cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Clique aqui

  • post a message
  • ×
    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Clique aqui

  • post a message
Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
Highlighted
Aprendiz
Aprendiz
Mensagem 1 de 9
8.614Exibições
Reportar Mensagem

Troca de HD por SSD e instalação de Windows 7 num x360 n127br

Pavilion x360 11-n127br
Microsoft Windows 7 (64-bit)

Oi pessoal,

 

Na verdade, esta não é uma pergunta, queria postar uma solução para várias threads diferentes aqui do fórum.

 

Tenho um Pavilion x360 n127br que comprei depois que o BGA do meu G42-373BR resolveu desistir de suportar as altas temperaturas de operação (parecia uma chapa de padaria aquele AMD).

 

Achei interessante pois o n127br tem a mesma performance mas tem metade do peso e não tem nem ventoinha. Comprei pela portabilidade já que a configuração me atende razoavelmente bem.

 

O grande embaraço, fica a cargo do Windows 10. Sim, fui intimado a "atualizar" e me arrependi amargamente. No começo tudo são flores, mas depois de alguns meses, começam os travamentos aleatórios. Não é nada legal escrever mais de 100 linhas (suadas) de código para o Windows travar e você simplesmente perder todo o trabalho.

 

Tá, eu sei, salvamento automático e tal, mas quando estamos concentrados mesmo, esquecemos até de tomar água, quem dirá salvar...

 

Como trabalho numa universidade com acordo com a Microsoft (DreamSpark), tenho uma licença do Windows 7 Pro. Baixei e criei a mídia, mas no fim, resolvi dar uma segunda chance para o W10 e fiz a recuperação (eliminei os programas e restaurei o Windows, mantendo os arquivos).

 

Fizemos as pazes, eu e o W10 e seguimos a vida. Fast forward para este mês, quando os travamentos voltaram a ocorrer... Eu já estava de sacolas cheias com problemas de compatibilidade de uns drivers de serial, então bem, desta vez foi a gota d'agua... Hora de fazer upgrade para o Windows 7.

 

Primeiro passo é buscar no Google sobre a experiência dos usuários no tema. Foi aí que caí aqui no Fórum e vi alguns posts sobre o assunto.

 

Numa das perguntas, um usuário relatou que teve muitos problemas para instalar o W7 e, no fim, acabou desistindo. Setei um flag ruim aqui. Se formatar a HD com um sistema de arquivos diferente, não vou mais poder recuperar o W10 (perco a partição de recuperação). Ou, no mínimo, iria ficar com meu computador de trabalho parado um tempo.

 

Até para não arriscar, tive uma ideia: que tal já resolver um gargalo de configuração deste computador e trocar a HD por uma SSD? Tento instalar o W7 na SSD e, se tudo der errado, volto a HD antiga e restauro o W10. Assim ganho um tempo para resolver o problema.

 

Coincidentemente achei uma promoção e comprei uma Kingston de 240GB compatível com SATA 3 e 2 na quarta-feira, o que (a princípio) me permitiria fazer a troca no fim de semana.

 

Contente com a compra, voltei ao fórum e fiquei preocupado de novo. Várias respostas de usuários experientes falando do manual de serviço deste computador, onde se lê que as SSDs compatíveis são:

 

  • 128 GB 2280 M2 SATA-3 TLC
  • 128 GB 2280 M2 SATA-3

 

Não sou muito versado em TI, mas achei estranho não funcionar. O que a MB enxerga é o controlador SATA, que a SSD também tem, mas vai saber... Eu desconhecia até essas modernidade de UEFI e Boot Seguro...

 

De qualquer forma, fiquei preocupado e pensei até em cancelar o pedido e aceitar meu destino. Mas como sou teimoso, esperei e a SSD chegou na Sexta Feira.

 

Resolvi correr pois não sabia quanto tempo levaria todo o processo e comecei a trabalhar na própria Sexta Feira à noite.

 

A lista de ferramentas que tinha à disposição eram as seguintes:

  • Jogo de chaves de fenda/Phillips pequenas
  • Duas palhetas de guitarra (para ajudar a abrir o gabinete sem riscar)
  • Dois Hashis de bambu (palito de churrasco é até melhor por causa da ponta, mas sugiro que seja de bambu)
  • Gravador de CD\DVD Samsung (SE-208DB/TSBS)
  • SSD Kingston 240GB (SA400S37/240G)
  • DVD de instalação do Windows 7 (com chave)
  • Um outro notebook que peguei emprestado
  • Conexão à internet
  • Fé e força de vontade

 

Passei, então para a troca da HD onde segui o tutorial da própria HP:

 

 

Vale ressaltar que é interessante ter um local para guardar os parafusos, de modo que seja possível colocá-los na mesma ordem em que são retirados (alguns tem tamanhos diferentes e, se colocados incorretamente, podem até furar a placa mãe).

