Instalei um SSD novo da Kingston de 1TB 3500 mb/s 4.0 Gen, substituindo meu SSD antigo de 256 GB, ambos com compatibilidade a interface NVMe M2 PCIe sem problemas, todos os drivers e firmware devidamente instalados. Instalei o Windows e a princípio não tive problemas. Contudo, preciso trabalhar com grandes dados e uso o WSL para isso, mas rapidamente o SSD chega em 100% com atividades simples e passa a apresentar travamentos e engasgos, chegando a travar e trazer problemas como erros de tela azul WHEA, MEMORY MANAGEMENT e CRITICAL PROCESS FAILED. Levei a uma assistência técnica várias vezes e vários testes foram feitos pra verificar a integridade de todos os componentes. O SSD foi corrompido uma vez, mas restaurado a normalidade depois, só que mesmo assim ele ainda atingia 100% de disco. Já havia configurado o .wslconfig pra usar o mínimo possível de recursos, desativei programas da inicialização, desativei recursos do Windows como SysMain, fiz vários DISM CleanUp, sfc /scannow e chkdsk e NADA. Como preciso de um terminal Unix pra trabalhar, fiz até dual boot pro Ubuntu 24.04 LTS e até lá esses engasgos acontecem, geram travamentos e desligam o sistema! Quando levei na assistência técnica me informaram que a placa mãe estava aquecendo mais com o SSD novo.
Isso é verdade? Como posso fazer essa substituição do SSD que é necessária pro meu trabalho e fazer a escolha que não me gere tantos transtornos? Tem algo mais que posso tentar pra fazer isso dar certo? Estou a semanas tentando resolver e não tenho retorno algum...
TLDR: Instalei um SSD novo de 1TB no meu HP 256 G8 I5 5R5A5LA, fiz todos os testes e soluções possíveis e nada dá certo.