cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • post a message
Nota para problemas comuns em Desktops
Se você está com problemas em seu TECLADO OU MOUSE SEM FIO, confira o tópico: Solucionar problemas com teclado / mouse sem fio.
Tutor
Tutor
12 11 1 2
Mensagem 1 de 20
9.334 Exibições
Reportar Mensagem

Solucionado!

Windows Pre Instaldo, mas vou ter que trocar de HD

Ola a todos.

 

Tenho um PC Pavilion p6540br. Ate pouco tempo tudo estava bem, no entanto, ha alguns meses, fortes quedas de tensao aconteceram e aparentemente meu HD esta com problemas serios.

 

O Windows (Windows 7 Home Premium 64bits, o que veio com o PC) nao quer mais iniciar. Fica eternamente na tela que aparece a janela colorida 

 

Ao realizar um "SMART Short Self Test" a partir do BIOS, o mesmo relata um "problema desconhecido". Apos algunas tentativas de acessar o windows, eu finalmente consegui, realizei um backup de meus arquivos pessoais, e usei o PCDoctor que confirmou o mesmo problema no "Teste curto SMART".

 

O PCDoctor e outros foruns dizem que possivelmente o HD precisara ser substituido. Realmente nao estou feliz com isso, mas acho que nao tenho outra opcao. Estou com uma duvida agora sobre o que fazer nao caso extremo: troca de HD.

 

O meu PC vem com o Windows Pre Instalado de fabrica em uma particao protegida chamada "HP_RECOVERY". Acredito que se eu fizer uma recuperacao a partir da tela de boot do PC eu conseguirei recuperar meu Windows, contudo, como o problema no HD parece ser fisico e tudo me leva a crer que precisarei troca-lo. Quero saber, portanto, como eu vou recuperar meu Windows, se o Windows que a HP me forneceu esta justamente no HD que eu vou remover?

 

Ainda tenho acesso aos meus arquivos no HD atravez de um disco de boot (Hiren's Boot CD). Ha alguma forma de eu transferir ou recriar a particao no novo HD que vou comprar?

Carlos Barreto Feitoza Fillho - Delphi Developer
1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Tutor
Autor
Tutor
12 11 1 2
Mensagem 13 de 20
Reportar Mensagem

Solucionado!

Windows Pre Instaldo, mas vou ter que trocar de HD

Pois bem, meu calvário acabou e gostaria de postar aqui o resultado. Primeiramente, quero ressaltar que o Hiren's Boot Disc foi de grande ajuda, pois com ele eu pude executar um utilitário de Formatação de Baixo Nível (Low Level Format). Apesar do nome extravagante, o que ele parece fazer é excluir todas as partições e zerar todos os bytes do HD, deixando-o inclusive, incapaz de ter dados recuperados.

 

Após zerar, realizei os testes de todos os programas de diagnósticos disponíveis no Hiren's Boot Disc e para minha surpresa o tal erro de teste curto S.M.A.R.T. não aconteceu mais. Em seguida reiniciei o PC, entrei na BIOS, e lá eu executei o utilitário de testes de S.M.A.R.T. que antes apresentava problemas. Resultado, nenhum erro!

 

Como o HD ficou zerado e sem partições, usei os 3 DVDs de recuperação que eu havia criado anteriormente. Tudo ocorreu como devia e sem surpresas desagradáveis. Este texto já está sendo escrito a partir do computador recuperado (HDD recuperado).

 

Com isso eu concluo que o S.M.A.R.T. deve apontar falhas lógicas também. No meu caso, como o Windows não ligava devia haver uma falha lógica em algum bloco usado por alguma coisa necessária para o Windows funcionar. Ao usar o formatador de baixo nível a situação do bloco defeituoso deve ter sido melhorada, ou ele deve ter sido permanentemente marcado como inválido. Não sei ao certo, mas o HD parece estar como novo.

 

Recomendo a todos que lerem isso, que façam o mais rápido possível os DVDs de recuperação como a HP recomenda. Isso pode lhe salvar, como me salvou!

Carlos Barreto Feitoza Fillho - Delphi Developer

Exibir solução no post original

Essa resposta foi útil? Sim Não
19 RESPOSTAS 19
Mestrando
Mestrando
210 68 36 86
Mensagem 2 de 20
Reportar Mensagem

Solucionado!

Windows Pre Instaldo, mas vou ter que trocar de HD

Olá,

Bom, se você ainda cosegue ligar seu computador, minha sugestão imediata é que você tente criar os discos de recuperação do sistema através do HP Recovery Manager:

 

http://support.hp.com/br-pt/document/c01063413

 

O documento acima pode ajudá-lo, apesar de ser direcionado ao Windows 7, os passos são os mesmos.

 

Se conseguir criar as mídias com sucesso, pode seguir com a troca do HDD e restaurar as mídias no computador novamente..

 

Nào sei bem como funciona o CD bootável que você mencionou abaixo, mas de qualquer forma se através dele você for capaz de gerar uma imagem do disco (simalar ao Ghost, PartImage, Imagex, etc) e você conseguir gerar esta imagem sem erros, acredito que possa restaurar no outro HDD sem maiores problemas. 

 

Você pode ainda comprar o disco de recuperação do seu equipamento (se estiver fora da garantia e for produto nacional):

 

Veja link abaixo:

 

http://h30487.www3.hp.com/t5/Software-para-notebooks/Kit-de-recupera%C3%A7%C3%A3o-HP-Fora-de-Garanti...

 

Espero ter ajudado!

 

 

Att,

UserGZ

 

 

Se esta resposta lhe foi útil e resolveu ou esclareceu seu problema, por favor marque o tópico como solucionado e clique na minha estrela para oferecer um kudo como agradecimento.
Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
12 11 1 2
Mensagem 3 de 20
Reportar Mensagem

Solucionado!

Windows Pre Instaldo, mas vou ter que trocar de HD

Obrigado pela resposta rápida!

 

Acabo de tentar por duas vezes mais iniciar meu PC e ele agora fica "carregando eternamente" após eu inserir minha senha do windows. Resultado: não estou mais conseguindo entrar no Windows e possivelmente não poderei criar discos de recuperação a partir dele, no entanto, seguindo o link http://support.hp.com/br-pt/document/c00834681 li o tópico "PRECISO ADQUIRIR UM DISCO DE RECUPERAÇÃO DE REPOSIÇÃO?" e lá há a seguinte informação:

 

A não ser que a unidade esteja corrompida, não é necessário adquirir uma reposição de disco de recuperação para retornar o computador à condição operacional apropriada. O HP Recovery Manager instalado em seu PC permite recuperar o sistema operacional original ou criar um conjunto de discos de recuperação a partir da partição especial de recuperação presente na unidade de disco rígido.

Para determinar se o HP Recovery Manager está funcionando, pressione o interruptor Liga/Desliga para ligar o computador e pressione repetidamente f11 durante a inicialização. Se o Recovery Manager estiver funcionando, o computador exibirá um aviso solicitando que recupere o sistema operacional a partir de arquivos na partição de recuperação ou que crie um conjunto de discos de recuperação, o que não exige a compra de um disco de recuperação de reposição.

Como consigo acessar (aparentemente) minha unidade usando um disco de boot genérico (Hiren's Boot Disk - HBD), acredtito que a mesma não está corrompida, sinceramente não sei, por isso, a última frase pode fazer toda a diferença, mas preciso de confirmação se ela realmente é uma informação precisa e real.

 

Será que se eu entrar na tela de boot apertando F11 para entrar no "Recovery Manager" me será dada opção de criação de mídias de recuperação como está descrito acima, ou será que a recuperação será feita imediatamente, excluindo todos os meus dados sem aviso? Meu receio se baseia no fato de que um outro PC que eu tive (de outra marca séria), tinha uma opção semelhante, que não me deu opção de continuar ou parar e eu acabei apagando todo o meu HD.

 

Outra pergunta que tenho é: Considerando o pior caso, de troca de HD, suponha que eu precise fazer um "ghost" da minha unidade usando o HBD. Ao final, a ferramenta de ghost vai criar uma "imagem" do meu HD completo, com todas as partições e dados, é isso? E eu terei de fazer isso com o novo HD já instalado de forma que eu possa fazer o ghost diretamente no novo HD, correto?

