cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
Comunicados

Temos um novo conteúdo para notebooks, clique aqui para conferir!

Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
Tutor
Tutor
6 5 1 1
Mensagem 1 de 8
7.772 Exibições
Reportar Mensagem

Problema com Cooler disparando

OMEN by HP 15-dc1036ns
Microsoft Windows 10 (64-bit)

Bom dia!

 

Recentemente adquiri um OMEN by HP 15-dc1036ns. Durante quase dois meses não tive nenhum problema, mas a pouco mais de uma semana eu percebi que o cooler da GPU (lado esquerdo) encontra-se disparando, ou seja, ele atinge a velocidade máxima de rotação. Aparentemente não havia nenhum motivo plausível, visto que tanto a CPU como a GPU estavam em temperaturas normais, que não justificam esse comportamento.

 

Baixei diversos softwares para monitoramento da temperatura e apenas no SpeedFan que percebi um sensor Temp1, que segundo o diagnóstico é controlado pela ACPI, e eu acredito muito que seja algum controlador da placa-mãe, que faz com que o cooler dispare. Os demais sensores fazem referência aos núcleos do processador (6 núcleos), GPU e SSD, portanto, só sobra a placa-mãe. Não é um comportamento padrão, porém notei que em temperaturas acima de 60°C, referente a esse sensor Temp1, ele dispara, mesmo eu colocando a mão no notebook e constatando que ele não está em uma temperatura tão alta.

 

O fato do cooler aumentar a rotação não é um problema, porém ele aumenta a rotação de uma maneira muito brusca, como se o computador estivesse em "idle" e do nada o cooler atinge a rotação máxima. Vale ressaltar que esse problema é referente ao cooler esquerdo associado à GPU, e é um comportamento cíclico, iniciando, ficando uns 10 segundos e depois parando por cerca de meio segundo e iniciando novamente. As vezes também é possível notar que ele "engasga", no sentido de aumentar e diminuir a rotação numa fração de milissegundos.

 

Também noto que, em algumas situações, esse problema é parcialmente resolvido reiniciando o PC, mas não é sempre, portanto, não consegui ainda identificar completamente o problema.

 

Alguns dos procedimentos que já fiz foram:

 

- Atualizei a BIOS para a versão F.16, mais recente;

- Fiz um downgrade da BIOS para a versão F.15;

- Atualizei os drivers do chipset;

- Atualizei todos os drivers da máquina;

- Reinstalei o sistema operacional e reinstalei todos os drivers.

 

A única coisa que não consegui fazer foi a atualização da BIOS-Firmware do sistema, pois a minha máquina acusa que os drivers disponíveis no site da HP não são compatíveis com o meu dispositivo, o que é muito estranho, mas não sei se é necessariamente o problema.

 

Bom, essa é uma situação que realmente está me incomodando, portanto peço ajuda da comunidade e dos profissionais mais experientes para tentarmos resolver essa complicação. Acredito que não se trata de um problema físico com o cooler, mas não abri a máquina para investigar.

 

Agradeço desde já!

7 RESPOSTAS 7
Tutor
Autor
Tutor
6 5 1 1
Mensagem 2 de 8
Reportar Mensagem

Problema com Cooler disparando

Boa noite!

 

Coloquei um vídeo no youtube que mostra o problema: https://youtu.be/7TxJ3I_PdNU

 

Obrigado e fico no aguardo da equipe de suporte!

Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
6 5 1 1
Mensagem 3 de 8
Reportar Mensagem

Problema com Cooler disparando

Senhores, atualizando as informações:

 

- Notei que esse problema acontece a depender de como o PC liga. Como exemplo: existem vezes que eu ligo, faço determinadas atividades e não acontece nada. Quando eu reinicio a máquina ou desligo e retorno a ligar, o problema pode voltar ou não a acontecer, o que me parece ser algo relacionado à software e não a hardware.

 

Já tentei resetar as configurações da BIOS, mas também não resolveu.

 

Edit: outra coisa que não mencionei: as vezes esse problema acontece quando eu acesso a BIOS do notebook, ou seja, antes de iniciar o sistema operacional, o que me leva a crer ser alguma configuração desregulada, mas que não foi solucionada com a atualização da BIOS.

Essa resposta foi útil? Sim Não
Ex-HP
Ex-HP
21,020 11,085 1,251 2,816
Mensagem 4 de 8
Reportar Mensagem

Problema com Cooler disparando

Olá WellingtonB!

 

Verifico que já realizou quase todos os procedimentos indicados.

 

O que você pode fazer é um teste de hardware nele e se não apresentar nenhum problema, realizar a recuperação de fábrica. 

A recuperação constata se há falha física.

 

Redefinição de hardware

1. Desligue o equipamento, remova a bateria (se removível) e o carregador e todos dispositivos conectados ao equipamento. 

2. Mantenha pressionado o botão "Liga/Desliga" por 1 minuto (sem soltar). 

3. Após isso, conecte o carregador no notebook e tente ligar o equipamento apenas com o carregador.
 

 

Computadores HP - Testar falhas de Hardware 

Eu trabalho para a HP. Se esta resposta foi útil e te ajudou a resolver o problema, por favor, clique no botão solucionado.png assim poderá ajudar outros usuários. E clique no botão para agradecer a ajuda.

twitter.png @HPSuporte  facebook-logo.png HP Suporte

Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
6 5 1 1
Mensagem 5 de 8
Reportar Mensagem

Problema com Cooler disparando

Boa tarde Roseli.

 

A bateria do meu computador é interna. Você sabe me dizer se eu posso abrir o equipamento sem ter problema com a garantia?

Essa resposta foi útil? Sim Não
Ex-HP
Ex-HP
21,020 11,085 1,251 2,816
Mensagem 6 de 8
Reportar Mensagem

Problema com Cooler disparando

Neste caso, siga essas instruções:

 

Redefinir um laptop com bateria fixa ou não removível

Eu trabalho para a HP. Se esta resposta foi útil e te ajudou a resolver o problema, por favor, clique no botão solucionado.png assim poderá ajudar outros usuários. E clique no botão para agradecer a ajuda.

twitter.png @HPSuporte  facebook-logo.png HP Suporte

Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
6 5 1 1
Mensagem 7 de 8
Reportar Mensagem

Problema com Cooler disparando

Bom dia,

 

Após quase uma semana sem o problema, ele voltou a acontecer. Quais são as próximas instruções?

Essa resposta foi útil? Sim Não
Ex-HP
Ex-HP
21,020 11,085 1,251 2,816
Mensagem 8 de 8
Reportar Mensagem

Problema com Cooler disparando

Oi WellingtonB!

Se o equipamento estiver em garantia de fábrica, visto que se trata de um equipamento importado, será necessário entrar em contato com o país de origem para acionar a garantia ou você pode entrar em contato com o a revenda onde adquiriu.

 

Caso esteja fora de garantia, você pode encaminhar a um técnico de sua confiança ou consultar as assistência indicadas no link abaixo:

 Assistências

Eu trabalho para a HP. Se esta resposta foi útil e te ajudou a resolver o problema, por favor, clique no botão solucionado.png assim poderá ajudar outros usuários. E clique no botão para agradecer a ajuda.

twitter.png @HPSuporte  facebook-logo.png HP Suporte

Essa resposta foi útil? Sim Não
Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação