas.
Se a resposta foi útil e/ou você gostaria de dizer "obrigado", clique no botão “ Sim ” Eu ajudei a resolver o problema? Não esqueça clique “Aceitar como uma solução” , se alguém tiver a mesma pergunta, esta solução pode ser útil.
Essa resposta foi útil? Sim Não
Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação