cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

  • ×
    Informação
    Windows 11

    Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui

    Encontre perguntas e respostas comuns aqui.

    Informação
    Corrija erros no Windows 10

    Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10

Comunicados

Sua impressora está indisponível? Clique aqui para mais informações!

Rose_S
Administrador da HP
( Views : 1.440 )
100% útil (2/2)

Autor original da publicação, usuário Kaleb_Aurich        

 

Olá a todos!

 

Baseado em vários tópicos do fórum, aqui estão listadas as principais causas e possivelmente soluções para os problemas apresentados em impressoras da marca. Saiba que isso não é uma garantia de que o seu caso seja resolvido e nem que o motivo da falha seja outro, mas sim uma referência que poderá fazer uma triagem, separando os problemas comuns de casos específicos. Boa sorte!

 

 

  • Driver

 Algum problema de funcionamento ou instalação o impede de utilizar sua impressora? A solução mais comum nestes casos é instalar atualizações críticas, novas revisões firmware ou o pacote de drivers mais recente. Para isso basta acessar o link abaixo, digitar o modelo do seu equipamento e marcar a opção Download de drivers e softwares. Então escolha o sistema operacional que utiliza e veja as correções disponíveis ou preferencialmente baixe o driver completo.

 

Em certas situações não há um driver específico para a versão sistema, nestes casos existe a possibilidade de estar disponível o driver universal (apenas para impressão) ou um documento para configuração dos drivers que já estão embutidos no próprio sistema (sem softwares). Se for necessária a troca do driver é sempre recomendável desinstalar a versão atual primeiro, reiniciar e então instalar a nova para que os problemas não sejam herdados.

 

 

  • Cabo de dados

 Acredite ou não o cabo de dados é a segunda maior causa de problemas relacionados ao funcionamento ou a instalação completa do produto. Isso acontece, pois alguns deles não respeitam as atuais especificações recomendadas pela HP. A marca recomenda que o cabo utilizado seja no padrão USB 2.0 Hi-Speed para o bom e pleno funcionamento da impressora. A não utilização deste tipo de cabo pode causar problemas, principalmente na digitalização, já que não possui a largura de banda de dados suficiente para enviar as informações do escâner ao computador. Outros tipos de falhas comuns neste caso são: erro de dispositivo desconhecido, lentidão na impressão ou falha na impressão, quando nada é impresso sem sinal de falha aparente, ou o documento fica preso na fila (spool) com o status Imprimindo.

 

Apesar de muita gente pensar o contrário, cabo USB não é tudo igual e até a qualidade dos componentes influi no funcionamento dele. Os melhores cabos são os blindados, pois eles possuem um revestimento que evita interferências ou perda de sinal. Sua qualidade superior dá mais garantia de funcionamento e podem ser identificados facilmente, pois são mais espessos e resistentes que os cabos comuns. Vale ressaltar também que assim como os cabos USB 1.0 e 1.1 dos modelos mais antigos, o cabo USB 2.0 apenas não é o suficiente, somente aqueles que possuem a inscrição High Speed dão conta do recado.

 

Mesmo que o cabo funcione em outro computador numa outra situação e com outro sistema operacional, esta possibilidade (de ser necessário trocar o cabo) não deve ser desprezada, há casos em que até cabos nas especificações indicadas possuem problemas, sendo necessária uma segunda troca. Outros problemas geralmente causados pelo cabo são erros de digitalização, erro de código 43 e não reconhecimento da impressora pelo software da HP.

 

 

  • Cartuchos

Às vezes sua impressora está configurada, atualizada e mesmo assim ocorre algum problema que faz com que a impressão não seja das melhores ou sequer aconteça. Suprimentos também podem ser o motivo do problema, e geralmente a troca dos cartuchos resolve a questão. Além da clara contraindicação de utilizar suprimentos falsificados e recarregados, um cartucho inativo por muito tempo pode entupir ou, de uma hora para outra, simplesmente queimar.

 

Primeiramente você deve descobrir qual dos cartuchos está com problema, ou se todos eles apresentam defeito, e então depois trocá-lo. O Modo Reserva é um bom teste, já que a impressora funciona com apenas 1 cartucho instalado e assim a mensagem poderá desaparecer ou persistir e ajudar a identificar o suprimento defeituoso. Mensagens como Erro no cartucho aparecendo no visor podem dar uma boa dica de que você deve substituir algum deles. Lembrando, para bom funcionamento e cobertura da garantia, é sempre recomendável utilizar cartuchos originais HP.