 

Finalizado o processo, liguei para me certificar que estava tudo funcionando e é onde surge uma mensagem na inicialização me solicitando a instalar um sistema operacional. Desliguei e liguei novamente o computador, pressionando agora o F10, para acessar o Setup da BIOS.

 

Uma vez lá, fiz a seguinte configuração:

 

Em "System Configuration":
- "USB3.0 Configuration in Pre-OS" = De "Enabled" para "Auto" (Isso faz com que o controlador rode em USB2.0 antes do SO carregar, permitindo que o leitor de DVD funcione)

Entre em "Boot Options":
- "Legacy Support" = De "Disabled" para "Enabled"
- "Secure Boot" = De "Enabled" para "Disabled" (se não me engano, ao ativar o Legacy, essa opção já fica desativada)
- "Legacy Boot Order" = Deixei na ordem "USB CD/DVD Rom Drive", "Notebook HD", "USB Diskette on Key/USB Hard Disk", "! Network Adapter"

 

Pluguei o drive externo com o DVD de instalação do W7 e saí do Setup Salvando os parâmetros.

A instalação do W7 carrega normalmente e mostra o SSD com tamanho correto e não particionado. Crio as partições e finalizo a instalação.

 

Voltei no Setup e troquei a ordem de boot:

 

Em "System Configuration", entre em "Boot Options":

- "Legacy Boot Order" = Deixei na ordem "Notebook HD", "USB CD/DVD Rom Drive", "USB Diskette on Key/USB Hard Disk", "! Network Adapter"

 

Saí, salvando os parâmetros.

 

Após o Windows 7 carregar, sabia que só tinha metade do caminho andado, já que não sabia se teria compatibilidade de drivers. Nem o WIFI funcionava...

 

Usando o NB extra que emprestei, fui na página de suporte do computador na HP:

 

 

Selecionei o sistema operacional WINDOWS, versão WINDOWS 10 (64-bits) e baixei todos os drivers da lista (se dão compatibilidade para o W10, deve dar para o 7, certo?), salvei-os num pendrive e pluguei no meu n127br.

 

Instalei todos e boa parte do Hardware Desconhecido e dos problemas de driver no Gerenciador de Dispositivos foi resolvido automaticamente (se não for, depois de instalar os drivers, vá em Ação > Verificar se há alteração de hardware).

 

Fiquei com três problemas:

  • Problema de driver no Realtek PCIe FE Family Controller
  • Um dispositivo desconhecido (Identificação ACPI\INT33D6)
  • Um dispositivo desconhecido (Identificação ACPI\HPQ6007)

 

Para o adaptador de rede, entrei no site do fabricante e vi que havia uma versão separada do driver para o Windows 7:

 

 

Baixei e instalei. Resolvido.

 

Procurando sobre os outros dispositivos desconhecidos, um estava relacionado ao Virtual Butons (ACPI\INT33D6) e outro ao HP 3D DriveGuard (ACPI\HPQ6007). Como não pretendo usar mais meu computador como tablet (usei uma vez só até hoje) e a SSD me elimina os problemas com impacto, desabilitei os dois dispositivos.

 

Depois da instalação do SO e dos drivers, fiz uma imagem do sistema limpo (4 DVDs). Ainda, já aproveitei e criei as mídias de recuperação.

 

O tempo total da manutenção (instalação do SO e dos drivers) foi de aproximadamente 2 horas. Mais uma hora para criação das mídias de recuperação.

 

Deixo só mais uma dica de antes de começar a instalação, baixe todos os drivers da página da HP e salve num pendrive (assim como o driver do adaptador de rede), caso você não tenha um computador sobrando. Mas sugiro fortemente ter um computador capaz à mão (não, celular e tablet não servem).

 

Instalei minhas aplicações e estou rodando o computador feliz e contente desde então com W7 e voando com a SSD.

 

DISCLAMER:

É importante lembrar que qualquer uma das ações realizadas (troca da HD e instalação de outro SO) vai, invariavelmente, terminar com a sua garantia. A minha já havia expirado, se a sua ainda não acabou, sugiro que reconsidere.

 

TL/DR: Consegui fazer o upgrade do W10 para W7 e, de quebra, dei nova vida ao meu computador com uma SSD de 240GB.

 

Obrigado a todos que responderam nas outras threads. Me ajudou muito.

 

Grande abraço!

 

EDIT: Esqueci de algumas informações (ferramentas e o disclamer) e tinha um link errado.

8 RESPOSTAS 8
Highlighted
Reitor Reitor
Reitor
Mensagem 2 de 9
8.574Exibições
Reportar Mensagem

Troca de HD por SSD e instalação de Windows 7 num x360 n127br

Olá @KSP, boa tarde !

 

Muito obrigado por compartilhar conosco algo tão completo e porque não dizer "complexo".

Com certeza ajudará a muitos outros com a mesma dúvida !

 

Se futuramente precisar de algo, conte sempre conosco !

 

Um abração a ti e uma ótima semana !

:smileyvery-happy:


Se esta resposta foi útil e te ajudou a resolver o problema, por favor, clique no botão assim poderá ajudar outros usuários. E clique no botão para agradecer a ajuda.





Highlighted
Aprendiz
Aprendiz
Mensagem 3 de 9
8.554Exibições
Reportar Mensagem

Troca de HD por SSD e instalação de Windows 7 num x360 n127br

Olá Ronaldo,

 

Na verdade, eu é que agradeço aos voluntários do fórum pelas centenas de outras soluções que me ajudaram a fazer a manutenção de forma rápida e sem problemas.

 

Participo de alguns fóruns na minha área e sei que a ajuda que damos é por puro gosto de ajudar mesmo, mas mesmo assim, para quem está do outro lado com o problema na mão, isso é a salvação...

 

Fique tranquilo pois numa próxima aventura com meu computador vou aparecer para pedir ajuda!

 

Grande abraço a todos.

 

 

PS: Revisando meu post, vi que tinha esquecido de algumas informações e já o editei. Acho que agora está OK.

Highlighted
Estudante com Louvor
Estudante com Louvor
Mensagem 4 de 9
8.334Exibições
Reportar Mensagem

Troca de HD por SSD e instalação de Windows 7 num x360 n127br

OI, como fez para a touchscreen funcionar? Fiz conforme falou, baixei tudo da HP, mas não sei quel driver é esse...

Responder
0 Kudos
Highlighted
Aprendiz
Aprendiz
Mensagem 5 de 9
8.325Exibições
Reportar Mensagem

Troca de HD por SSD e instalação de Windows 7 num x360 n127br

Oi Lukyone,

Então... Na verdade não fiz... É que no meu post não ficou muito claro, mas o smartbuttons que desabilitei é justamente o driver do touchscreen.

O problema é que, até onde sei, o Windows 7 não tem suporte nativo para touchscreen. É preciso baixar um pacote de software da Microsoft para garantir o suporte do sistema operacional. Depois tem que fazer o driver conversar com o hardware do touchscreen...

Confesso que nesses meses eu até tentei alguns drivers (de outros modelos de Notebook), mas todos os que tentava resultavam em tela azul, de modo que preferi não continuar trilhando este caminho tenebroso.

O outro driver que citei (safeguard) serve para proteger o HD em caso de queda. O Notebook tem um acelerômetro e, ao perceber um queda ou impacto, faz a HD parar de girar e, se não me engano, trava o braço das cabeças de gravação. Mas como estou usando uma SSD, não faz nem sentido se preocupar com isso.

Uma coisa que faltou no post foi algo que só percebi recentemente: eu até consigo encontrar dispositivos e realizar conexões com o Bluetooth, mas nada funciona. Nem mesmo transferência de arquivos. Como o Bluetooth é outra função que eu uso pouco, não se justificou fazer downgrade para o Windows 10...

Sinto não poder ajudar mais, mas caso consiga resolver alguns dos problemas, eu te mando um PM e atualizo o post aqui...

Abração!
Highlighted
Estudante com Louvor
Estudante com Louvor
Mensagem 6 de 9
8.323Exibições
Reportar Mensagem

Troca de HD por SSD e instalação de Windows 7 num x360 n127br

Muito obrigado pela resposta! Também coloquei um ssd pra agilizar e preservar a bateria. Para mim seria importante o touch pra usar com alguns softwares de trabalho. Eu vou tentar e se achar solução, posto aqui, ok?
Muito obrigado pela ajuda!

Highlighted
Aprendiz
Aprendiz
Mensagem 7 de 9
8.322Exibições
Reportar Mensagem

Troca de HD por SSD e instalação de Windows 7 num x360 n127br

Opa, que isso, estamos aí é pra compartilhar experiências...

Pelo que andei (porcamente) pesquisando na época, é preciso baixar um pacote da Microsoft, disponível no link:

https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=17368

Depois disso eu não sei o que fazer. Foi aí que comecei a ter problemas de tela azul com os drivers e resolvi deixar o hardware do touch desabilitado.

Espero que isso te ajude, mas precisando estamos aí.
Highlighted
Estudante
Estudante
Mensagem 8 de 9
6.465Exibições
Reportar Mensagem

Troca de HD por SSD e instalação de Windows 7 num x360 n127br

Muito obrigado pela resposta! Também coloquei um ssd pra agilizar e preservar a bateria.
Muito obrigado pela ajuda!

 

Márcio Nugas

**bleep**

Responder
0 Kudos
Highlighted
Estudante com Louvor
Estudante com Louvor
Mensagem 9 de 9
4.881Exibições
Reportar Mensagem

Troca de HD por SSD e instalação de Windows 7 num x360 n127br

Usa o programa pcchip para achar drivers.
Responder
0 Kudos
Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação