Problemas para fazer login? Clique aqui!
Publicar nova pergunta
Pergunta
HP LaserJet 3055 - Impressora Funciona mas Scanner Não - Windows 10
Respostas (28)
Responder

Tutor
Membro desde: ‎12-09-2015
Mensagem 11 de 29 (99 Exibições)

Re: HP LaserJet 3055 - Impressora Funciona mas Scanner Não - Windows 10

Oi Matheus, vamos por partes:

• Eu já testei o equipamento ligado através de cabo USB, mas mesmo assim não deu certo. Na antiga formatação do computador eu só escaneava com o cabo USB.
  • Também na antiga formatação eu já usava o Windows Fax and Scan (além de outro chamado "Scanner") e tentei nesta formatação atual e não deu certo. Inslusive, o print que eu te mandei em um dos comentários acima (segue novamente abaixo) é do Windows Fax and Scan. Veja que, segundo a mensagem, nenhum scanner foi detectado.
  • Eu tentei fazer a instalação usando algums daqueles drivers que te apontei em outro print acima, mas não deu certo. Tentei de várias formas: via rede, via computador dinâmico e via computador fixo. Talvez aí é que esteja o "gancho" da estória. Talvez eu rpecise saber exatamente qual daqueles drivers dará certo (existe um monte na página) e de qual forma (físico, dinâmico, fixo, etc.) deverei tentar.

Enquanto respondia esse post, tentei refazer um procedimento que já havia feio antes, que é o de instalar a impressora manualmente via USB. Na primeira ocasião nao tinha dado certo, agora deu, mas somente para imrpessão! Pra escanear, continua dando a mesma mensagem de que "nenhum scanner foi detectado". Note que o procedimento foi feito manualmente, usando o driver já existente.

Enfim, já consegui fazer funcionar no mesmo Windows 10 antes de formatar, e preciso fazer funcionar novamente!

Segue abaixo alguns prints para vc conferir (a instalação feita agora via USB é essa marcada no print, como "Copiar 1"):

Captura de tela 2018-11-21 18.19.14.pngCaptura de tela 2018-11-21 18.19.34.pngCaptura de tela 2018-11-21 18.21.50.png

Captura de tela 2018-11-21 15.01.21.png

Suporte
Membro desde: ‎04-04-2018
Mensagem 12 de 29 (93 Exibições)

Olá JL_Coutinho.

Ocorre alguma alteração no Gerênciador de dispositivos quando o equipamento está conectado via USB?

Eu trabalho para a HP. Se esta resposta foi útil e te ajudou a resolver o problema, por favor, clique no botão solucionado.png assim poderá ajudar outros usuários. E clique no botão para agradecer a ajuda.

twitter.png @HPSuporte  facebook-logo.png HP Suporte

Tutor
Mensagem 13 de 29 (90 Exibições)

Bom dia Matheus,

Não, não acontece nada de anormal no gerenciador de dispositivos, mesmo quando conectado com o cabo USB, veja os prints abaixo (se precisar, mando mais prints, é só falar):

Captura de tela 2018-11-22 12.23.23.pngCaptura de tela 2018-11-22 12.23.33.pngCaptura de tela 2018-11-22 12.24.11.png

Suporte
Mensagem 14 de 29 (88 Exibições)

Você chegou a fazer a instalação do "Driver USB(HP LaserJet USB (DOT4) communication driver for Windows 8 and Highe)" também, ou apenas a do PCL6?

Caso não tenha feito, tente executar a instalação deste driver, segue link para download:  Impressora HP LaserJet 3055 All-in-One - Software e Drivers

Eu trabalho para a HP. Se esta resposta foi útil e te ajudou a resolver o problema, por favor, clique no botão solucionado.png assim poderá ajudar outros usuários. E clique no botão para agradecer a ajuda.

Tutor
Mensagem 15 de 29 (83 Exibições)

Oi Matheus, eu não tinha tentado esse driver anteriormente, mas acabei de fazer uma tentativa, que também não deu certo.

O estranho é que ele começa a instalar, e depois pára tudo. Algo que me parece incompatibilidade de sistema operacional.

Veja nos prints abaixo:

• O arquivo que eu baixei
  • a última ação do instalador (e é bem rápido isso, tive que tentar mais de 1 vez pra conseguir capturar a tela)
  • A mudança no gerenciador de dispositivos em relação ao último print

De qualquer forma, o que eu iria te sugerir era exatamente isso: partirmos pra definição de qual driver seria capaz de fazer o scanner funcionar, e em que modo de instalação (alguns permitem alternarivas, como "fixo", "dinâmico", etc.)

Captura de tela 2018-11-22 14.31.41.pngCaptura de tela 2018-11-22 14.36.03.pngCaptura de tela 2018-11-22 14.38.04.png

Suporte
Mensagem 16 de 29 (80 Exibições)

Na realidade este driver indicado, ele permite qua haja uma comunicação bidirecional entre o equipamento e o computador, o que tecnicamente deveria funcionar para a detecção do scanner. Ve-se também que agora o dispositivo USB é reconhecido como impressora e não apenas como uma fila de impressão.

Verifique se os dispositivos ocultos estão sendo exibidos. 

Veja se não há nenhum outro dispositivo não detectado ou algo do gênero.

Tutor
Mensagem 17 de 29 (71 Exibições)

Oi Matheus, vamos aos pontos:

• Os dispositivos ocultos estão sendo exibidos, eu havia clicado lá anteriormente (sempre clico ao verificar)
  • Não há nenhum dispositivo não conectado, nem nada parecido

O que será que pode estar havendo? Há algum utro caminho a ser seguido? Outro driver? Por que este driver não completa a sua instalação? Será alguma coisa relacionada à sua configuração?

Veja na página de teste da impressora que aparentemente o DOT 4 foi instalado (recortei a imagem pq era maior do que os 500 kb permitidos para upload aqui no fórum da HP). Ela foi gerada a partir da impressora marcada no outro print.

Também tentei corrigir erros, mas não deu certo. O que foi solicitado foi plugar numa porta USB 2.0 (estou trabalhando em uma porta 3.0), mas esta porta 3.0 era exatamente a porta que funcionava antes.

Deve haver alguma solução bem próxima que talvez não estejamos enxergando... tem ideia do que possa ser?

2018-11-22 18.38.48 - Copia.jpgCaptura de tela 2018-11-22 18.38.34.png

Suporte
Mensagem 18 de 29 (63 Exibições)

Pude perceber que o Dot 4 foi instalado corretamente quando houve o reconhecimento do equipamento via USB com impressora e não como fila de impressão.

Porém mesmo ativando a comunicação bidirecional do equipamento e o computador, que é a função do DOT 4, o Scanner ainda não foi reconhecido como um dispositivo,  nem sequer há uma menção dele no gerenciador de dispositivos.

Se possivel, verifique a parte de controladores USB no "Gerenciador de dispositivos".

Tutor
Mensagem 19 de 29 (62 Exibições)

Bom dia Matheus!

Segue anexo o print solicitado, acho que vc vai saber interpretar melhor do que eu!

Eu Captura de tela 2018-11-23 09.56.16.png

Suporte
Mensagem 20 de 29 (55 Exibições)

Tente executar o seguinte procedimento, nos itens " USB Desconhecido"

1-  Clique no menu Iniciar e digite no campo de pesquisa gerenciador de dispositivos e abra.
2- Clique com o botão direito do mouse no modelo da impressora e depois em ATUALIZAR DRIVER
3- Selecione a opção "PROCURAR SOFTWARE DE DRIVER NO COMPUTADOR"
4- Clique em "HP Laserjet 3055 PCL 6 ...."
5- Escolha "HP PCL3 A-size Printer Class Driver"
6- Depois que atualizar, conclua e veja se resolveu.

† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação