cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
Professor Regente
Professor Regente
3237 2784 330 1449
Mensagem 1 de 1
2.057 Exibições
Reportar Mensagem

Qual a diferença entre Notebook, Netbooks e Ultrabooks?

Não raramente escuto a seguinte pergunta de pessoas que pretendem comprar um novo portátil: _ "Esse notebook é bom?"quando na verdade a pergunta deveria ser: _ "Esse notebook atente às minhas necessidades?" 

 

Isso porque um bom portátil é aquele que irá atender suas expectativas pessoais (necessidades) e essas variam de usuário para usuário, fazendo com que um notebook considerado bom para um, não seja tão bom para outro com necessidades diversas. Aliás, qual a razoabilidade em uma aquisição de um mega computador por parte de um usuário que não pretende nada além do que acessar suas redes sociais, ver vídeos e editar trabalhos no computador? Seria no mínimo um esbanjo de dinheiro. Por outro lado, o que haveria de mais frustrante para um "gammer"  que, visando  rodar jogos de alta performance adquire um computador com configurações insuficientes?  

 

Dito isso, façamos algumas considerações: 

 

NETBOOKs: Poderíamos dizer que esses são os notebooks reduzidos, tanto no tamanho quanto na potência, em geral, esses equipamentos não suportam mais do que 2 GB de memória ram, possuem HD com capacidade em torno de 160GB, tela entre 10 e 11 polegadas e na maioria dos casos são equipados com processador Intel Atom ou outros processadores dual core cuja potência varia de 1.0 Ghz a 1.8Ghz, em geral, também possuem uma placa de vídeo on-board de baixo desempenho. Assim como nos ultrabooks, devido ao espaço reduzido, esses equipamentos não contam com DVD-RW. O preço menor do que a maioria dos notebooks e a portabilidade são os principais atrativos desses portáteis. Percebe-se então, que não são equipamentos voltados para um alto desempenho, aliás, como o próprio nome sugere, NETbooks são equipamentos voltados para a navegação na internet. Seu tamanho reduzido faz com que o usuário tenha uma excelente portabilidade, porém, não podendo exigir mais do que a execução de tarefas básicas como ver vídeos, navegar na internet e editar trabalhos.  

 

ULTRABOOKS: Esses portáteis vêm se tornando cada vez mais presentes no mercado, visam unir a potência de um notebook com a elegância e portabilidade de um equipamento que dificilmente passará dos 2,3 cm (em média 2,0 cm) de altura e de 1,8 kg de peso. A maioria possui bateria que dura em média 5 horas, o que é mais raro em notebooks. Ultrabooks geralmente não possuem DVD-RW, afinal, a meta é ser o mais fino possível. Ponto importante a se ressaltar é que a maioria dos ultrabooks, além do HD, contam com a presença de um SSD (Solid Static Drive), cuja capacidade de transferência, por ser superior à do HD, faz com que os ultrabooks inicializem e respondam de uma forma muito mais veloz do que os notebook's, chegando a inicializar o Windows 8 em apenas 10 segundos. Os ultrabooks são perfeitos àqueles que buscam potência e portabilidade em um único equipamento, porém, são relativamente mais caros que os notebooks.  

 

NOTEBOOKs: Portáteis convencionais e mais tradicionais, esses equipamentos ainda são a maioria absoluta dentre os portáteis, possuem peso e espessura maiores do que netbook's e ultrabook's, tendo altura média de 3 a 4 cm e peso normalmente superior a 2kg, em geral, possuem DVD-RW, ausente na maioria dos ultrabooks e em praticamente todos netbook's.  Encontram-se à venda desde nas configurações mais simples até as mais robustas, o que faz deste um portátil versátil pois todo usuário encontrará um Notebook que atenda suas necessidades, ao menos em termos de configuração. 

 

Também vejamos o público alvo: 

 

NETBOOK: Se você procura um aparelho pequeno, fácil de carregar na bolsa ou na pasta do escritório, apenas para acessar a internet e editar alguns trabalhos, também é uma boa opção para aqueles que pretendem gastar o mínimo possível na aquisição de um portátil para acesso à internet. 

 

NOTEBOOK: Para o usuário que necessita desde realizar as tarefas mais simples até as mais robustas devido à possibilidade de serem encontrados nas mais variadas configurações, porém, com peso e dimensões maior que os outros portáteis citados nesse post. 

 

ULTRABOOK: Pra você que quer um equipamento o mais leve e fino possível, pra ocupar pouco espaço na sua bolsa ou mochila sem peder potência! Mas pelo contrário, ganhar potência! Equipamentos recomendados para usuários que pretendem realizar trabalhos mais pesados. 

 

Aqui no post não seria possível indicar uma configuração específica para cada tipo de necessidade, dado à vastidão das possibilides, por isso, caso queira uma orientaçao sobre qual equipamento e configuração escolher, deixe um comentário nesse post, explicando suas necessidades de uso e de portabilidade que procurarei indicar o aparelho mais adequado para você! Espero ter sido claro! Abraços! 

Se a resposta lhe foi útil, clique na estrela dentro do quadrado lilás ao lado para oferecer 1 KUDO como agradecimento e caso a resposta tenha solucionado o seu problema clique em ACEITAR COMO SOLUÇÃO no rodapé da resposta.
Responder
Nota para problemas comuns em Notebooks
Se você está com problemas na WEBCAM em seu Notebook, confira o tópico: Dica - Erro 0xA00F4244 Webcam / HP Truevision como Solucionar .
† As opiniões expressas acima são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não da HP. Utilizar este site significa aceitar os termos de uso e as Regras de Participação