 

Leia os 3 problemas mais comuns com suprimentos

 

 

  • Reset

Algumas impressoras apresentam problemas físicos ou erros antes mesmo de serem ligadas. Luzes piscando, mensagens de erro desconhecidas no visor ou funcionamento anormal da impressora podem ser sintomas de problemas físicos. Em boa parte dos casos a recomendação é encaminhar o produto para análise e reparo numa assistência técnica. Porém existem algumas situações em que é possível evitar isso utilizando o processo do reset, que é a redefinição da impressora, ou a restauração das configurações originais de fábrica do produto.

 

O reset às vezes pode resolver condições de erro inesperado, como uma impressora que não para de piscar ou então uma mensagem que insiste em aparecer mesmo você tenha atendido a recomendação e solicitação indicada. Lembre-se que um reset não significa a garantia de não ter que consertar o produto e que deve ser feito com atenção, embora ele não estrague a impressora.

 

 

  • Sistema Operacional

Se as 4 alternativas anteriores não surtiram efeito no seu caso, pode ser que o problema não esteja necessariamente na sua impressora e sim no seu computador, mais especificamente no sistema operacional. Claro que além do driver para o funcionamento adequado, é necessário que outros softwares, aplicativos e plug-ins de apoio estejam instalados. Os principais são o Adobe Flash Player (na versão ActiveX), a plataforma .NET Framework (versão 2.0 ou superior), o Windows Installer íntegro e de preferência atualizado ,além claro dos Service Packs do sistema em alguns determinados casos e versões mais recentes do driver.

 

Se a sua impressora não se entende com o computador mesmo com tudo nos conformes, o melhor é experimentá-la em outro computador. O ideal é poder testá-la num computador com o mesmo sistema operacional e principalmente com outro que possua uma versão diferente. Assim você pode diagnosticar se o problema é só com você ou se o driver para determinada versão do Windows ou Mac não está ajudando ninguém mesmo. Cada modelo também possui uma biblioteca de Solução de problemas, que conta com documentos oficiais da própria HP que abordam questões de erros e falhas de conhecimento da fabricante. Geralmente além dos sintomas, a página indica diversos procedimentos para solução do problema. Para isso sempre pense nas possibilidades.

 

Extras

 

  • Utilitários de diagnóstico

Os utilitários de diagnóstico são muito úteis para analisar e identificar as causas da falha na operação do equipamento. Existem versões ara determinar problemas de configuração na impressão, digitalização, rede e fax. Assim com as informações indicadas pelo utilitário você poderá obter recomendações ou pistas de como resolver o problema.

 

Utilitário de Diagnóstico de Impressão HP

 

  • CCleaner

Este utilitário de otimização do sistema desenvolvido pela Piriform pode ser uma mão na roda em boa parte dos casos. O programa possui funcionalidades como limpeza dos arquivos temporários, correção de erros no Registro e a possibilidade de desabilitar programas iniciados com o sistema. Por isso ele se torna muito útil principalmente quando é necessário desinstalar e limpar qualquer resíduo que impeça uma instalação ou funcionamento adequado de uma função da impressora.

 

 

  • Assistência Técnica

Em uma significativa parte dos casos o problema encontrado é de natureza física, ou seja, há uma falha no hardware da impressora ou multifuncional. Para isso é necessário procurar uma assistência técnica especializada para que um profissional qualificado possa fazer o diagnóstico profundo do problema e o devido reparo. 

Para obter informações sobre assistência técnicas, clique neste link: Assistência Técnica para produtos em garantia & fora de garantia.

 

 

Obs: Se você gostou da explicação deste tópico, por favor clique na estrela do botão azul ao lado para oferecer um SIM como agradecimento.

 

Caso ainda tenha dúvida, por favor, crie uma nova pergunta na Comunidade HP: Publicar Postagem, e não se esqueça de informar o modelo do seu equipamento, sistema operacional e detalhes do problema que ocorre. Assim nossos voluntários poderão ajudá-lo.

 

Se você tiver alguma dúvida, recomendamos você criar uma pergunta na Comunidade: Publicar Postagem
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação