cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
ArchivedEste tópico foi arquivado. As informações e os links desse tópico podem estar desatualizados ou podem não estar mais disponíveis. Se você tiver tiver alguma pergunta relacionada ao tema deste tópico, crie um novo tópico clicando aqui, ou clique no botão acima "Publicar nova pergunta" e selecione a categoria mais apropriada.
Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
Reitor
Reitor
12889 12749 2387 4548
Mensagem 1 de 3
6.974 Exibições
Reportar Mensagem

Possíveis upgrades no seu notebook HP

É muito comum usuários adquirirem seus novos notebooks HP e logo em seguida já começarem a pensar nos possíveis upgrades para incrementar suas máquinas. Pois bem, devemos saber que um notebook não é igual a um desktop e que por isso nem sempre é possível sair trocando ou melhorando tudo em seu interior.

 

Costumo dizer que comprar o notebook é fazer uma tacada certeira, a escolha do portátil não permite erros e se você comprar um modelo inadequado para a sua proposta fatalmente terá que adquirir outro para corrigir a escolha errada. Outra questão que devemos levar em conta é que preço nem sempre significa ser esperto.

 

Portanto se você pretende comprar o modelo mais barato pensando que após modificar algumas peças ele ficará igual ao mais caro, tire o seu cavalinho da chuva, porque o hardware empregado muitas vezes é diferente, o que limita a possibilidade de expansão. Outro detalhe importante é que mesmo que seja possível trocar e melhorar algumas peças, elas podem ser difíceis e muito caras em relação aos componentes de desktops convencionais.

 

Lembre-se que notebook é um computador numa estrutura única, cada centímetro foi pensado no projeto e as peças geralmente são feitas sob encomenda para a série daquele modelo. A placa-mãe é a system board e, portanto muitas coisas podem ser integradas, dificultando assim a troca de peças.

 

Porém, apesar de limitado, ainda há algumas opções que possibilitam alguns upgrades. E é sobre elas e as que não podem ser modificadas que falaremos logo abaixo. Vale ressaltar que com exceção do HD e memória, para todos os outros procedimentos é recomendável contratar o serviço de um técnico especializado para que ele faça o upgrade de forma correta e sem danos ao equipamento. Vamos ás partes...

 

Tela – Esta aí um componente que só pode ser trocado por outro igual ou semelhante. Notebooks estão em fase de transição da tecnologia do display, logo se você comprar um notebook com tela LCD não poderá mudá-la para LED no futuro, pois o processo de fabricação é diferente. No máximo possível seria trocar a tela por uma de resolução maior, porém é muito complicado encontrar uma tela no mesmo padrão de polegadas e compatível com o modelo.

 

Placa-mãe – A peça mais cara de um notebook, em certos casos a substituição dela pode sair mais cara que um notebook completamente ovo. Como disso anteriormente este componente é feito sob medida para determinados modelos, então a não ser que possua exatamente a mesma carcaça, uma placa não é compatível com outro notebook.

 

Vídeo – Aqui está um ponto muito comentado, mas que é quase impossível de ser modificado. Na verdade a grande  maioria do notebooks possuem chip gráfico e não exatamente placa de vídeo*. A diferença é que existem chips gráficos com memória compartilhada e chips gráficos com memória dedicada, numa analogia igual á onboard e offboard nos desktops. Portanto se você comprou um notebook com um chip gráfico ele nasceu assim e vai morrer assim, imutável.

 

Processador – Um componente delicado e de difícil mudança, porém que pode ser substituído na maioria dos casos. A recomendação é que verifique todas as especificações do seu processador atual para verificar se o modelo pretendido é compatível. Pontos a se levar em consideração são o soquete (encaixe), voltagem, TDP (consumo), geração (família) e em alguns casos frequência. Vale lembrar que mesmo que um processador seja eletricamente compatível, ainda existe a possibilidade da versão da BIOS do seu notebook não suportá-lo ou reconhecê-lo impedindo seu uso.

2 RESPOSTAS 2
Reitor
Autor
Reitor
12889 12749 2387 4548
Mensagem 2 de 3
Reportar Mensagem

Possíveis upgrades no seu notebook HP

Memória – Talvez um dos poucos componentes que podem ser modificados sem grandes problemas seja a memória RAM do modelo. Este também é o componente que geralmente dá mais percepção á mudança, é o que faz com que a melhora na velocidade do notebook fique perceptível, porém se você colocar 8Gb num notebook com processador e chip gráfico modestos isso não fará milagres. Na hora de aumentar a memória verifique o padrão e frequência suportados pelo notebook, e a capacidade máxima. Vale lembrar que caso a memória a ser instalada fique com mais de 4Gb no total é necessário utilizar versões 64 bits do sistema para que o total possa ser reconhecido e utilizado. Por limitações técnicas sistemas 32 bits reconhecem até no máximo 3,2Gb (ex: Windows XP).

