-
×InformaçãoWindows 11
Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui
Encontre perguntas e respostas comuns aquí.
InformaçãoCorrija erros no Windows 10Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10
-
-
×InformaçãoWindows 11
Saiba como atualizar para o Windows 11 usando o Windows Update, confira aqui
Encontre perguntas e respostas comuns aquí.
InformaçãoCorrija erros no Windows 10Resolva os problemas de atualização do Windows 10 em um PC HP – Centro de suporte HP para Windows 10
-
- Comunidade de Suporte HP
- >
- Notebooks
- >
- Hardware para notebooks
- >
- Re: Nova RAM instalada clock reduziu
- Inscrever-se no RSS Feed
- Marcar tópico como novo
- Marcar tópico como lido
- Flutuar este Tópico do usuário atual
- Favorito
- Inscrever-se
- Emudecer
- Página amigável para impressora

Crie uma conta na Comunidade HP para personalizar seu perfil e fazer uma pergunta
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Emudecer
- Realçar
- Imprimir
- Reportar Mensagem
Nova RAM instalada clock reduziu
em 15-02-2022 09:01 AM
Bom dia,
Fiz um upgrade da memória do laptop, aumentando para 16GB. Usei memórias da Crucial, 100% compatíveis com o meu HP, segundo o próprio website da Crucial (modelo Ballistix BL2K8G26C16S4B 2666MHz)
Acontece que quando verifico (por exemplo usando CPU-Z), as memórias estão a trabalhar a 2400MHz em vez dos 2666MHz nominais. A BIOS está bloqueada de fábrica e não é possível aceder às definições avançadas. Tenho tudo actualizado: drivers, BIOS (Insyde F.26 de 08/10/2021).
Como é que é possível resolver isto e tirar o máximo partido da memória instalada?
Obrigado
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Emudecer
- Realçar
- Imprimir
- Reportar Mensagem
em 15-02-2022 11:53 AM
Olá @JRM_PT
Seja bem vindo a comunidade e agradecemos pelo post
Há um detalhe no manual abaixo que diz, que dependendo do processador que é instalado, ele suportará um determinado clock de memória.
Veja na Página 01 bem no final.... Acredito que seja este o seu caso.
Att,
Bem-vindo à Comunidade, sou um voluntário e mensagens privadas não serão respondidas.
Se a resposta foi útil e/ou você gostaria de dizer "obrigado", clique no botão “ Sim ”Eu ajudei a resolver o problema? Não esqueça clique “Aceitar como uma solução”
, se alguém tiver a mesma pergunta, esta solução pode ser útil.
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Emudecer
- Realçar
- Imprimir
- Reportar Mensagem
15-02-2022 01:22 PM - editado 15-02-2022 01:23 PM
Obrigado pela resposta mas não é aquilo que se passa. A memória antiga trabalhava a 2666MHz e o computador tem capacidade para 2 módulos de 8GB @2666MHz, conforme indicado no manual que indicou para o meu processador i7-8750H
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Emudecer
- Realçar
- Imprimir
- Reportar Mensagem
em 15-02-2022 02:04 PM
Olá @JRM_PT
Então são as memórias atuais visando a sua informação acima. Consegue trocá-las por modelos da HP ?
No aguardo
Att,
Bem-vindo à Comunidade, sou um voluntário e mensagens privadas não serão respondidas.
Se a resposta foi útil e/ou você gostaria de dizer "obrigado", clique no botão “ Sim ”Eu ajudei a resolver o problema? Não esqueça clique “Aceitar como uma solução”
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Emudecer
- Realçar
- Imprimir
- Reportar Mensagem
em 15-02-2022 02:08 PM
Sim, foi quando troquei por memórias compatíveis. A HP inclusivamente recomenda a Crucial! A única diferença para as de origem é serem um par de 8GB em vez de 8+4 de marcas e modelos diferentes. O CL também é mais baixo
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Emudecer
- Realçar
- Imprimir
- Reportar Mensagem
em 15-02-2022 02:16 PM
Olá @JRM_PT
Veja se a revenda tem com a mesma descrição da HP ou as da HP mesmo, no manual tem os parts corretos
Att.
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Emudecer
- Realçar
- Imprimir
- Reportar Mensagem
em 19-02-2022 08:55 AM
A memória está 100% dentro da especificação da HP. Não estou a conseguir tirar todo o potencial da nova memória porque a BIOS está bloqueada e não me permite seleccionar o clock e o CL à minha vontade, ajusta automaticamente por mim para o CL mais baixo mas descendo o clock para 2400MHz. Fica mais rápido que as originais que tinham um CL de 19 @2666MHz (estas têm 16@2666 e 15@2400) a que se junta os 4GB extra.
Não deixa de ser irritante e desapontante a HP bloquear a BIOS desta forma. Eu comprei o computador, está fora da garantia, devia ter possibilidade de o gerir à minha vontade e viver com as consequências disso.
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Emudecer
- Realçar
- Imprimir
- Reportar Mensagem
em 19-02-2022 06:15 PM
Eu tambem tenho o mesmo problema com ddr4 3200 mhz e antes tinha uma ddr4 3200 mhz e outra ddr4 2666 mhz de origem e ate agora nao usa a memoria toda
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Emudecer
- Realçar
- Imprimir
- Reportar Mensagem
em 19-02-2022 07:34 PM
É ridículo, nem com o Thaiphoon burner consegui desbloquear a BIOS. Diz-me logo que não tem acesso a tudo. Mas ainda vou investigar mais, quando tiver tempo. Pena que a HP não nos dê a solução, talvez os próximos computadores não sejam HP.
Não encontrou o que estava procurando? Pergunte para a Comunidade