Carlos Barreto Feitoza Fillho - Delphi Developer
Essa resposta foi útil? Sim Não
Mestrando
Mestrando
210 68 36 86
Mensagem 4 de 20
Reportar Mensagem

Solucionado!

Windows Pre Instaldo, mas vou ter que trocar de HD

Bom, vamos lá!

Quanto ao F11, sinceramente não me lembro se te a opção de criar o disco de Recuperação por lá, mas salvo engano tem sim a opção.

 

Outro ponto é que se entrar no F11 vai abrir para você um aplicativo, e você poderá escolher dentre algumas opções como voltar o sistema original de fábrica, corrigir erros de boot, restaurar sistema microsoft, entre outros.

 

Bom, os dados somente serão apagados se você escolher a opção de Recuperação ao Estado de Fábrica e clicar em sim na mensagem de alerta sobre a remoção dos dados, caso contrario você poderá reiniciar o computador sem maiores problemas.

 

Quanto ao Ghost, ou ferramentas do genero, existe duas formas de clonar um disco, uma delas é inserindo os dois HDDs no equipamento e fazendo uma cópia disco a disco e outra é gerando uma imagem do disco original (Pode fazer isso utilizando um HDD externo ou Pen drive de grande capacidade) e depois inserindo o disco novo e restaurando a imagem.

 

De qualquer forma, se o dano for dísico no HDD, como setor danificado por exemplo, possivelmente ao gerar a cópia você terá problemas também, pois a ferramenta não conseguirá ler estes setores.

 

Boa sorte 🙂

 

Att,

UserGZ

Se esta resposta lhe foi útil e resolveu ou esclareceu seu problema, por favor marque o tópico como solucionado e clique na minha estrela para oferecer um kudo como agradecimento.
Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
12 11 1 2
Mensagem 5 de 20
Reportar Mensagem

Solucionado!

Windows Pre Instaldo, mas vou ter que trocar de HD

Novamente obrigado pela resposta instantânea 🙂

 

Vou dar uma vasculhada nas opções do F11 para saber se ele permite criar midias de recuperação.

 

Quanto ao ghost, caso eu precise fazer, vou ter que fazer já com o HD novo instalado no computador.

 

Quanto a erro de setor e problema pra ler, sinceramente eu não sei exatamente o que é. Anteontem eu tive muitos problemasd para entrar no windows, mas após algumas reinicializações eu consegui entrar e mantive o PC ligado (para fazer meus backups) por cerca de 1 dia e meio sem problemas de leitura ou lentidão não justificada.

 

É realmente algo estranho o erro ser apresentado como "erro de auto teste curto do S.M.A.R.T." e isso impedir o funcionamento do HD. A partir do proprio BIOS eu também posso rodar um auto teste smart e também mesmo a partir da BIOS o erro é detectado no HD.

 

Já rodei um checkdisc completo (passou quase um dia inteiro rodando). Acho que se fosse um erro lógico o bloco com falha seria marcado e eu conseguiria usar o PC normalmente (desculpe, sou leigo no assunto). No entanto, o tal de erro no "auto teste curto do S.M.A.R.T." parece indicar um erro físico no HD e é por isso que em todos os outros foruns que eu procurei ajuda sobre o erro especificamente sempre obtive a mesma resposta: "ISSO INDICA QUE O HD ESTÁ PRÓXIMO DO FIM. RECOMENDO O BACKUP DE DADOS PESSOAIS E A SUBSTITUIÇÃO DO MESMO". Aliás o próprio PC Doctor recomendou a substituição do HD.

 

Como um erro pode ser lógico e físico ao mesmo tempo? 🙂

 

Em fim não se preocupe, quando eu concluir toda a operação eu vou marcar nossas conversas como "resolvido". Acredito que esta minha dúvida e suas dicas poderão ajudar outras pessoas neste forum. Vou demorar a responder, quando chegar na fase de substituição do HD pois so vou poder comprar outro a partir do dia 25 deste mês. Até lá, qualquer outra dúvida eu posto aqui. Muito obrigado pelas otimas dicas!