 

HD – Talvez o componente mais fácil de modificação. Com os HDs não há muito mistério, basta respeitar se ele é do padrão IDE ou SATA. Em relação à capacidade é livre, não há limitações técnicas para colocar um HD de 500Gb ou 1Tb, você pode utilizar um disco SSD também caso seu notebook utilize HDs no padrão SATA. Apenas em alguns casos é necessário mudar o jumper para adequar a taxa de transferência de dados, mas nada que prejudique ou impeça o funcionamento do HD de maior capacidade.

 

Drive óptico – Acredito que seja tão fácil quanto o disco rígido. Alguns modelos antigos vêm com leitores de CD ou combinados (combos) de gravação ode CD e leitura de DVD. É possível instalar um gravador de DVD nestes modelos ou quem sabe colocar um gravador ou leitor de blu-ray num modelo mais recente que possua gravador de DVD apenas. Os modelos HP utilizam a tecnologia Smartbay, que facilita e muito a retirada dos drives ópticos, apenas desparafusar uma parte abaixo do notebook e retirar como se fosse um cartucho. Assim como os HDs, deve-se respeitar o padrão IDE ou SATA.

 

Wireless, Bluetooth e Modem 3G – Alguns modelos não contam com estas funcionalidades, tirando a possibilidade de encontrar estes dispositivos com conexão USB, de certo modo é possível adicioná-los ao notebook. A primeira é mais difícil, mas há quem deseje um módulo wi-fi com padrão N enquanto o que acompanha o seu notebook seja b/g apenas. Para isso é necessário trocar o cartão mini PCI-Express. O mesmo vale para o bluetooth, só que neste caso o melhor é trocar por um módulo combo wireless + bluetooth pois dificilmente encontrará outro slot livre para expansão.

 

Talvez o modem 3G seja o mais complicado, pois além de haver um slot para colocação do cartão SIM (chip GSM), é necessário que você encontrar um módulo 3G compatível e, além disso, abdicar de alguém componente como wi-fi ou bluetooth. Já que geralmente só há um slot mini-PCI express nos notebooks, no caso dos modelos HP Mini eles vêm soldados à placa-mãe e portanto fica mais difícil ainda. Portanto prefira comprar modelos que já venham com estes componentes integrados de fábrica.

 

Bom, espero que seja de certa utilidade estas instruções dadas acima. Vale lembrar que nem sempre é necessário trocar componentes para se obter novas funcionalidades. Notebooks possuem portas de expansão e portanto uma entrada USB ou slot ExpressCard ou Expansion Port, podem possibilitar uma entrada que não está presente no seu modelo ou a conexão de algum periférico necessário. Lembre-se que parar melhorar o som também só é preciso utilizar as saídas de áudio do modelo para fone de ouvido. Boa sorte!

 

* Existem placas de vídeo Nvidia projetadas para notebooks no padrão/slot MXM Graphics Module que apesar possibilitarem o upgrade em portáteis, são utilizadas apenas na linha de all-in-ones da HP que possuem uma engenharia semelhante aos notebooks. Mais informações neste link.

 

Obs: Se você gostou da explicação deste tópico, por favor clique na estrela do botão azul ao lado para oferecer um kudo como agradecimento.

Aprendiz
Aprendiz
22 17 1 3
Mensagem 3 de 3
Reportar Mensagem

Possíveis upgrades no seu notebook HP

Seria possível listar os módulos 3G compatíveis com o HP Mini 210-2060?
Este modelo vem leitor de Chip, Combo (Wifi + Bluetooth) e GPS. Gostaria de substituir o GPS por um HP Mobile Broadband, que vem com 3G e GPS, porém não qual o modelo ideal e onde encontrar para venda.

Obrigado!

0 Kudos
ArchivedEste tópico foi arquivado. As informações e os links desse tópico podem estar desatualizados ou podem não estar mais disponíveis. Se você tiver tiver alguma pergunta relacionada ao tema deste tópico, crie um novo tópico clicando aqui, ou clique no botão acima "Publicar nova pergunta" e selecione a categoria mais apropriada.
Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação