cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Clique aqui

  • post a message
  • ×
    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Clique aqui

  • post a message
Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
Highlighted
Ex-HP
Ex-HP
Mensagem 1 de 1
3.348Exibições
Reportar Mensagem

Dúvidas sobre Gráficos Comutáveis

Gráficos comutáveis em notebooks configurados com GPUs Intel e ATI

 

Estive dando uma olhada aqui no fórum e vi várias dúvidas sobre gráficos comutáveis, e então essa semana resolvi escrever sobre isso, e mostrar de modo geral o que são e como trabalham.

Espero que esta informação seja úti.

 

Este documento contém informações relacionadas a notebooks HP específicos, configurados com adaptadores gráficos dual Intel e AMD.

 

Tipos de gráficos comutáveis utilizados em notebooks HP

Dependendo do modelo, os notebooks HP com gráficos comutáveis irão funcionar em um de dois modos, o Modo Fixo ou o Modo Dinâmico . Modelos antigos de notebooks HP suportavam o Modo Fixo, com os modelos mais recentes suportam o Modo Dinâmico. Usar drivers do Modo Fixo em um notebook que suporta o Modo Dinâmico não irá funcionar. Usar drivers do Modo Dinâmico em um notebook que suporta gráficos comutáveis no Modo Fixo não irá funcionar.

Os gráficos comutáveis de Modo Dinâmico foram lançados em notebooks HP porque preservam ao máximo a vida útil da bateria, além disso podem ser configurados com base em suas preferências. O Modo Dinâmico permite que o notebook utilize processadores gráficos discretos e integrados, sem reiniciar ou redefinir o vídeo. Os gráficos de Modo Fixo exigem que os usuários alterem o estado de energia do computador, para habilitar o processador de energia inferior ou superior.

 

Usar gráficos comutáveis no Modo Dinâmico

Um notebook com gráficos comutáveis no Modo Dinâmico irá usar o chipset gráfico integrado ou de baixo consumo para a maioria dos aplicativos, por padrão. O notebook mudará automaticamente para o chipset de alto desempenho quando o aplicativo exigir mais desempenho. Os usuários podem configurar que aplicativos requerem o chipset de alto desempenho, selecionando o aplicativo no ATI Catalyst Control Center. Quando um aplicativo é configurado pelo usuário para usar o chipset de alto desempenho, o notebook irá alternar as soluções gráficas quando o aplicativo for iniciado ou fechado.

 

Alterar as configurações de gráficos comutáveis no Modo Dinâmico

Você pode alterar as configurações-padrão de gráficos comutáveis no software ATI Catalyst Control Center instalado no seu notebook HP. (Se você não tiver esse software ou se o tiver desinstalado.

 

Se você quiser maximizar a eficiência energética do notebook ou se normalmente usa programas que têm poucos requisitos gráficos (como um processador de texto ou programas de planilhas eletrônicas), não precisará fazer alterações nas configurações no ATI Catalyst Control Center. O notebook irá usar o chipset de economia de energia por padrão, para todos os aplicativos. Você ainda pode executar programas de alto desempenho, como vídeos e jogos, nesse modo, mas perceberá taxas de quadros menores, quadros faltando, e animações e transições cortadas.

Se você usar aplicativos que tenham requisitos gráficos mais intensos (como jogos em 3D), poderá tentar usar o chipset de alto desempenho para esses aplicativos. Isso permite que vídeos, jogos e outros softwares com uso intensivo de gráficos sejam executados nas configurações ideais.

ADVERTÊNCIA: Usar o chipset gráfico de alto desempenho com alimentação de bateria irá diminuir a duração da bateria. O chipset de alto desempenho gera uma grande quantidade de calor, ao se executarem programas com uso intenso de gráficos. Você também poderá perceber maior atividade das ventoinhas do notebook.

Figura 1: Janela do ATI Catalyst Control Center

 

Fig 1 grafico.jpg

 

 

Para alterar as configurações de gráficos comutáveis no ATI Catalyst Control Center:

  1. Clique em Iniciar , digite CCC no campo de pesquisa e selecione CCC - Advanced na lista de resultados.
  2. Selecione Switchable Graphics (gráficos comutáveis), no Catalyst Control Center.
  3. Selecione um dos Recent Application (aplicativos recentes) e clique no botão verde ou no vermelho, para alterar a solução gráfica padrão de economia de energia para alto desempenho.

Ou clique em Browse (procurar), para localizar o arquivo executável do aplicativo que você precisa configurar.

  1. Clique em Apply (aplicar) para salvar as novas configurações.

As alterações especificadas serão aplicadas imediatamente.

Gráficos comutáveis dinâmicos: Os aplicativos OpenGL não podem ser configurados para utilizar a GPU discreta

Ao configurar os gráficos comutáveis dinâmicos no Catalyst Control Center, alguns notebooks podem não permitir que nenhum aplicativo OpenGL seja associado à GPU discreta (dGPU) ou à de alto desempenho. Os aplicativos OpenGL funcionarão usando a GPU integrada (iGPU) ou de economia de energia, porém os níveis de desempenho podem ser inferiores ao esperado. A HP lançou um BIOS atualizado e o driver de vídeo AMD para ativar a funcionalidade do gráfico comutável no modo fixo de determinados modelos de notebook originalmente configurados com gráficos comutáveis dinâmicos.

Para saber mais sobre as limitações da OpenGL e obter o BIOS e o driver atualizados, consulte OpenGL Applications Cannot Be Configured to Use the Discrete GPU (os aplicativos OpenGL não podem ser configurados para utilizar a GPU discreta; em inglês).

 

Usar gráficos comutáveis no Modo Fixo

 

Um notebook com gráficos comutáveis no Modo Fixo tem estas configurações-padrão:

  • Adaptador CA conectado - O notebook usa o chipset ATI de alto desempenho para lidar mais facilmente com atividades de uso intenso de gráficos, como assistir a um filme em HD ou rodar os jogos 3D mais recentes. O chipset Intel de baixo consumo é usado somente para as janelas e animações do sistema operacional.
  • Adaptador CA desconectado - O notebook usa o chipset de baixo consumo para mostrar todos os gráficos, vídeos e animações. Isso prolonga a duração da bateria, e o notebook gera menos calor. O chipset ATI de alto desempenho é completamente desligado.

Apesar de a HP recomendar essas configurações-padrão, você poderá alterá-las em caso de necessidades específicas.

 

Alterar as configurações de gráficos comutáveis no Modo Fixo

 

Você pode alterar as configurações-padrão de gráficos comutáveis no software ATI Catalyst Control Center instalado no seu notebook.

ADVERTÊNCIA: Usar o chipset gráfico de alto desempenho com alimentação de bateria irá diminuir a duração da bateria. O chipset de alto desempenho gera uma grande quantidade de calor, ao se executarem programas com uso intenso de gráficos. Você também poderá perceber maior atividade das ventoinhas do notebook.

 

Para alterar as configurações de gráficos comutáveis no ATI Catalyst Control Center:

  1. Clique em Iniciar , digite CCC no campo de pesquisa e selecione CCC - Advanced na lista de resultados.
  2. No ATI Catalyst Control Center , clique no menu Graphics (gráficos) e selecione Switchable Graphics(gráficos comutáveis).

Figura 2: ATI Catalyst Control Center

 

Fig 2 grafico.jpg

 

  1. Na janela Switchable Graphics (gráficos comutáveis), selecione Selectable Graphics Setting (configuração de gráficos selecionável):
  • Para selecionar um processador gráfico específico, desmarque Automatically select power-saving GPU when on battery (selecionar automaticamente a GPU de economia de energia quando funcionando com bateria) e selecione High Performance GPU (GPU de alto desempenho) ou Power-saving GPU (GPU de economia de energia).
  • Para permitir que o computador alterne entre os processadores gráficos conforme o necessário, marque a opção Automatically select power-saving GPU when on battery (selecionar automaticamente a GPU de economia de energia quando funcionando com bateria). As configurações selecionáveis de GPU estarão disponíveis.

Figura 3: Switchable Graphics Status

 

Fig 3 grafico.jpg

 

Clique em OK para salvar as novas configurações e feche a caixa de diálogo.

As alterações especificadas serão aplicadas imediatamente.

 

Brasil: http://support.hp.com/br-pt/document/c03057318 

Portugal: http://support.hp.com/pt-pt/document/c03057318

Responder
Marcas (1)
Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação