Bom dia, estou com um problema curioso e perturbador ao mesmo tempo para mim, pois nao acho soluçao em lugar algum e ja tentei de tudo.
ENTENDA: meu notebook veio de fabrica com o windows 8 e posteriormente atualizei para windows 10, a alguns meses eu comprei um SSD e coloquei no lugar do driver gravador de dvd, e instalei o windows 10, ficando com 2 sistemas operacionais instalados, oque a bios do notebook por padrao nao permite que vc escolha entre um e outro, so "reconhece" um sistema, mas pelo MSCONFIG eu conseguia alternanar a inicializaçao de um ou outro (do windows do HD ou do SSD), mas de qualquer forma eu so utilizei ate entao o SSD por ser muito mais rapido em tudo.
O PROBLEMA: recentemente com o anuncio de novas atualizaçoes do windows 10 insider preview, eu resolvi baixar, depois de baixar quando fui instalar pedia obviamente para reiniciar o computador, quando o computador reiniciava ja nao ligava mais, e me mostra o seguinte erro. (boot device not found. please install an operating system on your hard disk. hard disk (3f0). f2 system diagnostics). quando eu apertava F2 e fazia o diagnostico o pc voltava ao normal, mas a atualizaçao nao ficava instalada, so que nao ultima vez que tentei instlar a atualizaçao deu o mesmo erro e eu entrei novamente no system diagnostics , so que desta vez o computador nao voltou ao normal, continua o mesmo erro, e agora quando eu entro em system diagnostics (hp pc hardware diagnostics UEFI) ele abre a versao 1.6.0.0, com opçao so de memory test e hard drive check, a versao anterior se nao me engano era a 5 se nao me engano, com outra interface e mais opçoes.
agora quando eu tento recuperar o windows usando um disco de instalaçao nao consigo, tento usando as recuperaçoes de inicialiçao, ou mesmo pelo prompt de comando com o bootrec.exe /fixboot(erro nos dados verificaçao ciclica de redundancia) ou chkdsk e nada resolve, por fim tentei entao formatar novamente como ultima medida restante e pensando que aquilo resolveria, mas nem isso!!! nao consigo instalar o windows, quando eu seleciono a partiçao que eu quero instalar o windows ele me da a mensagem (a partiçao do disco selecionado para instalaçao nao esta na ordem recomendada....) eu dou ok e ele vai para tela de instalando o windos, mas antes de copiar os arquivos ele me da a mensagem (o windows nao pode formatar uma partiçao no disco 0. o erro ocorreu ao preparar o volume de sistema do computador).
E assim nao consigo fazer nada, nem recuperar o windows que ja existe mas que o computador nao reconhece, e nem instalar um novo windows.
formatando o hd em outro computador e colocando no notebook eu sei que funciona(ja testei) mas sei tbm que nao é o ideal, e outra, se sempre que eu for formatar eu tiver que formatar o hd em outro computador, isso é muito incoveniente