Carlos Barreto Feitoza Fillho - Delphi Developer
Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
12 11 1 2
Mensagem 6 de 20
Reportar Mensagem

Solucionado!

Windows Pre Instaldo, mas vou ter que trocar de HD

Olá novamente!

 

Usando o F11 ao iniciar o computador, me leva ao gerenciador de recuperação, que dá algumas opções, entre elas, buscar problemas, recuperar o sistema, restaurar o sistema, etc, mas não há opção para criação dos discos de recuperação como está sendo dito no site da HP. Talvez tenha sido algum erro de tradução.

 

No entanto eu consegui entrar no Windows em modo de segurança e consigo executar o utilitário para criação de discos de recuperação. Ainda não criei nenhum, pois ainda não tenho DVDs virgens (vou precisar de 3). Espero que o fato de eu estar em modo de segurança não afete a gravação dos discos.

 

O CD de boot que tenho usado aqui possui utilitários para fazer ghost de HDs, vou ver qual deles é o melhor e estudar seu funcionamento. Depois, quando e se eu fizer o Ghost, eu postarei os resultados aqui.

 

Por enquanto e so isso!

Carlos Barreto Feitoza Fillho - Delphi Developer
Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
12 11 1 2
Mensagem 7 de 20
Reportar Mensagem

Solucionado!

Windows Pre Instaldo, mas vou ter que trocar de HD

Finalmente consegui criar os 3 DVDs de recuperação do sistema. O utilitário funcionou perfeitamente em modo de segurança. Agora estou mais tranquilo, caso precise comprar outro HDD.

 

Algumas dúvidas:

 

1. Supondo que eu tenha instalado um novo HDD (virgem!), basta eu colocar o primeiro disco de recuperação, reiniciar o computador e seguir as opções da tela?

 

2. A recuperação vai criar novamente todas as partições como no meu HDD original de forma que eu possa, digamos, posteriormente realizar uma recuperação sem precisar usar os DVDs, ou a recuperação pelos DVDs vai recuperar uma cópia limpa do Windows 7 sem a partição de recuperação, o que me obrigraria a sempre ter de usar os DVDs que criei?

 

3. Supondo que eu instale um HDD com 2TB (o original tem 1TB), e que as partições sejam todas criadas (incluindo a de recuperação), o sistema de recuperação em DVDs vai identificar que eu tenho 2TB e se ajustar ou eu vou ter que posteriormente (manualmente) criar uma partição de 1TB no "espaço vazio" que o sistema de recuperação não tinha conhecimento?

Carlos Barreto Feitoza Fillho - Delphi Developer
Essa resposta foi útil? Sim Não
Mestrando
Mestrando
210 68 36 86
Mensagem 8 de 20
Reportar Mensagem

Solucionado!

Windows Pre Instaldo, mas vou ter que trocar de HD

Oi Carlos

Bom, vamos lá.

 

1. Supondo que eu tenha instalado um novo HDD (virgem!), basta eu colocar o primeiro disco de recuperação, reiniciar o computador e seguir as opções da tela?

R:Sim, ao inserir o primeiro disco e iniciar o computador a máquina irá iniciar pelo disco, após isso basta seguir as informações na tela até concluir a recuperação

 

2. A recuperação vai criar novamente todas as partições como no meu HDD original de forma que eu possa, digamos, posteriormente realizar uma recuperação sem precisar usar os DVDs, ou a recuperação pelos DVDs vai recuperar uma cópia limpa do Windows 7 sem a partição de recuperação, o que me obrigraria a sempre ter de usar os DVDs que criei?

R: Será feita uma instalação padrão HP, com todas as partiçòes e Softwares originais de fábrica, com isso você poderá restaurar o sistema a qualquer momento usando o Recovery Manager. Porém vale lembrar que você não poderá criar um novo kit de mídias pois isso só é possível uma vez, portanto sugiro que guarde as mídias em local seguro e tenha mais uma cópia para uma eventual necessidade futura.

 

3. Supondo que eu instale um HDD com 2TB (o original tem 1TB), e que as partições sejam todas criadas (incluindo a de recuperação), o sistema de recuperação em DVDs vai identificar que eu tenho 2TB e se ajustar ou eu vou ter que posteriormente (manualmente) criar uma partição de 1TB no "espaço vazio" que o sistema de recuperação não tinha conhecimento?

R: Esta vou responder mais por intuição do que por experi6encia própria, porque nunca cheguei a fazer isso, de fato o que "deve" acontecer pelo sistema utilizado para criação e recuperação da imagem é que o Recovery Manager crie a partição de Recovery, crie a partição nativa do Windows 7 e todo o espaço restante é alocado para o C: Particularmente nunca fiz o teste na prática, mas esta é a forma que a ferramenta trabalha.

 

Espero ter ajudado!

 

UserGZ

 

 

 

 

Se esta resposta lhe foi útil e resolveu ou esclareceu seu problema, por favor marque o tópico como solucionado e clique na minha estrela para oferecer um kudo como agradecimento.
Essa resposta foi útil? Sim Não
Tutor
Autor
Tutor
12 11 1 2
Mensagem 9 de 20
Reportar Mensagem

Solucionado!

Windows Pre Instaldo, mas vou ter que trocar de HD

Claro que ajudou sim! Agora vou fazer o backup do resto de minhas coisas e fazer a recuperação pelos DVDs.

 

Tenho uma outra pergunta, mas não se trata de algo relacionado a HP. Não sei se você pode me responder, mas vou deixar aqui de qualquer modo.

 

Suponha que eu instale um novo HDD, recupere meu sistema e fique feliz da vida com isso. Suponha também que eu formate meu HDD antigo e que supostamente está com problema e use-o no meu PC para ter espaço adicional. Isso de alguma forma pode prejudicar outros hardwares no sistema ou mesmo meu novo HD?

 

Lembrando que eu consigo acessar os dados do meu HDD antigo "por fora", por exemplo, usando o Hiren's Boot CD. Eu estaria ciente de que este HDD com problema não seria mais tão confiável, mas não gostaria de disperdiçar 1TB já que consigo acessar dados neste HDD sem problema. Meu receio é que usar um hardware que supostamente está com um problema, pode degradar ou danificar o sistema.

 

PS.: Se você não conhece o Hiren's Boot Disc, procure no google a imagem pra gravar num CD (cabe num CD comum de 700MB). É realmente fantástico, e é capaz de permitir recuperação de dados de HDDs. Grava um CD coloca no drive e dá boot por ele. Ele não faz nada automaticamente, na verdade ele cria "RAM Drives" e "instala" na RAM um Windows XP "Lite" com todas as ferramentas necessárias para manutenção do PC e acesso a arquivos. Isso é algo realmente essencial a todos que tem um mínimo de conhecimento como nós e querem ficar mais tranquilos caso algo desastroso aconteça!

Carlos Barreto Feitoza Fillho - Delphi Developer
Essa resposta foi útil? Sim Não
Mestrando
Mestrando
210 68 36 86
Mensagem 10 de 20
Reportar Mensagem

Solucionado!

Windows Pre Instaldo, mas vou ter que trocar de HD

Bom,

Danificar não irá, o que pode ocorrer é, como o HDD já está com algum problema quenão sabemos qual é, talvez você coloque seus dados nele o o problema degrade de vez o HDD, isso pode fazer com você perca todos os dados, o que não seria legal.

Minha dica, formate o HDD e após isso tente rodar o smart teste nele, se o problema persistir sugiro que se for usar o HDD evite deixar seu backup somente nele, pois se de uma hora pra outra ele pára de vez você pode ficar na mão.

 

PS: Obrigado pela dica 🙂

 

UserGZ

Se esta resposta lhe foi útil e resolveu ou esclareceu seu problema, por favor marque o tópico como solucionado e clique na minha estrela para oferecer um kudo como agradecimento.
Essa resposta foi útil? Sim Não
Nota para problemas comuns em Desktops
Se você está com problemas em seu TECLADO OU MOUSE SEM FIO, confira o tópico: Solucionar problemas com teclado / mouse sem fio.
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação